Curso de especialização do Centro de Humanidades lança livro sobre estudos étnicos-raciais na Educação Básica

2 de junho de 2017

Foi lançado, nessa quarta-feira (31), no auditório do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, durante as atividades referentes à 2ª Semana de História e ao 2º Ciclo de debate sobre História do Trabalho, o livro “Estudos Étnico-Raciais na Educação Básica”. Trata-se de uma iniciativa do Curso de Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil do Centro de Humanidades, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, por meio do projeto “A cor da cultura”.

Coordenada pelos docentes Ivonildes Fonseca, Marta Furtado da Costa e Waldeci Ferreira Chagas, a obra reúne 11 artigos elaborados por professores e pesquisadores que ministraram aulas na referida especialização. Segundo a professora Ivonildes, a coletânea apresenta abordagens temáticas que foram desenvolvidas e trabalhadas no decorrer do curso, sobretudo acerca de questões relacionadas à identidade racial e a práticas metodológicas de ensino. “O livro visa auxiliar os professores que atuam na Educação Básica. Entretanto, esse trabalho, devido sua relevância e contribuição para a melhoria do ensino, também pode ser utilizado como objeto de discussão na Educação Superior”, relatou a docente.

A obra, que não está à venda, contou com o apoio dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Campus de Guarabira e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), bem como da Organização de Mulheres Negras na Paraíba (Bamidelê). Alguns exemplares estão sendo distribuídos em diversas escolas públicas do estado. Em breve, será lançada uma versão do livro no formato e-book.

Simone Bezerrill/Ascom-CH

Fotos: Jarbelle Bezerra