Estudantes do CH criam o Coletivo Obike Wakanda para debater direitos da população afro-brasileira e africana

19 de abril de 2018

Conscientes de que a cidadania é um exercício diário e que a defesa dos direitos da população afro-brasileira e africana deve ser uma luta permanente, estudantes de diferentes cursos do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, criaram o “Coletivo Obike Wakanda”. Trata-se de uma iniciativa voltada para o debate de problemáticas que norteiam a temática africanidades, contando com o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas do Centro de Humanidades (NEABI- UEPB/CH) para a realização de ações.

A atuação do Coletivo Obike Wakanda se dá por intermédio de eventos que priorizam a cultura negra e de discussões levantadas por um grupo de estudos, do qual poderão participar a comunidade acadêmica e todos que se interessarem. Dentre os objetivos do Coletivo também se destaca a pretensão de levar o debate proposto para as escolas públicas, expandido, assim, os locais de estudo e o público envolvido. Outra meta traçada é a de estimular a produção científica em torno do tema em foco, além de contribuir no processo de estágio docente dos graduandos.

“O projeto nasceu da vontade dos estudantes de gritarem, sendo embrionário na busca de dar voz a alunos, ex-alunos, professores e à comunidade em geral. Nele, está em questão a vontade de ser representado e de representar a cultura negra, bem como de colocar em evidência as discussões em torno da história da África, por meio de tópicos como: racismo, discriminação, protagonismo negro e Leis 10.639/03 e 11.645/05”, explicou Júlio César, um dos coordenadores da iniciativa.

Segundo o Coletivo, a palavra Obike significa “de família forte”, originário de um grupo nativo da Nigéria. Já o subtítulo Wakanda demarca o local de relevância atribuído ao filme e personagem Pantera Negra, um símbolo para o protagonismo negro. O grupo de estudos criado pelo Coletivo desenvolve atividades quinzenalmente, sempre às segundas-feiras, a partir das 16h, no Espaço da Expressão. Para obter mais informações, basta acessar sua página na internet.

Simone Bezerrill/Ascom-CH