18 de março de 2019

O projeto de extensão “Práticas no Laboratório de Geologia: Rochas e Minerais da Paraíba”, desenvolvido no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), publicou edital para seleção de estudantes da turma pioneira. No total, estão sendo oferecidas 40 vagas que serão preenchidas respeitando a ordem de chegada dos candidatos. As inscrições acontecem nos dias 28 e 29 de março e para efetivar a inscrição o interessado deve procurar a Secretaria da Coordenação do Curso de Geografia, no Centro de Humanidades, e apresentar cópia atualizada do comprovante de matrícula (RDM) e Termo de compromisso preenchido e assinado. Os profissionais e alunos egressos devem entregar cópia do documento de identificação (RG) e o Termo de compromisso preenchido e assinado.

Terá direito ao certificado expedido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) o aluno que obtiver pelo menos 75% de frequência aos módulos do projeto, além de comparecer no trabalho de campo. O resultado final da seleção será divulgado no dia 2 de abril, no mural da coordenação do Curso de Geografia. O projeto contempla 10 módulos de duas horas cada (carga horária teórica). Os módulos estarão divididos em 20 horas presenciais e 10 horas de atividades extraclasse (leitura do material indicado pelos professores responsáveis pelas atividades), além de 10 horas no trabalho técnico de campo, totalizando uma carga horária de 40 horas/aula. A atividade de campo que culima com o término do curso, acontece em dezembro e consiste em uma viagem para o Litoral Sul do Rio Grande do Norte e a cidade de Natal.

Os módulos presenciais acontecerão entre os meses de abril e novembro, de segunda a sexta, das 16h30 às 18h30, de acordo com a disponibilidade de cada docente responsável por ministrar seu módulo. O projeto visa difundir conhecimento sobre as principais rochas e minerais que compõem a crosta terrestre na formação dos professores de Geografia. Essas informações somam-se aos saberes dos extensionistas, ampliando-lhes a consciência de que fazemos parte do grande esquema planetário e participamos de sua evolução. De importância básica de suporte à biosfera, as rochas e os minerais contam a história das diferentes paisagens terrestres.

Em sua primeira edição, o projeto extensionista objetiva apresentar os conhecimentos centrais das unidades formadoras e os constituintes essenciais das rochas no âmbito da Ciência da Terra, ressaltando a sua relação interdisciplinar com a Geografia e fornecendo subsídios teóricos para uma melhor formação profissional voltada para o fortalecimento do ensino e a práxis pedagógica. O projeto conta com a colaboração de parte do corpo de professores do Departamento de Geografia do Centro de Humanidades da UEPB, bem como de outras instituições públicas do Estado.

Confira o edital completo da seleção clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes

O post Aberta seleção de estudantes para atuação no projeto de extensão “Práticas no Laboratório de Geologia” apareceu primeiro em UEPB.