Centro de Humanidades aborda aspectos linguísticos e literários em workshop sobre cultura inglesa

15 de fevereiro de 2017

Com o intuito de criar um espaço de diálogo intercultural, com ênfase na língua e literatura, o Centro Acadêmico do Curso de Letras do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, realizou nessa terça-feira (14), data em que se comemora o dia de São Valentim, o primeiro “Happy Valentine’s day: workshop de cultura inglesa”.

Tendo como mote a data em que tradicionalmente é festejado o dia dos namorados nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, a iniciativa reuniu professores e estudantes do Curso de Letras (habilitação inglês) para um debate sobre a importância do estudo de uma língua estrangeira atrelado ao conhecimento e à valorização da culta de outros povos.

O evento contou com as contribuições dos professores Leônidas Júnior, Sueli Liebig, José Vilian Mangueira e Marta Furtado, todos vinculados ao Centro de Humanidades (CH). Durante suas explanações, os docentes abordaram questões referentes a aspectos socioculturais e linguísticos, bem como sobre a literatura inglesa e norte-americana, trazendo exemplos de obras cujas personagens são mundialmente conhecidas pelas histórias de amor que protagonizam, como no caso de Romeu e Julieta, do escritor inglês William Shakespeare.

A programação prosseguiu no turno da noite com uma série de atividades culturais: teatro, música e recitais de poesia. Além da parceria com a Coordenação e o Departamento de Letras, o evento também teve o apoio da professora Clara Vasconcelos, que relatou a satisfação com a realização do workshop: “Estou muito feliz com a concretização desta ação, pois a partir de uma data comemorativa relacionamos debates múltiplos, que norteiam os campos da literatura e da linguística. É uma oportunidade para termos a consciência de outra cultura, e da nossa própria”, disse a docente.

Simone Bezerrill Cardozo/Ascom-CH