Semana de Geografia da UEPB debate sobre conflitos territoriais e ataques a natureza no Século XXI

7 de novembro de 2018

Clique para exibir o slide.

Com o tema “O papel da Geografia frente aos conflitos territoriais, os ataques a natureza e a democracia no Século XXI”, está sendo realizada, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a 21ª Semana de Geografia da Instituição. O evento, promovido pelo Centro Acadêmico do curso, com o apoio do Departamento de Geografia, reúne estudantes, professores e especialistas da área, que estão debatendo a temática central através de palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos em forma de comunicação orais.

Na manhã desta quarta-feira (7), segundo dia do evento, o destaque foi a palestra “A nova BNCC e a reforma no ensino médio: Quais os impactos na Geografia?”, ministrada pelo professor do Departamento de Filosofia da UEPB, Valmir Pereira. Em sua explanação, o docente tratou da Base Nacional Curricular Comum e o impacto das novas mudanças nas Ciências Humanas em geral. Ele ressaltou que o contexto em que a nova BNCC é escrita atende muito mais às questões contemporâneas em nível internacional, no sentido de ajustar as políticas educacionais ao interesse do capital. O professor considera a mudança um retrocesso.

Em função disso, segundo ele, “haverá, na perspectiva da elaboração dessa política, um retrocesso no que se refere a questão da humanização do ser humano, e na perspectiva de mudança e transformação no âmbito da sociedade em seus aspectos gerais. Em linhas abrangentes, essa BNCC é um retrocesso inigualável com qualquer momento histórico que já passamos no Brasil”.

Em sua 21ª edição, a Semana de Geografia tem como objetivo debater questões atuais pertinentes a área, propiciando aos participantes a troca de experiências acadêmicas com diversos pesquisadores que fazem a Ciência Geográfica na contemporaneidade. Paralelo as atividades no auditório, foi montado um concurso de fotografia com estudantes do curso. No total, 24 fotos estão expostas e os alunos estão votando para escolher as melhores. “Tem sido uma experiência gratificante, com debates ricos, que nos ajudarão na formação profissional” , frisou a estudante Emanuele Cristóvão.

A Semana de Geografua foi aberta na terça-feira (6), com a palestra “O cenário político brasileiro e os conflitos socioespaciais contemporâneos”, ministrada pelo professor Thiago Romeu da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). As atividades seguem na noite desta quarta-feira, com a palestra “Abordagem sobre os programas PIBID e Residência Pedagógica para a formação do professor de Geografia”, a ser ministrada pelas professoras Jusandra Araújo Barreto de Melo e Joana D’arc Ferreira de Araújo.

Nesta quinta-feira (8), o destaque será a mesa redonda “Processos e dinâmicas urbanas contemporâneas”, com a participação dos professores Luiz Arthur, Arthur Valverde e Antonio Albuquerque, todos da UEPB, e o minicurso “Introdução ao Google Earth para professores”, a ser ministrado pelo professor João Damasceno, também docente da Instituição.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Giuliana Rodrigues

O post Semana de Geografia da UEPB debate sobre conflitos territoriais e ataques a natureza no Século XXI apareceu primeiro em UEPB.