CH forma 206 novos profissionais em Direito, Educação Física, Geografia, História, Letras e Pedagogia

19 de julho de 2018

Um ritual que marcou não apenas o encerramento de um ciclo, mas, sobretudo, o início de uma nova série de etapas e desafios que certamente culminará em mais conquistas. Conscientes do significado dessa passagem simbólica, 206 estudantes do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) receberam o grau acadêmico durante cerimônia realizada na noite dessa quarta-feira (18), em Guarabira.

Reafirmando seu papel social de formador de profissionais éticos e competentes, o Centro de Humanidades (CH) colocou à disposição do mercado novos barachareis em Direito e licenciados em Geografia, História, Letras, Pedagogia e Educação Física (PARFOR – Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica). Os formandos celebraram com familiares e amigos cada momento da cerimônia, que foi repleta de emoção, desde a execução do hino nacional, pelo músico e professor do Centro Artístico Cultural da UEPB, Luizinho Calixto.

Presidida pelo reitor Antônio Guedes Rangel Junior, a solenidade foi prestigiada pela diretora do Centro de Humanidades (CH), professora Ivonildes da Silva Fonseca; pela diretora adjunta do CH, Cleoma Herinques Toscano; pelo pró-reitor adjunto de Graduação, professor Altamir Souto Dias; pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Célia Diniz; pelo presidente da OAB- Subsecção Guarabira, o advogado Antônio Teotônio de Assunção; pelo presidente do SINTESP/Guarabira, o servidor técnico administrativo Waldemberg Damásio; e pela ex-diretora do CH, professora Severina Madalena; bem como por uma comissão de docentes que integram o Campus III.

A concluinte Josilene Felinto da Silva, do Curso de Educação Física, fez a leitura do juramento, acompanhada pelos demais formandos. Em discurso que esboçou toda uma trajetória acadêmica, nela detalhando as dificuldades, os desafios e as pequenas conquistas cotidianas, a oradora Iasmyn Pamella Aurélio Miranda da Silva, do Curso de Direito, fez transparecer, em nome de todos os concluintes, um sentimento de dever cumprindo. Ela ainda agradeceu aos pais pelo incentivo e aos professores pela transmissão e pelo compartilhamento de conhecimentos. Demonstrando orgulho pela conquista e força para alcançar novos objetivos, Iasmyn concluiu suas palavras citando um trecho da música “A Montanha”, de Humberto Gessinger: “Nem tão longe que eu não possa ver/ Nem tão perto que eu não possa tocar/Nem tão longe que eu não possa crer/Que um dia chego lá”.

As turmas concluintes do período letivo 2017.2 tiveram como paraninfa a professora aposentada Wanilda Lima Vidal de Lacerda. Doutora em Letras, a docente iniciou sua trajetória no ensino superior ainda na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira (FAFIG), se tornando professora efetiva do Câmpus III em 2001, tendo antes ministrado aulas no CH como professora visitante. Em discurso delineado por traços poéticos, políticos e éticos, Wanilda agradeceu a homenagem concedida, além de destacar a luta diária como professora, a convivência com os alunos, o compromisso com a educação e as difíceis e divertidas idas para o CH na companhia de colegas, sempre regidas por trilhas musicais.

“Foi sempre motivo de orgulho ter trabalhado nesta universidade, fazer parte desse centro voltado à promoção do ser humano e comprometido com a justiça, com a liberdade, com o incentivo à criatividade e com a valorização do pensamento crítico e da postura ética. Apesar das adversidades, relembro nomes de colegas professores que voltavam sempre comigo para João Pessoa, após o trabalho, contando histórias do dia a dia e quase sempre cantando, sobretudo as músicas de Chico Buarque e de Nelson Gonçalves. Assim como eu, certamente, vocês criaram muitos laços, cultive-os pela vida afora. Outras amizades surgirão no novo ambiente de trabalho. Lembrem-se da importância das escolhas, e mais ainda do compromisso, do bom desempenho das tarefas, do respeito e valorização do ser humano, pois o tempo passa e o importante da vida, como disse Dostoievski, ‘não é viver, mas saber para que se vive’”, relatou a professora Wanilda.

A docente ainda chamou a atenção dos concluintes para o fato de que também são cidadãos brasileiros, e como tal devem desempar condutas críticas em relação aos acontecimentos que marcam a sociedade: “No presente, todos nós constatamos que o Brasil está vivendo uma grande crise moral e política. Assim, diante das inquietações do momento e com a proximidade das eleições, há quem sugira ‘melhores meios’ para atenuá-las. Mas tenham fé no regime democrático e no Estado de Direito. Cresce, portanto, a responsabilidade de todos por construir uma sociedade livre, mais justa e solidária; um país sem discriminação; sem violência”, frisou.

Um mundo mais justo, ético e tolerante também foram os pontos principais da mensagem dirigida aos formandos pelo reitor Rangel Junior: “Precisamos exercitar nossa capacidade de dialogar como condição essencial para se viver melhor neste país, que atravessa um tempo marcado por traços de dificuldades do convívio social e falta de políticos mais compromissados com a Educação e outras questões fundamentais. Que busquemos nos conscientizar e analisar quem de fato tem projetos mais consistentes para nossa universidade, nosso estado e nosso país”.

O reitor também reverenciou os pais dos formandos e os professores pelo papel que desempenharam em prol da conquista celebrada. “Os pais de cada um de vocês foram muito importantes para que conseguissem caminhar até aqui, sendo até duros quando preciso. Por outro lado, se vocês conseguiram concluir essa etapa, muito se deve, é claro, a vontade pessoal de querer vencer, mas não esqueçamos a bravura e a coragem de seus professores, pois não é fácil passar anos sem reajuste salarial e encarar uma série de dificuldades materiais no ambiente de trabalho. Portanto, façam valer tudo isso. Sejam profissionais competentes e humanos. Não tenham medo de enfrentar desafios, porque sempre virão e sempre será possível vencê-los”, relatou Rangel Junior.

A diretora do Centro de Humanidades, professora Ivonildes da Silva Fonseca, parabenizou todos os concluintes e destacou o orgulho do CH em contribuir para a formação de novos profissionais. “Neste momento, faltam palavras e sobram sentimentos. Cada pessoa aqui presente, ou mesmo aquelas que não se encontram neste espaço, teve sua contribuição para a concretização dessa conquista. Formandos e formandas, vocês vieram em busca de conhecimentos específicos, coloque-os agora a serviço da humanidade”, ressaltou a diretora.

Em seguida, houve a conferência do grau acadêmico. Sarah Fernanda L. da Silva foi a representante dos concluintes de Direito; Dioclécio dos Santos Araújo representou o Curso de Geografia; os formandos de História foram representados por Raquel Figueiredo do Nascimento; Maylton da Silva Fernandes recebeu o grau em nome dos concluintes de Letras; os formandos de Pedagogia foram representados por Maria Mariana da Silva Irineu; já Gilmar Pessoa de Brito recebeu o grau acadêmico em nome da turma de Educação Física (PARFOR).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Simone Bezerrill/Ascom-CH

Fotos: Paizinha Lemos