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Centro de Humanidades

Gari graduado em História destaca invisibilidade social da profissão e poder transformador da Educação

20 de junho de 2019

“Quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. Assim, pode transformá-la e o seu trabalho pode criar um mundo próprio, seu ‘Eu’ e as suas circunstâncias”. Se essa frase de Paulo Freire, o mais importante educador brasileiro, remete ao poder libertador que a educação tem, ela certamente pode ser dirigida à vida de Ednilson de Pontes Silva. Aluno do curso de História do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ele apresentou recentemente seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma obrigação de praxe para todos os estudantes concluintes, mas que ganhou um significado especial quando, instantes antes de iniciar sua apresentação, o estudante se retirou da sala, vestiu um uniforme e retornou ao local para realizar a defesa da sua pesquisa.

O ato da troca de roupa não foi protocolar, nem sequer uma exigência por parte da banca. Foi o modo que ele encontrou para expressar o que representou sua trajetória ao longo do curso. Concursado desde 2011 na Prefeitura de Pirpirituba, sua cidade natal, Ednilson, que está prestes a completar 32 anos, trabalha diariamente como gari nas ruas do município e disse saber bem o que sua profissão representa aos olhos de muitas pessoas. Sem reconhecimento profissional e visto com desconfiança por lidar com materiais descartáveis, ele disse ter escolhido o tema de invisibilidade social por sentir na pele essa reação quase todos os dias.

“As pessoas não reconhecem o trabalho dos garis. Existe um preconceito social enorme e nós sofremos isso todos os dias. É como se o fato da gente trabalhar varrendo a rua ou recolhendo o lixo nos diminuísse. Nós não somos invisíveis. Mas as pessoas não nos enxergam na rua. Já aconteceu comigo várias vezes de pessoas que eu conheço não falarem comigo se eu estiver vestindo a farda de gari”, disse Ednilson, que decidiu usar sua vestimenta na apresentação do TCC dias antes dela acontecer. “Como a área de concentração da pesquisa é História, Trabalho e Economia, eu achei que o ato de estar fardado tivesse uma grande representação”, acrescentou.

Intitulado “Trabalho, desigualdade social na contemporaneidade: reflexões sobre a invisibilidade dos agentes de limpeza pública (garis)”, o TCC de Ednilson Pontes começou a ser pensado a partir do contato que ele teve com a tese do psicólogo Fernando Braga Costa, que desenvolveu um estudo de psicologia social com garis. Orgulhoso do trabalho com 48 laudas, ele afirma ter levantado uma discussão importante nos contextos social e educacional. “Tudo o que eu lia naquela tese, que depois foi transformada em livro, era como se ele estivesse falando para mim. O autor falava do constrangimento que os garis passam, da invisibilidade social e é tudo isso que nós sofremos. É como se houvesse uma cegueira social impedindo que as pessoas nos enxerguem”, disse.

Por apontar o termo “cegueira social”, um dos autores utilizados pelo estudante foi o português José Saramago, autor do livro conhecido em todo mundo, “Ensaio sobre a Cegueira”. Além dele, foram usados como referenciais de pesquisa historiadores como Ricardo Antunes e Janaína Amado, que pesquisam sobre trabalho, classe operária, sindicalismo, conflitos sociais, entre outros. “A área de concentração nos deu oportunidade de abordar esses temas que são importantes para entendermos que cenário social é esse que vivemos. Na pesquisa que desenvolvemos está, além do estudante, um gari falando do que os garis sofrem diariamente”, destacou.

A professora Verônica Pessoa, orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso, contou que, para ela, foi uma surpresa ver seu orientando entrar na sala vestido com sua roupa de trabalho, já que ele não havia comentado com ela, nem pedido sua opinião. Entretanto, ela valorizou a decisão do aluno, que conseguiu desempenhar uma pesquisa que tanto abordou questões relativas aos temas trabalho, invisibilidade social e a transformação da realidade a partir dos estudos feitos.

