Aula inaugural sobre história e política marca abertura oficial das atividades acadêmicas no Centro de Humanidades

17 de agosto de 2018

“História e política: a arte de fazer escolhas”. Esse foi o tema da palestra que marcou a abertura oficial das atividades acadêmicas referentes ao período letivo 2018.1 no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira. A aula inaugural contou com a experiência do professor Durval Muniz de Albuquerque Junior, doutor em História Social pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e pós-doutor pelas Universidades de Coimbra (Portugal) e Barcelona (Espanha). Realizado em duas sessões, tarde e noite, o evento foi prestigiado pela comunidade acadêmica do Centro de Humanidades (CH) e por cidadãos interessados pelo debate proposto.

Por que a escrita da história implica uma conduta política? Com base nesse questionamento o historiador Durval Muniz de Albuquerque Junior teceu um conjunto de considerações sobre o entendimento de história e política, demonstrando como tais palavras, a partir da explicação de suas etimologias, estão intrinsecamente relacionadas desde a Grécia Antiga. Segundo ele, “o surgimento da história está ligada a um momento específico da vida política na Pólis, ao auge da Democracia. Para os gregos, a noção de política remetia ao bom governo da cidade, ficando a história comprometida em não deixar os feitos dos homens caírem no esquecimento”.

Ao discorrer sobre os diferentes modos de conceber e fazer história ao longo do tempo, o docente destacou como os procedimentos metodológicos aplicados pelo historiador durante o desempenho de seu ofício remetem à tarefa de se fazer escolhas, conduta compreendida, segundo ele, como um ato político. “Cada vez que escrevemos um texto nos posicionamos diante a sociedade onde vivemos. Delimitamos temáticas, objetos, problemas, temporalidade e elegemos fatos e personagens. Isso é fazer política. Aliás, todos os seres humanos são seres políticos, porque estão sempre tomando decisões”, frisou.

Ao palestrar para um público composto por professores e estudantes de diferentes cursos das ciências humanas, o professor Durval Muniz chamou atenção para o fato de que: “O historiador está sempre se posicionando diante de um emaranhado de temporalidades. Assim, não há como exercer um ofício, seja de historiador, seja qualquer outro notadamente intelectual, sem o gesto de selecionar e eleger, ou melhor, sem tomar uma postura de cidadão”.

A diretora do Centro de Humanidades, professora Ivonildes da Silva Fonseca, e a chefe do Departamento de História, professora Joedna Reis de Meneses, deram boas-vindas ao docente, que atuará como professor visitante no CH por um período de dois anos. Durante esse tempo, que poderá ser renovado, o professor estará vinculado ao Departamento de História, ministrando os seguintes componentes curriculares: Teoria da História, Introdução aos Estudos Históricos e Metodologia da Pesquisa em História.

Além de ser professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Durval Muniz é bolsista de produtividade e pesquisa Nível 1A e atual presidente do Comitê de Assessoramento de História do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Simone Bezerrill Cardozo/Ascom-CH

Fotos: Jarbelle Bezerra