Campus III comemora Dia Internacional da Mulher com 1º Encontro de Mulheres do Centro de Humanidades

6 de março de 2017

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira, promove, nesta quarta-feira (8), o 1° Encontro de Mulheres do Centro de Humanidades. O evento é aberto à comunidade acadêmica e a todos interessados em participar das ações educativas e culturais que têm como foco o debate sobre o papel da mulher na história.

Com o lema “Juntas somos mais fortes”, o encontro visa estabelecer um espaço de diálogos para refletir sobre a relevância de grandes ícones femininos que apresentam uma trajetória de lutas em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. Trata-se de uma iniciativa do Coletivo Violeta Formiga, grupo formado por estudantes de diferentes cursos do CH que objetivam levar para além da sala de aula e dos encontros semanais a discussão sobre as problemáticas que norteiam a realidade daqueles que são historicamente discriminados pela sociedade, tais como: mulheres e negros. Para os integrantes do Coletivo, é fundamental o combate pela defesa de direitos e efetivação da cidadania.

As atividades terão início a partir das 8h, com a abertura do evento. Em seguida, às 8h30, acontece o “Cine Especial Para as Mulheres do CH”, com a exibição do documentário “Marias”. No turno da tarde, às 13h30, serão promovidos recitais de poesia. Na sequência, às 14h, será realizada a mesa redonda “As mulheres da história: símbolos de luta e coragem”. Já às 16h, ocorrerá a apresentação musical do Núcleo de Artes Universitário (NAU).

A programação prossegue no período da noite com o espetáculo do Grupo de Teatro do Centro Acadêmico de Letras, que encenará a música “Geni e o Zapelim”, de autoria de Chico Buarque. Na ocasião, ainda haverá interpretação poética realizada pelo NAU e uma performance idealizada pela professora e bailarina de danças populares e afro-brasileiras, Nara Souza.

As inscrições devem ser efetuadas no dia do encontro. Para obter mais informações, acesso o endereço eletrônico http://coletivovf.wixsite.com/violetaformiga/i-encontro-de-mulheres-do-ch.

Simone Bezerrill Cardozo/ Ascom-CH