2 de abril de 2019

Diante da missão de internacionalizar a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) por meio de acordos de cooperação e da promoção de intercâmbios para alunos, professores e técnicos administrativos, a Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) deu início à divulgação de seus projetos e do calendário de atividades para o ano de 2019 nos câmpus da Instituição, dentro das ações da Caravana CoRI.

O Câmpus de Guarabira foi o primeiro a receber as atividades da Caravana, nesta segunda-feira, 1º de abril. Estudantes dos cursos de Direito, Geografia, História, Letras e Padagogia do Centro de Humanidades (CH) participaram da apresentação, realizada no Auditório do Centro. O encontro reforçou as ações da CoRI, apresentou oportunidades de internacionalização, bolsas de mobilidade nacional e internacional, cursos de idiomas através do Núcleo de Línguas e exames de proficiência. Estudantes que foram contemplados com os programas de intercâmbio compartilharam a sua experiência em estudar um semestre em uma instituição estrangeira.

Segundo o coordenador de Relações Internacionais da UEPB, professor Cláudio Lucena, poucas instituições possuem uma iniciativa própria de intercâmbios, como a Universidade Estadual executa. Na apresentação da Caravana CoRI, o secretário-executivo da Coordenadoria, Christiano Cordeiro, enfatizou que para o alunado, as oportunidades de intercâmbio é um ganho imensurável, tanto no campo acadêmico como cultural, profissional e pessoal. “Os alunos têm muito essa visão de que retornam não sendo a mesma pessoa, mas sim uma pessoa muito mais rica em termos de bagagem, de experiência acadêmica e de vivência”, disse.

Yoseph Vaz, estudante do sétimo período de Direito do Câmpus de Guarabira, relatou sua experiência de intercâmbio para os participantes. Ele foi contemplado com um semestre de estudos na Universidade de Coimbra, em Portugal, na última edição do Bolsa Fórmula Santander e menciona que deparou-se com uma civilização onde a cultura, a educação e a prestação de serviços são bastante valorizadas.

Cursando o sexto período de Letras/Inglês também no Câmpus III, a estudante Maria José da Silva, foi selecionada para uma oportunidade de intercâmbio na Universidade de Coimbra, para onde seguirá em breve. “É uma experiência incrível, muito enriquecedora e que eu pretendo abraçar e aproveitar bastante. Escolhi Coimbra por ser uma das universidades mais antigas e também sempre foi meu sonho conhecer Portugal”, frisou.

Além de Guarabira, outros câmpus receberão a visita da Caravana CoRI, a exemplo de Araruna, no dia 2 de abril, no turno da tarde, e Campina Grande, no dia 4 do mesmo mês, nos turnos manhã e noite. Posteriormente serão confirmadas as datas das visitas nos demais câmpus da UEPB. Outras informações sobre a CoRI e os programas oferecidos podem ser conferidas através das redes sociais Instagram (https://www.instagram.com/cori_uepb/), Facebook (https://www.facebook.com/cori.uepb), pelo e-mail coriuepb@gmail.com, no site http://coordenadorias.uepb.edu.br/cori/ ou pelo telefone (83) 3315-3415.

Texto e fotos: Luiz Felipe Bolis (Estagiário)

O post Caravana CoRI 2019 inicia apresentação das ações de internacionalização da Universidade Estadual da Paraíba apareceu primeiro em UEPB.