Direção do Centro de Humanidades discute parcerias com professor de universidade espanhola

27 de julho de 2017

Considerado no meio acadêmico como um importante centro de formação docente, o Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, recebeu nesta quarta-feira (26) a visita dos professores Enrique Pastor Seller, do Departamento de Sociologia da Universidade de Murcia, localizada na Espanha, e Eduardo Jorge Lopes, vinculado ao Departamento de Fundamentação da Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Na ocasião, foi levantada a possibilidade de se firmar uma parceria com a UEPB para a elaboração de um livro cujo conteúdo aborde temáticas que envolvam estudos sobre minorias sociais e étnicas. De acordo com o professor Enrique, a ideia é desenvolver uma obra com base em análises comparativas a partir da contribuição de pesquisadores de diferentes universidades brasileiras e espanholas. Inicialmente, as únicas instituições de ensino superior do Brasil que farão parte do projeto são a UEPB, a UFPB e a Universidade do Estado do Amazonas.

Os docentes foram recepcionados pelo diretor do Centro de Humanidades (CH), professor Waldeci Ferreira Chagas, que, além de apresentar as instalações, explicou o modo de funcionamento da instituição, bem como sua história e os vínculos que estabelece com a comunidade através dos projetos extensão que desenvolve.Para o professor Waldeci, a confecção de um livro que confira espaço para o debate de problemáticas sociais enfrentadas por setores socialmente desfavorecidos, como mulheres e negros por exemplos, representa uma oportunidade para se divulgar internacionalmente as pesquisas que estão sendo trabalhadas por professores do CH.

O professor Enrique elogiou a organização do Campus III e agradeceu a receptividade. “Fiquei muito feliz em conhecer a UEPB de Guarabira. Observei que os professores daqui são muito engajados, participativos”, disse o docente espanhol, que veio ao Brasil pela primeira vez para participar, juntamente com o professor Eduardo, do 2º Seminário Internacional de Educação do Campo/NEMDR, promovido pelo Campus de Bananeiras da Universidade Federal da Paraíba.

Simone Bezerrill/Ascom-CH