“O maior desafio era conseguir separar o pesquisador do objeto pesquisado. Mas, devido ao envolvimento de Ednilson como o tema e sua relevância social, a abordagem que ele fez foi muito boa. Foi uma grata surpresa a maneira como ele construiu o texto, usando parte da teoria e, logo em seguida, os depoimentos dos garis. Ele conseguiu evoluir muito, o que para mim e para a banca confirmou como um trabalho muito bom”, disse a professora, que ainda destacou a contribuição na banca avaliadora dos professores Rival Amador de Sousa e Susei Oliveira da Rosa.

No dia da apresentação, não bastava a presença da esposa Thaís Pereira Felipe, com quem é casado há seis anos, e da filha de dois anos, Laís Pereira de Pontes. Estavam lá alguns dos colegas garis que contribuíram para a realização da pesquisa de Ednilson. Satisfeito, ele agora está tentando se habituar com a repercussão que sua história teve. Após entrevistar seus amigos de trabalho, agora é ele quem tem atendido vários veículos de comunicação para aprofundar mais sua história. “Quando eu decidi apresentar o TCC com minha farde de gari, eu não esperava toda essa repercussão. Está sendo bom para as pessoas repensarem algumas coisas, como a valorização do nosso trabalho. Mas eu não quero ser lembrado apenas por isso. Quero que todos vejam o que a educação pode fazer na vida das pessoas”, acrescentou.

Aprendendo a não ter vergonha da profissão

Conviver com outros alunos no Câmpus III, em Guarabira, não foi tão fácil para Ednilson Pontes como para qualquer outro recém-chegado em uma Universidade. Em contato com colegas que muitas vezem usavam a roupa do trabalho dentro da sala de aula, ele afirmou ter refletido durante muito tempo se teria coragem de vestir sua farda para assistir aula. Tímido no começo do curso, apenas no segundo ano revelou para seus amigos qual era sua profissão e como se sentia às vezes por vivenciar situações constrangedoras envolvendo a reação das pessoas ao saberem que ele era gari.

“Você vê pessoas que estudam na área de Saúde assistindo aulas com jaleco, outros, aqui no Câmpus, vindo com farda de policial ou de terno, por estudarem Direito. Daí sempre fiquei pensando como seria a reação das pessoas se eu usasse minha farda da gari na Universidade. No início eu me sentia constrangido. Era um choque de realidade para mim a vida na Universidade. Mas depois de um tempo conversei com meus amigos de turma, contei do meu trabalho e a reação deles foi a melhor possível. Me apoiaram, me acolheram com mais alegria e reconheceram a validade da profissão de gari”, disse Ednilson.

Ainda durante o processo de pesquisa, ele afirmou outra tarefa importante da sua formação: convencer 10 de seus colegas garis a participarem do TCC. “Nós somos 21 garis na ativa e eu consegui conversar com 10 para participarem da entrevista para a pesquisa. No início foi difícil convencê-los e eu entendo isso. Eles tinham medo de se expor, mas consegui encorajá-los. É muito preconceito que nós sofremos, mas consegui mostrar a eles que essa era uma oportunidade para darmos mais visibilidade a nossa profissão e também nos valorizarmos”, acrescentou.

Família humilde e trajetória na escola pública

Da infância humilde no bairro da Caixa D’água, um local no Centro da cidade de Pirpirituba podia mudar a história de Ednilson. E era lá que ele via a oportunidade de melhorar a vida conquistando suas aspirações. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto de Almeida foi a base educacional dele durante toda a sua formação, até concluir o Ensino Médio em 2006 e se ver no momento de colocar a prova o que aprendeu ao longo da vida.

Mas a trajetória não parecia ser fácil. Filho de um gari, profissão que o pai também exerceu, e de uma dona de casa, Ednilson precisava trabalhar paralelamente aos estudos para poder ajudar sua família. Foram anos no comércio de Guarabira que, além de contribuírem para seu sustento, também o enchia de vontade de continuar tentando ingressar em uma Universidade.

