Conheça os projetos de Iniciação Científica do Campus III aprovados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa para a Cota 2017/2018

1 de agosto de 2017

Aproximadamente 30 projetos de Iniciação Científica propostos por professores do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, foram aprovados no Edital 01/2017 PRPGP/UEPB – Cota 2017/2018. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) comunica que aqueles que não tiveram seus projetos selecionados podem solicitar reanálise. Os pedidos de recurso devem ser encaminhados à Coordenação de Iniciação Científica da UEPB, através de solicitação protocolada até as 16h30 do dia 1º de agosto, conforme previsto no edital. Os pareceres serão disponibilizados pelo sistema e-PIC. Clique aqui e tenha acesso ao Requerimento Geral para pedido de recurso.

Veja, abaixo, a relação do projetos aprovados e seus respectivos orientadores:

  • ARQUEOLOGIA HISTÓRICA MILITAR DA PARAÍBA: ESTUDOS DOS REDUTOS DEFENSIVOS EDIFICADOS DURANTE O PERÍODO COLONIAL (PROF. JUVANDI DE SOUZA SANTOS-HISTÓRIA) / ARQUEOLOGIA HISTÓRICA MISSÕES RELIGIOSAS IBÉRICAS NA PARAÍBA COLONIAL: ATIVIDADES HISTORIOGRÁFICAS E PROSPECÇÕES ARQUEOLÓGICAS DOS ANTIGOS REDUTOS MISSIONEIROS (PARTE III). (PROF. JUVANDI DE SOUZA SANTOS);
  • A RAINHA DE HOUSE OF CARDS: A REPRESENTAÇÃO DO FEMINIMO NA PERSONAGEM CLAIRE UNDERWOOD (2013-2016) (PROF. CARLOS ADRIANO FERREIRA DE LIMA – História);
  • NANOHISTÓRIA DO PODER: A GUERRA MEMÉTICA DA POSSE AO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF (2011-2016) (PROF. CARLOS ADRIANO FERREIRA DE LIMA – História);
  • OS ENUNCIADOS DA LOUCURA E A INVENÇÃO DA “MEDIUNOPATIA” NA PARAÍBA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX (PROFA. JOEDNA REIS DE MENEZES – História);
  • ENSINO DE HISTÓRIA: ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS UTILIZANDO DOCUMENTOS JUDICIAIS, PERIÓDICOS IMPRESSOS E NARRATIVAS ORAIS – SUB-PROJETO NDH –GUARABIRA- PB (PROF. JOÃO BATISTA GONÇALVES BUENO – História);
  • A CRIAÇÃO DO HOSPITAL COLÔNIA JULIANO MOREIRA E A HISTÓRIA DA LOUCURA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA NO INÍCIO DO SÉCULO XX (PROFA. EDNA MARIA NOBREGA ARAUJO – História);
  • A MODERNIZAÇÃO AGRICOLA NA PARAÍBA ATRAVÉS DE FOTOGRAFIAS (1930-1945) (PROFA. MARIANGELA DE VASCONCELOS NUNES – História);
  • LITERATURA DISTÓPICA E SEUS JOVENS LEITORES: POR UMA HISTÓRIA BIOPOLÍTICA (PROFA. ELISA MARIANA DE MEDEIROS NOBREGA GOMES – História);
  • OS PRESIDENTES DE PROVÍNCIA DO PARÁ NOS QUADROS DA NEGOCIAÇÃO CONSERVADORA (1850-1855) (PROF. CRISTIANO LUÍS CHRISTILLINO – História);
  • CARTAS DE MULHER: DISCURSOS SOBRE O FEMININO E O FEMINISMO NA REVISTA ERA NOVA(PB, 1920) (PROFA. ALOMIA ABRANTES DA SILVA – História);
