Mesa redonda sobre carreiras jurídicas abre a 1ª Semana de Acolhida Jurídica no Centro de Humanidades

21 de fevereiro de 2018

Com o intuito de possibilitar a troca de saberes e experiências, tiveram início nessa terça-feira (20), no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, as atividades acadêmicas referentes à 1ª Semana de Acolhida Jurídica. O evento reúne professores, estudantes, juízes, defensores públicos, procuradores, delegados, advogados e representantes da Polícia Militar.

A abertura da iniciativa se deu com a mesa redonda “Carreiras Jurídicas”, que contou com as explanações do juiz de direito do Tribunal de Justiça da Paraíba, Fábio Brito de Faria; do delegado de polícia da Paraíba, Hugo Lucena; do defensor público do Estado de Pernambuco, Clodoaldo Battista; e do advogado Alison Batista.

Os palestrantes discorreram sobre suas trajetórias profissionais, além de destacaram as peculiaridades das carreiras que escolheram e as dificuldades enfrentadas no dia a dia, trazendo casos e situações vivenciadas no cotidiano de suas práxis. Todos incentivaram os estudantes a seguirem nos estudos e salientaram a importância de se compreender o Direito “como um instrumento fundamental de transformação social”.

A Semana de Acolhida Jurídica está sendo promovida pelo Centro Acadêmico de Direito Antônio Cavalcanti, com o apoio do Departamento de Ciências Jurídicas do Centro de Humanidades (CH). A programação, que segue até esta quinta-feira (22), é composta por palestras, aulão e mesas redondas. O evento também tem como objetivo proporcionar a interação entre os estudantes do Curso de Direito e de outras áreas do ensino.

Quarta-feira (21/02)

Mesa: Perspectivas e desafios do aluno e do recém-graduado – Manhã

Aulão: Direito Penal: Tribunal Do Júri – Tarde

Palestra: O papel do poder Judiciário na implementação dos Direitos Fundamentais-tarde