“Quando eu terminei o 3º ano, tentei vestibular na UEPB por dois anos, mas não consegui passar. Mas não parei por aí. Mesmo trabalhando no comércio eu usava o horário do almoço e a noite, quando chegava do trabalho, para estudar. Foi assim que passei no concurso, em 2011, mas o sonho de entrar na Universidade ainda era muito forte. Continuei estudando até que, em 2013, no último vestibular próprio da UEPB, consegui passar para o curso de História”, contou Ednilson.

E porque estudar História? Porque escolher a profissão de professor? Essas questões são rapidamente explicadas pelo futuro docente, que sempre viu na educação a chance de conseguir alcançar seus objetivos. “Sempre gostei de ler. Me interesso por poesia, literatura, até escrevi os agradecimentos do TCC em verso. Mas a História tem um significado diferente para mim. Entender as questões sociais, contribuir para a conscientização política e social das pessoas é algo que eu tenho muita vontade de fazer”, destacou.

Planos para a docência Ednilson também contou que tem. Além de ver potencial para continuar sua pesquisa na Universidade, em um Programa de Pós-Graduação, ele acredita que terá a oportunidade de mostrar, a partir de sua experiência, como a Educação pode transformar a vida das pessoas. “Se surgir uma oportunidade de ser professor, vou agarrar. Eu acho que, como gari, consegui plantar uma semente na vida de algumas pessoas. Mas, como professor, posso plantar muitas mais. A escola tem um papel primordial na vida da gente e se começarmos com a Educação nas crianças, seja ensinando que não pode jogar um papelzinho no chão, poderemos mudar muita coisa”, disse Ednilson, sem esconder a gratidão de ter conseguido seus objetivos a partir da escola pública.

“Eu só sou o que sou por conta da escola pública. Lá eu encontrei professores que me ajudaram a me formar e a formar muitas outras pessoas. E eu consegui me formar em uma universidade pública. Por isso fico muito triste com todos esses cortes na Educação. Se cortarem os investimentos quem vai sofrer é quem vem de baixo. Vai faltar escola e universidade para os filhos dos garis, das empregadas domésticas e não para quem pode pagar uma escola particular, por exemplo. Isso é a mesmo que cortar o sonho das pessoas”, concluiu Ednilson.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Dje Silva

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CH promove atividade integrativa sobre Jackson do Pandeiro para estudantes do Câmpus de Guarabira

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As aulas para os estudantes do Centro de Humanidade (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) já começaram desde o último dia 6 de agosto. Contudo, a direção de Centro, os Centros Acadêmicos dos cursos de Letras, Geografia, Pedagogia, História e Direito, além do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas (NEABÍ) e a Biblioteca do Câmpus III promovem, na próxima quarta-feira (21), uma atividade integrativa que tem como objetivo reunir estudantes para discutir questões sobre Educação e valorizar a cultura paraibana, tendo como foco as festividades do centenário de nascimento do músico Jackson do Pandeiro.

A ação pedagógica marca o início das atividades do semestre letivo 2019/2 e começará às 8h, com o resultado da oficina “Jackson do Pandeiro em nossas portas”. Às 9h será promovida uma palestra com o tema central sendo o programa do governo federal, “Future-se”, ministrada pelo professor Nelson Júnior. À tarde será aberta a exposição “Jackson com Atitude”, no hall do Auditório do CH. Às 13h30 será realizada a apresentação da cartilha “Vamos falar sobre plágio acadêmico?”, uma produção da professora Andrea Morais Costa Buhler.

Posteriormente, serão ministradas duas palestras. A primeira, “Jackson do Pandeiro, uma História Cantada”, pelo professor Jocelino Tomaz, e a segunda, “O hibridismo cultural na obra de Jackson do Pandeiro entre 1953 e 1967”, pela professora Manuela Fonseca Ramos. As atividades seguem com a realização do Sarau Cordel da Melhor Idade, que faz parte das atividades do projeto “Ações CoInfo”, organizado pela Biblioteca do Centro de Humanidades.

Essa atividade acontecerá no Mini Auditório do CH e será mediada pelo bibliotecário, historiador e cordelista Andrelino da Silva, popularmente conhecido como Lino Sapo, tendo como público-alvo o Grupo de Idosos do CRAS da cidade de Lagoa de Dentro e que contará com declamação de cordéis, sendo premiados os três melhores.

