Centro de Humanidades promove evento para marcar o “Ano Cultural Jackson do Pandeiro” no Câmpus III

7 de março de 2019

Em homenagem ao centenário do “Rei do Ritmo”, comemorado este ano, o Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus III, em Guarabira, realiza no dia 11 de março a acolhida aos feras e adere ao Ano Cultural Jackson do Pandeiro em evento intitulado “O CH no Ritmo Jackson do Pandeiro”.

O evento, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI-Guarabira), Centros Acadêmicos (CAs) e Biblioteca Setorial, contará com palestras, exibição de vídeos e atividades artísticas. Nos períodos da manhã e da noite serão feitas apresentações de pesquisas sob o título “Jackson e a mulher negra” com a graduanda em História, Maria do Carmo da Silva, e as professoras Ivonildes da Silva Fonseca e Flaviana Barbosa.

Na parte da tarde, o doutorando Daniel de Oliveira e o professor Waldeci Ferreira Chagas abordarão a religiosidade e a educação em uma mesa denominada “Jackson do Pandeiro, Educação e Umbanda”. No decorrer do evento será declamado cordel “Centenário de Jackson do Pandeiro”, pelo professor e poeta Vicente Barbosa, performance de Isaías Vicente, exibição de vídeos.

A gastronomia afro-brasileira, especialmente o acarajé, poderá ser degustada ao longo das atividades. A exposição visual “Jackson do Pandeiro: 100 Anos do Rei do Ritmo”, localizada no hall do Auditório, organizada pela Biblioteca Setorial, trará matérias jornalísticas, fotografias, livros e outros materiais concernentes ao artista paraibano.

Confira a programação completa clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes

O post Centro de Humanidades promove evento para marcar o “Ano Cultural Jackson do Pandeiro” no Câmpus III apareceu primeiro em UEPB.