  • ANÁLISE DA CULTURA RELIGIOSA E DA VALORIZAÇÃO DA AÇÃO COMUNITÁRIA ATRAVÉS DAS PASTORAIS, PROMOVIDA PELO ARCEBISPO D.JOSÉ MARIA PIRES NA PARAÍBA: – DÉCADAS DE 70 E 80 DO SÉCULO XX (PROFA. NAIARA FERRAZ BANDEIRA ALVES –História);
  • TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM, DEGRADAÇÃO E BIODIVERSIDADE DO BIOMA CAATINGA ALTO CURSO DO RIO PARAÍBA – PB. VALERIA RAQUEL PORTO DE LIMA
  • INVENTÁRIOS FITOSSOCIOLÓGICOS E ETNOBOTÂNICOS EM COMUNIDADES RURAIS NO MUNICÍPIO DE PILÕES, BREJO PARAÍBANO, NORDESTE DO BRASIL (PROF. CARLOS ANTONIO BELARMINO ALVES –GEOGRAFIA0;
  • LEVANTAMENTO DAS POTENCIALIADADES TURÍSTICAS E CULTURAIS DAS COMUNIDADES INSERIDAS NAS TRILHAS DA SERRA DO ESPINHO: PARTE I – ASSENTAMENTO VENEZA (PROFA. MARIA ALETHEIA STEDILE BELIZARIO – Geografia);
  • AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SOLO SOB DIFERENTES CULTURAS NOS AMBIENTES AGRÍCOLAS DA SERRA DO ESPINHO, PILÕES/PB – PARTE II (PROFA. LUCIENE VIEIRA DE ARRUDA – Geografia);
  • VALORAÇÃO DA PAISAGEM PARA FINS DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL NA ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DO CARIRI – PB. (PROFA. VALERIA RAQUEL PORTO DE LIMA – Geografia);
  • QUESTÃO AGRÁRIA E PROPRIEDADE DA TERRA NOS MUNICÍPIOS DE PILÕES E AREIA/PB, ENTRE OS ANOS DE 1995 A 2015 (PARTE II) (PROF. BELARMINO MARIANO NETO – Geografia);
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOS GESTORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS NA MICRORREGIÃO DE GUARABIRA-PB (PROFA. MONICA DE FATIMA GUEDES DE OLIVEIRA – Educação);
  • INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS AUTISTAS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE GUARABIRA (PROFA. RITA DE CASSIA DA ROCHA CAVALCANTI);
  • LETRAMENTOS DE ALUNOS DA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM SALA DE AULA (PROFA. MARIA DE FÁTIMA DE SOUZA AQUINO – Letras);
  • PRODUÇÃO DA OCLUSIVA GLOTAL [?] POR FALANTES BRASILEIROS DE INGLLÊS COMO L2 (PROF. LEONIDAS JOSE DA SILVA JUNIOR – Letras);
  • A REPRESENTAÇÃO DO FEMININO NOS DISCURSOS DO PRESIDENTE MCHEL TEMER (PROFA. MAURIENE SILVA DE FREITAS – Letras);
  • O RÍTMIO NA AQUISIÇÃO DO INGLÊS COMO L2 (PROF. LEONIDAS JOSE DA SILVA JUNIOR – Letras);
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CAMPO DE ENSINO E DE PESQUISA DO AGIR DOCENTE (PROFA. IARA FRANCISCA ARAUJO CAVALCANTI – Letras);
  • CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA AS ESCOLAS-CAMPO E PROFESSORES SUPERVISORES: AS VOZES DAS INSTITUIÇÕES E DOS (AS) PROFESSORES (AS) (PROF. JUAREZ NOGUEIRA LINS – Letras);
  • CORDÉIS INFANTIS: A REPRESENTAÇÃO DE IDENTIDADE E GÊNERO NO COTIDIANO (PROFA. MARIA SUELY DA COSTA – Letras);
  • LITERATURA E ENSINO: TEXTOS AFRICANOS NO CONTEXTO ESCOLAR (PROFA. ROSILDA ALVES BEZERRA – Letras);
  • DE SAINT-EXUPÉRY A JOSUÉ LIMEIRA: A NARRATIVA INFANTOJUVENIL REVISITADA (PROFA. ROSANGELA NERES ARAUJO DA SILVA – Letras).

 

Ascom-CH