Durante a noite, a programação conta com o lançamento do livro “Estudos étnico-raciais na educação básica”, da primeira turma da Especialização em Educação étnico-raciais na Educação Infantil. Ainda serão lançados mais duas obras: uma do escritor Lucas Medeiros e outra do professor Jocelino Tomaz, no Auditório do CH.

Também serão ministradas as palestras “Jackson do Pandeiro, uma história cantada”, com os professores Jocelino Tomaz e Arlete Moysés; e “Os problemas urbanos na atualidade”, com a geógrafa e professora Arlete Moysés, da Unicamp. As inscrições serão realizadas no local do evento, com a entrega de um item alimentício, podendo ser um quilo de alimento não perecível, latas de leite ou similares, além de itens de higiene pessoal.

Texto: Givaldo Cavalcanti

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A ação pedagógica marca o início das atividades do semestre letivo 2019/2 e começará às 8h, com o resultado da oficina “Jackson do Pandeiro em nossas portas”. Às 9h será promovida uma palestra com o tema central sendo o programa do governo federal, “Future-se”, ministrada pelo professor Nelson Júnior. À tarde será aberta a exposição “Jackson com Atitude”, no hall do Auditório do CH. Às 13h30 será realizada a apresentação da cartilha “Vamos falar sobre plágio acadêmico?”, uma produção da professora Andrea Morais Costa Buhler.

Posteriormente, serão ministradas duas palestras. A primeira, “Jackson do Pandeiro, uma História Cantada”, pelo professor Jocelino Tomaz, e a segunda, “O hibridismo cultural na obra de Jackson do Pandeiro entre 1953 e 1967”, pela professora Manuela Fonseca Ramos. As atividades seguem com a realização do Sarau Cordel da Melhor Idade, que faz parte das atividades do projeto “Ações CoInfo”, organizado pela Biblioteca do Centro de Humanidades.

Essa atividade acontecerá no Mini Auditório do CH e será mediada pelo bibliotecário, historiador e cordelista Andrelino da Silva, popularmente conhecido como Lino Sapo, tendo como público-alvo o Grupo de Idosos do CRAS da cidade de Lagoa de Dentro e que contará com declamação de cordéis, sendo premiados os três melhores.

Durante a noite, a programação conta com o lançamento do livro “Estudos étnico-raciais na educação básica”, da primeira turma da Especialização em Educação étnico-raciais na Educação Infantil. Ainda serão lançados mais duas obras: uma do escritor Lucas Medeiros e outra do professor Jocelino Tomaz, no Auditório do CH.

Também serão ministradas as palestras “Jackson do Pandeiro, uma história cantada”, com os professores Jocelino Tomaz e Arlete Moysés; e “Os problemas urbanos na atualidade”, com a geógrafa e professora Arlete Moysés, da Unicamp. As inscrições serão realizadas no local do evento, com a entrega de um item alimentício, podendo ser um quilo de alimento não perecível, latas de leite ou similares, além de itens de higiene pessoal.

Texto: Givaldo Cavalcanti

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Centro de Humanidades realiza evento para debater a biblioteca universitária como espaço de integração de saberes

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A biblioteca setorial do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus III, em Guarabira, realizará, no dia 23 de outubro, a 1ª Semana do Livro e da Biblioteca. Com o tema “Biblioteca universitária como espaço de integração dos saberes”, o evento visa incentivar a leitura para o despertar da pesquisa científica. A atividade faz parte do projeto de extensão “Ações para o Desenvolvimento de Competências Informacionais dos Usuários da Biblioteca do Câmpus III”.

A programação conta com uma exposição intitulada “Litoral Paraibano de Norte a Sul – Óleo sobre tela”, do artista plástico Alysson André Borges de Araújo e contação de histórias com a bibliotecária e especialista em psicopedagogia Dayane Bezerra, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A atividade será destinada aos alunos do Câmpus III e público convidado, especialmente os alunos da Escola Municipal Sérgio Luiz de Melo Gomes, da cidade de Guarabira.

