Estudante cria blog para divulgar resultado de pesquisa sobre inclusão escolar de autistas no município de Guarabira

13 de junho de 2018

Como parte dos objetivos do projeto de iniciação científica “A inclusão escolar de alunos com autismo no município de Guarabira”, a aluna de Direito do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus de Guarabira, Adélia Carneiro da Silva Rosado, criou um blog para incentivar e divulgar os resultados dos trabalhos de sua pesquisa.

Aluna do 5º período de Direito, Adélia foi orientada pela professora Rita de Cássia Rocha Cavalcante. Ela explicou que o blog nasceu com o intuito de publicizar a pesquisa de iniciação científica que está realizando como bolsista PIBIC Capes/CNPq Cota 2017/2018. Nesse trabalho, ela pesquisa sobre como ocorre o processo de inclusão escolar de alunos com autismo na cidade de Guarabira. “Vamos discutir e defender os mais diversos direitos das pessoas com autismo. Começaremos pelo direito à Educação. Entretanto, no primeiro post vamos nos dedicar a explicar a importância da iniciação científica”, explicou.

A iniciação científica é uma proposta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para estimular a pesquisa entre os estudantes, a fim de fomentar a produção de novos conhecimentos. Os editais para seleção dos projetos são organizados pelas instituições de ensino. O aluno pode ou não receber bolsa, dependendo do programa em que está inscrito.

O programa tem como finalidade, permitir que o aluno explore e pesquise com a orientação de um docente; crie bases para uma formação humanística e científica; colabore para que a instituição desenvolva uma cultura mais forte de ligação entre pesquisa e ensino; bem como a instituição produza novos conhecimentos a partir dos desafios propostos pelos estudantes; além de colaborar para o desenvolvimento do estudante enquanto futuro profissional.

Recentemente, Adélia apresentou o artigo “Projetos de iniciação científica como instrumentos de investigação sobre as pessoas com transtorno do espectro autista” no 1º Congresso de Autismo no Brasil, realizado em Teresina, no Estado do Piauí. O blog pode ser acessado através do endereço http://autismoedireitos.blogspot.com/2018/06/a-importancia-da-pesquisa-academica.html.

Severino Lopes/UEPB