Universidade Estadual adere ao Núcleo de Línguas vinculado ao Programa Inglês sem Fronteiras

18 de agosto de 2017

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através de sua Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI), acaba de aderir ao lado de outras 21 Instituições de Ensino Superior, no âmbito estadual, ao plano de atuação junto ao Núcleo de Línguas (NucLi), vinculado ao Programa Inglês sem Fronteiras (IsF). Com essa medida, a UEPB intensificará suas atividades de internacionalização, fortalecendo as ações de ensino de línguas desenvolvidas no Departamento de Letras e Artes (DLA).

Dessa forma, na tarde desta quinta-feira (17), foi realizada no Espaço Amarelo da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), uma reunião envolvendo os integrantes do NucLi da UEPB para dialogar sobre as ações que serão ofertadas ainda neste ano de 2017. Segundo explicou Cezilene Morais, coordenadora da CoRI, o objetivo no núcleo é favorecer uma ampla política de internacionalização, dando projeção às ações de ensino, pesquisa e extensão, seja por meio da ampliação da oferta de cursos de línguas, do fortalecimento de programas de mobilidade externa e interna, ou da maior circulação de conhecimento científico produzido na UEPB.

A coordenadora do NucLi da UEPB, professora Karyne Soares, afirmou que em breve serão publicados dois editais para que as atividades do núcleo tenham início. Segundo ela, o primeiro será destinado à seleção de alunos dos cursos de Letras (Inglês/Espanhol/Português) para que sejam selecionados professores bolsistas. Já o segundo, será para a formação das turmas de Inglês, Espanhol e Português. “Serão formadas nove turmas de Inglês, com três professores bolsistas; três turmas de Espanhol, para um professor bolsista; e uma turma de Português, também para um bolsista”, confirmou Karina.

A atuação do Núcleo de Línguas (NucLi) da UEPB propõe a valorização da diversidade linguística e cultural por intermédio de oferta de cursos em diferentes idiomas, democratiza o acesso ao ensino de idiomas, ao mesmo tempo que também amplia o escopo da atuação do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF), com inclusão efetiva das áreas de Português como língua estrangeira para alunos de outros países, bem como o ensino de Espanhol.

Texto e foto: Givaldo Cavalcanti