Também integra a programação do evento o workshop “Escrita Científica de Alto Impacto”, que tem como público-alvo alunos que estejam em fase de elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). O workshop, que será realizado no Auditório do CH, terá como palestrante a professora e bibliotecária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Vanessa Alves Santana.

Texto: Severino Lopes

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Também integra a programação do evento o workshop “Escrita Científica de Alto Impacto”, que tem como público-alvo alunos que estejam em fase de elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). O workshop, que será realizado no Auditório do CH, terá como palestrante a professora e bibliotecária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Vanessa Alves Santana.

Texto: Severino Lopes

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CH oferta 40 vagas para turma pioneira da Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica

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O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus de Guarabira, publicou edital para formação da turma pioneira da Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica. A referida pós-graduação tem quatro linhas de pesquisa: “Ensino de Língua Portuguesa”, “Ensino de Língua Inglesa”, “Ensino de Literatura de Língua Portuguesa” e “Ensino de Literatura de Língua Inglesa”. Ao todo, serão ofertadas 40 vagas.

Podem se inscrever graduados ou concluintes das licenciaturas em Letras/Português, Letras/Inglês, Pedagogia, Psicopedagogia ou áreas afins. Os concluintes precisam comprovar, com documentação expedida pela coordenação dos seus cursos, que estão no último semestre da graduação ou com data de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) agendada.

As inscrições para os interessados serão realizadas no período de 6 a 9 de agosto, diretamente no Departamento de Letras do CH, ou via Sedex, endereçando a documentação para o Centro de Humanidades. Como requisito para efetivar a inscrição, o candidato deve encaminhar cópias de comprovação de conclusão de curso de Ensino Superior; cópia de Histórico Escolar do curso de ensino superior; cópia do Currículo Lattes com comprovação dos últimos três anos; cópia de projeto de pesquisa que atenda ao perfil do curso de Especialização; cópias de RG, CPF, comprovante de quitação dos deveres eleitorais e de comprovante de regularidade com os deveres militares (para os homens); e foto 3×4 recente.

A seleção será feita mediante uma prova escrita, análise do projeto de pesquisa e entrevista. A prova escrita será aplicada no dia 16 de agosto, às 9h, no Auditório do Centro de Humanidades. O resultado da análise dos projetos de pesquisa será divulgado no dia 26 de agosto. As entrevistas acontecem nos dias 29 e 30 de agosto. O resultado final será divulgado no dia 9 de setembro e as matrículas serão efetuadas entre os dias 10 e 13 do mesmo mês.

Conforme a coordenação do curso, as aulas serão ministradas das terças-feiras às sextas-feiras, sempre no turno da noite, do mês de setembro de 2019 a abril de 2020. Ainda estão previstos mais quatro meses para a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Acesse:

Texto: Severino Lopes

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O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus de Guarabira, publicou edital para formação da turma pioneira da Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica. A referida pós-graduação tem quatro linhas de pesquisa: “Ensino de Língua Portuguesa”, “Ensino de Língua Inglesa”, “Ensino de Literatura de Língua Leia Mais...

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Podem se inscrever graduados ou concluintes das licenciaturas em Letras/Português, Letras/Inglês, Pedagogia, Psicopedagogia ou áreas afins. Os concluintes precisam comprovar, com documentação expedida pela coordenação dos seus cursos, que estão no último semestre da graduação ou com data de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) agendada.

As inscrições para os interessados serão realizadas no período de 6 a 9 de agosto, diretamente no Departamento de Letras do CH, ou via Sedex, endereçando a documentação para o Centro de Humanidades. Como requisito para efetivar a inscrição, o candidato deve encaminhar cópias de comprovação de conclusão de curso de Ensino Superior; cópia de Histórico Escolar do curso de ensino superior; cópia do Currículo Lattes com comprovação dos últimos três anos; cópia de projeto de pesquisa que atenda ao perfil do curso de Especialização; cópias de RG, CPF, comprovante de quitação dos deveres eleitorais e de comprovante de regularidade com os deveres militares (para os homens); e foto 3×4 recente.

