Debate sobre direitos e garantias educacionais marca aula inaugural da Especialização em Educação e Políticas Públicas

18 de junho de 2018

Na última sexta-feira (15), tiveram início as atividades acadêmicas da primeira turma do Curso de Especialização em Educação e Políticas Públicas do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira. A aula inaugural contou com a experiência da professora Adelaide Alves Dias, vinculada aos programas de pós-graduação em Educação e em Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A partir do tema “O direito à Educação no contexto das atuais políticas públicas”, a docente fez uma abordagem sobre a ação do Estado na Educação nos últimos 15 anos, levantando um debate sobre as dificuldades enfrentadas pela área na contemporaneidade, mediante uma conjuntura política que tem como prioridade a diminuição de investimentos, além de um governo que apresenta uma postura que não preza pelo diálogo e respeito aos princípios democráticos. “Estamos vivenciando uma derrocada de nossas garantias constitucionais. É preciso lutar e resistir porque a Educação é um direito público e inalienável”, ressaltou a professora Adelaide.

Na ocasião, a professora Verônica Pessoa da Silva e o docente Marcelo Saturnino da Silva, que integram a coordenação colegiada da referida especialização, juntamente com a professora Germana Alves de Menezes, acolheram os estudantes e destacaram a importância do curso ao afirmarem que se trata de um programa voltado à reflexão crítica e à ampliação da perspectiva de renovação. Durante a aula inaugural, também ocorreu a apresentação do Coral Agny Shanthty, sob a regência da maestrina Flaviana Barbosa Galdino.

Apresentando cinco linhas de pesquisa, a especialização em foco foi idealizada enquanto espaço de formação dos profissionais de Educação que atuam para “além dos muros da escola”, bem como nas diferentes modalidades educacionais, tais como: Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Indígena, Educação de Afrodescendentes e Educação Infantil.

Para obter mais informações,  clique aqui e tenha acesso site do curso.

Simone Bezerrill/Ascom-CH