4ª turma da Especialização em Geografia e Território é encerrada com apresentação de Monografias

24 de dezembro de 2020

Os alunos da 4ª turma do curso de Especialização em Geografia e Território: planejamento urbano, rural e ambiental, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), apresentaram seus trabalhos monográficos encerrando os trabalhos no final do semestre 2020/1. O curso, que é oferecido pelo Centro de Humanidades (CH), Câmpus III da UEPB, tem como coordenadores o professor Belarmino Mariano, e a professora Luciene Vieira de Arruda. A 4ª turma foi composta por 30 estudantes, dos quais, quatro desistiram ainda na fase das disciplinas, três não conseguiram apresentar seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e 23, conseguiram cumprir todas as disciplinas, e defender suas monografias, aprovados com médias entre 8,0 e 10,0.

Segundo os coordenadores, foi organizado um Seminário de Defesas de TCC, aberto ao público, entre os dias 24 de novembro e 5 de dezembro, nos turnos da manhã, tarde e noite, sempre com o revezamento de bancas examinadoras que mobilizaram mais de 20 professores, entre os orientadores, examinadores internos e externos. Foi uma verdadeira maratona acadêmica em nível de pós-graduação e o resultado foi muito positivo, pois em média, as salas do classroom e googlemeet da turma, sempre estavam com mais de 30 participantes por defesa, além de familiares dos alunos.

Todas as defesas ocorreram de maneira remota, através das plataformas do G suite, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, Governo do Estado e as orientações da Administração Central da UEPB. Através da Sala Virtual do Classroom e googlemeet, todas as apresentações foram realizadas. Vale registrar que nossos alunos moram em cidades do entorno de Guarabira e alguns, na zona rural. Mesmo assim, todas as defesas de TCC foram realizadas com sucesso.

Todas as linhas de pesquisa do curso foram tocadas pelos trabalhos monográficos, pois foram realizadas pesquisas sobre: Geografia e Território; Geografia e Planejamento Territorial Urbano, Rural e Ambiental; além de Geografia Cultural, Ensino de Geografia, Assentamentos Rurais, Biogeografia, Geografia Econômica; entre outros. Os estudantes estão fazendo suas correções para que os trabalhos sejam finalmente depositados no Repositório da Biblioteca da UEPB, com o encaminhamento do Relatório Final para a Secretaria das Especializações da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPGP/UEPB).

Confira o cronograma de defesas clicando AQUI, e o relatório final da especialização AQUI.