Campus III promove 3ª Semana da Criança do Centro de Humanidades com debate sobre direito à Educação

5 de outubro de 2017

Com o tema “Ouvi as crianças”, tiveram início, nesta quarta-feira (4), no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), as atividades acadêmicas e culturais referentes à 3ª Semana da Criança do Centro de Humanidades, bem como ao 1º Festival de Curtas Infantis e à 1ª Mostra de Arte-Educação. Trata-se de uma iniciativa direcionada a alunos de escolas públicas de Guarabira e de mais quatro municípios circunvizinhos: Cuitegi, Alagoinha e Alagoa Grande.

A abertura dos eventos se deu com a palestra “A criança e o direito à Educação”, proferida pelo professor José Baptista de Melo Neto, do Departamento de Direito do Centro de Humanidades (CH). O docente ressaltou a relevância do Curso de Pedagogia ao afirmar que se trata do “curso mais importante de uma universidade, pelo fato de trabalhar com a formação de base”. Em seguida, abordando especificamente a temática em foco, o palestrante relacionou o direito à educação à dimensão dos Direitos Humanos, dos quais, de acordo com ele, não se pode abrir mão em hipótese alguma.

O professor José Baptista também destacou a necessidade de se trabalhar, em sala de aula, outras problemáticas de cunho sociocultural e político, tais como: perspectiva de gênero, preconceito racial e desigualdades. Para ele, é fundamental que a escola promova o debate e estabeleça a prática da inclusão e do respeito à diversidade. Nesta mesma direção, a professora Rita de Cássia da Rocha Cavalcante, coordenadora dos referidos eventos, disse que assuntos como pluralidade e inclusão educacional devem ser constantemente debatidos nas escolas. “Liberdade e cidadania para a integração de práticas pedagógicas”, frisou.

A abertura da 3ª Semana da Criança também contou com a apresentação de grupos de teatro e dança, compostos por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Severino Flaviano Cavalcante, situada na cidade de Alagoinha, e por crianças da Associação Abrigo Comunidade Talita, uma entidade não governamental, localizada em Guarabira, que atua no processo de inclusão de menores excluídos da convivência social e familiar.

Segundo a professora Rita, o objetivo da iniciativa é construir uma proposta de intervenção social e pedagógica na qual as crianças sejam protagonistas. A terceira edição do evento tem o apoio da Coordenação do Curso de Pedagogia do Centro de Humanidades (CH), além de parcerias estabelecidas com o projeto de extensão “Luz, Câmera e Emoção”, com o projeto de pesquisa “Inclusão escolar de Pessoas Autistas” e com os componentes curriculares Arte-Educação e Didática.

No primeiro dia dos eventos, as crianças participaram de “roda de conversa” e de diversas oficinas. A programação segue até sexta-feira (6), com uma série de atividades, dentre as quais estão palestras, mostras culturais e ações lúdicas envolvendo alunos da primeira fase da Educação Básica, professores, gestores e estudantes universitários. A Semana da Criança é aberta à comunidade acadêmica do CH, a docentes de escolas públicas e a todos que se interessarem pela discussão em questão.

04 de outubro

8h – Acolhida e credenciamentos dos participantes. Apresentação cultural das crianças da Casa Talita.

8h30 – Palestra sobre a criança e o direito à educação.

9h – Roda de conversa com as crianças. Oficina de contação de história. Oficina de cinema. Oficina de dança.

10h – Intervalo. Lanche.

10h30 – Atividade lúdica.

11h – Apresentação cultural das crianças da Escola de Alagoinha. Distribuição de brindes.

05 de outubro

8h – Acolhida e credenciamentos dos participantes. Apresentação cultural. Teatro.

8h30 – Palestra sobre cinema e educação. Oficina sobre a produção de curtas infantis. Abertura do festival de curtas. Mostra de arte-educação.

9h – Intervalo. Lanche.

9h30 – Atividade lúdica. Jogos e brincadeiras infantis.

11h – Apresentação cultural. Distribuição de brindes.

06 de outubro

08h– Acolhida e credenciamentos dos participantes. Apresentação cultural.

8h30 – Palestra sobre dificuldades de aprendizagem em crianças.  O autismo e a inclusão escolar. Oficina de pipas. Oficina de maquiagem.

9h30 – Intervalo. Lanche.

9h30 – Jogos e brincadeiras infantis.

11h – Apresentação cultural. Distribuição de brindes.

Texto: Simone Bezerrill

Fotos: Jarbelle Bezerra