Debate sobre conjuntura atual marca aula inaugural da 4ª turma da Especialização em Geografia e Território

24 de maio de 2018

No último sábado (19), tiveram início as atividades acadêmicas da quarta turma do Curso de Especialização em Geografia, Território e Planejamento: Urbano, Rural e Ambiental, vinculado ao Centro de Humanidades (CH) do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira.

A aula inaugural contou com a contribuição e experiência do professor Rafael Albuquerque Xavier, do Departamento de Geografia do Campus I da UEPB, cuja palestra versou sobre o tema “A geografia em tempos de crise”. Coordenado pelos professores Belarmino Mariano Neto e Luciene Vieira de Arruda, o referido programa de pós-graduação tem como objetivo geral qualificar e capacitar professores, bem como outros profissionais interessados, para atuarem sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Implantada em 2008, a Especialização apresenta quatro linhas de pesquisa: Planos diretores urbanos, rurais e regionais; Planejamento do meio físico/ambiental; Planejamento técnico: Cartografia e sistemas de informações geográficas; Geografia do turismo e planejamento territorial. A partir de uma parceria entre professores e estudantes do curso, já foram lançados três volumes da coletânea “Geografia e Território – Planeamento Urbano, Rural e Ambiental”.

O quarto volume deverá será publicado tendo como base os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos novos 30 estudantes. “Despertar para a pesquisa é o primeiro passo para se tornar conhecido na Academia. Entretanto, o mais relevante é ter em mente que o essencial é estar a serviço da sociedade e da natureza”, ressaltou o professor Belarmino.

Ascom-CH