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Conforme a coordenação do curso, as aulas serão ministradas das terças-feiras às sextas-feiras, sempre no turno da noite, do mês de setembro de 2019 a abril de 2020. Ainda estão previstos mais quatro meses para a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

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Texto: Severino Lopes

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Trabalho desenvolvido no Câmpus III vence concurso promovido pela Universidade de Cambridge

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Professora Joana Paula Costa Cardoso e Andrade

Um trabalho desenvolvido por uma graduada e pós-graduada da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) venceu o concurso cultural “Move ELT Forward Beyond the Classroom”, promovido pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido. A professora Joana Paula Costa Cardoso e Andrade participou do concurso com o projeto “Produção de HQ nas aulas de Língua Inglesa”, desenvolvido quando atuou como docente supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no Câmpus III da Instituição, em Guarabira.

O projeto conquistou o primeiro lugar no concurso e, graças ao resultado, a professora ganhou uma viagem com passagem aérea e estadia de cinco dias para a cidade de Cambridge, na Inglaterra, a fim de participar do Better Learning Conference, um dos maiores eventos de ensino de Língua Inglesa do mundo. O concurso teve por objetivo mapear os projetos pedagógicos que expandem o ensino do idioma inglês, o que, segundo professora Joana, mostra que os professores estão a todo momento construindo e reinventando a educação no Brasil. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (15) e a viagem da vencedora acontecerá entre 30 de junho e 5 de julho.

Joana revelou que o projeto surgiu a partir da tentativa de tornar a aula de Língua Inglesa mais interessante, para que os alunos se sentissem mais motivados para estudar e aprender a produzir textos em Língua Inglesa. Com este objetivo e com a intenção de elevar a autoestima dos educandos, no sentido de revelar a capacidade que cada um possui de aprender uma nova língua, a docente fez a proposta de trabalhar com a leitura da obra Cinderella, com a posterior atividade de produção de um novo texto em Língua Inglesa a partir do uso de estratégias de tradução.

O passo seguinte foi a escolha dos personagens e cada aluno deveria representar um dos personagens da obra, com figurino específico, para a composição do livro a partir de material fotográfico. A atividade contou ainda com uma sessão fotográfica produzida na escola. No tocante aos resultados obtidos, Joana disse que o livro de Cinderella tornou-se um material interessante que não somente os seus alunos, como também alunos de outras turmas, podem ter acesso, assim como outros professores podem desenvolver atividades com ele.

“Dessa forma pude contribuir com o enriquecimento do acervo bibliográfico de minha escola. Com relação a construção de uma autoimagem positiva, consegui, realmente, desenvolver atividades que elevaram a autoestima dos meus alunos, que se perceberam capazes de ler em inglês, de escrever em inglês, de se perceberem na condição de alguém que escreve um livro”, comentou Joana Andrade.

A professora Joana Paula Costa Cardoso fez Graduação em Letras/Inglês no Centro de Humanidades, Câmpus III da UEPB, em Guarabira, cursou o Mestrado em Literatura e Interculturalidade no Câmpus I, em Campina Grande, e o Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, como bolsista Capes, no Câmpus III, em Guarabira. Atualmente, ela é professora da rede estadual, na Educação Básica, e ensina na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamin Maranhão, no programa Escola Cidadã Integral (ECI).

Texto: Severino Lopes
Foto: Arquivo pessoal

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O projeto conquistou o primeiro lugar no concurso e, graças ao resultado, a professora ganhou uma viagem com passagem aérea e estadia de cinco dias para a cidade de Cambridge, na Inglaterra, a fim de participar do Better Learning Conference, um dos maiores eventos de ensino de Língua Inglesa do mundo. O concurso teve por objetivo mapear os projetos pedagógicos que expandem o ensino do idioma inglês, o que, segundo professora Joana, mostra que os professores estão a todo momento construindo e reinventando a educação no Brasil. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (15) e a viagem da vencedora acontecerá entre 30 de junho e 5 de julho.

