Centro de Humanidades sediará 2º Seminário de Gênero, Sexualidade e Educação

6 de setembro de 2017

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, o Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, sediará o 2º Simpósio de Gênero, Sexualidade e Educação. Com o tema “Saindo do armário: violência contra ‘minorias’”, o evento é aberto à comunidade acadêmica do Centro de Humanidades (CH) e a todos que se interessarem pelo debate em foco.

Trata-se de mais uma iniciativa do Coletivo Violeta Formiga, grupo formado por estudantes de diferentes cursos do CH que buscam levar para além da sala de aula e dos encontros semanais a discussão sobre as problemáticas que norteiam a realidade daqueles que são historicamente discriminados pela sociedade, tais como: mulheres, negros e homossexuais. Para os integrantes do Coletivo, é fundamental a luta pela defesa de direitos e efetivação da cidadania.

“Nosso propósito é tentar romper com as discriminações. Entendemos que os espaços educacionais são os locais propícios para discutirmos as relações de gênero, violência e sexualidades desviantes da norma. Diferentemente do que pensam, não temos o intuito de disseminar a homossexualidade, pois não nos cabe isso. Temos o objetivo de promover novos saberes para que atos de violência não continuem a acontecer; negar esse fato é mascarar a realidade de mulheres, negros e de toda a população LGBT”, relataram.

A segunda edição do seminário conta com uma programação composta por palestras, mesas redondas, aulas públicas e atividades artísticas. Os interessados em propor Grupo de Trabalho têm o dia 18 de setembro para enviarem suas propostas, exclusivamente pela internet.

Depois do período de seleção e aprovação dos Grupos de Trabalho (GT’s), serão abertas, a partir do dia 25 deste mês, as inscrições para submissão de artigos e participação de ouvintes. Clique aqui e tenha acesso a outras informações.

Simone Bezerrill/Ascom-CH