ACOLHIDAS: Centros Acadêmicos de Direito e Letras do CH promovem debates para marcar abertura do semestre 2018.1

10 de agosto de 2018

2º Semana de Acolhida Jurídica

Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento do conhecimento dos graduandos, bem como possibilitar a troca de saberes e experiências entre professores e profissionais de diversas áreas do Direito, tiveram início nessa quinta-feira (9), no auditório do Ministério Público Estadual em Guarabira, as atividades acadêmicas referentes à 2ª Semana de Acolhida Jurídica.

A abertura do evento se deu com a apresentação do painel “Carreira e aprendizado jurídico: perspectivas e desafios”, cujo debate foi conduzido pelo professor Otto Cruz, presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA),  e pelo advogado Antônio Teotônio, presidente da OAB-subsecção Guarabira. Os palestrantes discorreram sobre suas trajetórias profissionais, destacando as  peculiaridades das carreiras que escolheram para seguir e as dificuldades enfrentadas no decorrer do exercício da profissão, trazendo casos e situações vivenciadas no próprio cotidiano.

O professor Antônio Teotônio frisou a importância de um curso “bem feito”: “É de suma importância fazer um bom curso, sem pular etapas, para que se possa tornar um profissional excelente, aproveitando a completude da graduação”. Já o professor Otto Cruz direcionou sua palestra buscando incentivar os estudantes a não se acomodarem futuramente com a profissão escolhida. “Busquem ser o melhor profissional possível, trabalhando e se esforçando ferrenhamente para alcançar os seus objetivos”, destacou.

A iniciativa, que segue até hoje (10), é promovido pelo Centro Acadêmico de Direito Antônio Cavalcante (CADI), em parceria com o Departamento de Ciências Jurídicas do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).  A programação é aberta a todos os estudantes do Centro de Humanidades (CH) e à comunidade em geral.

1º Ciclo de Acolhida aos Estudantes de Letras

Também foram iniciadas nessa quinta-feira (9), no Auditório do Centro de Humanidades, as atividades do 1º Ciclo de Acolhida aos Estudantes de Letras, evento que tem como objetivo principal o incentivo à pesquisa. Trata-se de uma de uma ação do Centro Acadêmico de Letras Maria Valéria Rezende (CAL), em parceria com a Coordenação do Curso de Letras do Centro de Humanidades (CH).

A primeira edição do evento, que estende até segunda-feira (13), conta com uma programação especial, composta por palestras, minicursos e oficinas. Dentre as atividades também consta a apresentação de projetos de pesquisa desenvolvidos por professores do Departamento de Letras do CH.

O Centro Acadêmico comunica que a programação que aconteceria nesta sexta-feira (10) foi adiada para a próxima segunda-feira (13). Confira abaixo:

SEGUNDA-FEIRA (13 de agosto)

Manhã: 8h – Minicurso: Hamlet: Razão e Misticismo.

Tarde: 14h

Minicurso: Olhares de adaptar: A Literatura Infantojuvenil e a Transmutação da Indústria de Consumo das Artes – Professora Dra. Rosângela Neres.

OficinaTrabalhando a desigualdade de gênero e o feminismo em sala de aula através de Beyoncé – Graduandos Bianca e Lucas Felipe.

Minicurso: A Sexualidade em Orlando, de Virgínia Woolf, e na adaptação fílmica de Sally Potter. – Graduando Giovane.

Minicurso: Da ficção à realidade: Uma análise intersemiótica do livro “O Conto da Aia” de Margaret Atwood e da série “The Handmaid’s Tale”.  – Graduandas Ana Paula Pereira, Larissa Silva.

Oficina: Viva a poesia – Graduandas Diogo Costa e Jamylli Ferreira

Noite: Minicursos – 19h30

Delimitando um projeto de pesquisa através da obra “A Letra Escarlate” – Graduandas Isabelly de Oliveira, Kalini Bezerra e Nathália Mikaelly.

Composição da Textura do Artigo Científico – Professor Me. Antônio Flávio Ferreira de Oliveira.

Ascom-CH

Fotos: Adriano Santos e CAL