Joana revelou que o projeto surgiu a partir da tentativa de tornar a aula de Língua Inglesa mais interessante, para que os alunos se sentissem mais motivados para estudar e aprender a produzir textos em Língua Inglesa. Com este objetivo e com a intenção de elevar a autoestima dos educandos, no sentido de revelar a capacidade que cada um possui de aprender uma nova língua, a docente fez a proposta de trabalhar com a leitura da obra Cinderella, com a posterior atividade de produção de um novo texto em Língua Inglesa a partir do uso de estratégias de tradução.

O passo seguinte foi a escolha dos personagens e cada aluno deveria representar um dos personagens da obra, com figurino específico, para a composição do livro a partir de material fotográfico. A atividade contou ainda com uma sessão fotográfica produzida na escola. No tocante aos resultados obtidos, Joana disse que o livro de Cinderella tornou-se um material interessante que não somente os seus alunos, como também alunos de outras turmas, podem ter acesso, assim como outros professores podem desenvolver atividades com ele.

“Dessa forma pude contribuir com o enriquecimento do acervo bibliográfico de minha escola. Com relação a construção de uma autoimagem positiva, consegui, realmente, desenvolver atividades que elevaram a autoestima dos meus alunos, que se perceberam capazes de ler em inglês, de escrever em inglês, de se perceberem na condição de alguém que escreve um livro”, comentou Joana Andrade.

A professora Joana Paula Costa Cardoso fez Graduação em Letras/Inglês no Centro de Humanidades, Câmpus III da UEPB, em Guarabira, cursou o Mestrado em Literatura e Interculturalidade no Câmpus I, em Campina Grande, e o Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, como bolsista Capes, no Câmpus III, em Guarabira. Atualmente, ela é professora da rede estadual, na Educação Básica, e ensina na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamin Maranhão, no programa Escola Cidadã Integral (ECI).

Texto: Severino Lopes
Foto: Arquivo pessoal

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Grupo de extensão do CH inicia atividades do ciclo de debates sobre produções intelectuais e artísticas

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O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus de Guarabira, através do Grupo de Extensão “Sextas Acadêmicas – Produções intelectuais e artísticas em debate” e com apoio do Departamento de Educação, promove na próxima sexta-feira (17) a primeira atividade do ciclo de estudos e debates sobre história e memórias da vida professoras. Este primeiro encontro será realizado das 8h30 às 11h, no Auditório do CH, e prestará homenagem póstuma à ex-docente do Câmpus III, Maria do Carmo Miranda.

A ex-professora é patrona da Biblioteca do Centro de Humanidades, setor com o qual o evento está sendo feito em parceria. A ideia é promover o resgate da memória da educadora, ao mesmo tempo em que pretende favorecer aos graduandos o contato com a pesquisa acadêmica. Como parte das atividades, haverá uma palestra com a mestra Maria da Graça Cruz Barbosa sobre sua dissertação de mestrado “História e memórias da vida professoral de Maria do Carmo de Miranda nas configurações do magistério (1960-1988)”. O evento contará com a presença de Maria da Consolação Miranda dos Santos e Arnaldo Martins de Miranda, irmãos da homenageada.

Os encontros do Grupo de Extensão “Sextas Acadêmicas – Produções intelectuais e artísticas em debate” acontecerão uma vez a cada mês, voltados para as áreas de formação de professores, políticas públicas, Direitos Humanos e Educação Infantil. O grupo é coordenado pela professora Germana Alves de Menezes. As inscrições para esta primeira atividade estão sendo feitas através de formulário eletrônico. Os certificados serão emitidos de forma on-line com carga de 4 horas/aula.

Texto: Severino Lopes

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O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus de Guarabira, através do Grupo de Extensão “Sextas Acadêmicas – Produções intelectuais e artísticas em debate” e com apoio do Departamento de Educação, promove na próxima sexta-feira (17) a primeira atividade do ciclo de estudos e debates sobre história e memórias Leia Mais...

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Texto: Severino Lopes

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O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus de Guarabira, através do Grupo de Extensão “Sextas Acadêmicas – Produções intelectuais e artísticas em debate” e com apoio do Departamento de Educação, promove na próxima sexta-feira (17) a primeira atividade do ciclo de estudos e debates sobre história e memórias Leia Mais...

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Núcleo de Prática Jurídica do Centro de Humanidades obtém primeira absolvição de réu em tribunal de júri

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Em funcionamento no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, o Núcleo de Prática Jurídica do Câmpus III da Instituição obteve sua primeira vitória nos tribunais. Um homem acusado injustamente de ter cometido um assassinato, no Brejo paraibano, foi absolvido pela Justiça graças a atuação do Núcleo, que provou a sua inocência.

A professora Thaís da Rocha Cruz Tomaz, coordenadora do Núcleo, explicou que ao ter acesso ao processo a equipe comprovou que se tratava de uma injustiça, visto que não existia nenhuma prova concreta de que o homem teria mesmo cometido o crime. Após várias audiências, a juíza da Comarca de Guarabira e responsável pela 1ª Vara Criminal da cidade, Flávia Fernanda, decidiu inocentar o homem e determinar sua soltura. Ele chegou a passar três anos e dois meses preso, no presídio de Guarabira, e se fosse condenado poderia pegar até 30 anos de prisão.

Conforme relatou a professora Thaís Cruz, o homem inocentado pela Justiça havia sido preso suspeito de ter envolvimento no assassinato de uma mulher, no município de Guarabira, em 2016, tendo sido autuado por homicídio qualificado. Quatro pessoas encapuzadas teriam participado do crime, supostamente motivado pela venda de um celular.

A equipe do Núcleo de Prática Jurídica da UEPB, formada por alunos de Direito e pela professora Thaís, tomou conhecimento do caso durante uma visita ao presídio local. Na ocasião, o homem estava sem advogado e prestes a ser condenado, quando se tornou cliente do equipamento jurídico da UEPB. Ao ter acesso ao processo e se debruçar sobre os autos, a equipe notou que não existiam provas materiais nem qualquer outro elemento que comprovasse que o homem era o verdadeiro autor do crime, conforme entendimento posterior do próprio Ministério Público.

Para a equipe do Núcleo de Prática Jurídica, o resultado obtido no Tribunal do Júri atesta a qualidade dos serviços prestados na área jurídica pela Instituição. Atualmente, cerca de 30 alunos do curso de Direito do Câmpus III participam do Núcleo, que possui maior atuação em casos criminais, na defesa de pessoas suspeitas de roubos e furtos que não têm condições de pagar um advogado.

O atendimento ao público acontece na Sala do Núcleo de Referência dos Direitos Humanos, nas segundas e terças-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h, mediante agendamento prévio, que pode ser feito pelo telefone (83) 9 99405-9292.

Texto: Severino Lopes

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Conforme relatou a professora Thaís Cruz, o homem inocentado pela Justiça havia sido preso suspeito de ter envolvimento no assassinato de uma mulher, no município de Guarabira, em 2016, tendo sido autuado por homicídio qualificado. Quatro pessoas encapuzadas teriam participado do crime, supostamente motivado pela venda de um celular.

A equipe do Núcleo de Prática Jurídica da UEPB, formada por alunos de Direito e pela professora Thaís, tomou conhecimento do caso durante uma visita ao presídio local. Na ocasião, o homem estava sem advogado e prestes a ser condenado, quando se tornou cliente do equipamento jurídico da UEPB. Ao ter acesso ao processo e se debruçar sobre os autos, a equipe notou que não existiam provas materiais nem qualquer outro elemento que comprovasse que o homem era o verdadeiro autor do crime, conforme entendimento posterior do próprio Ministério Público.

Para a equipe do Núcleo de Prática Jurídica, o resultado obtido no Tribunal do Júri atesta a qualidade dos serviços prestados na área jurídica pela Instituição. Atualmente, cerca de 30 alunos do curso de Direito do Câmpus III participam do Núcleo, que possui maior atuação em casos criminais, na defesa de pessoas suspeitas de roubos e furtos que não têm condições de pagar um advogado.

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Texto: Severino Lopes

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