7 de novembro de 2018

Clique para exibir o slide.

Como parte do encerramento das atividades do ano de 2018, o projeto de extensão “Nas Asas da Leitura”, do Departamento de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promoveu, na manhã desta quarta-feira (7), no Auditório III da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, o Sarau Literário “Não vou mais lavar os pratos”.

Além de inúmeros alunos da graduação de Letras e estudantes extensionistas, estiveram presentes alunos do 6º e 7º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Alceu de Amoroso Lima, localizada no bairro das Malvinas, que foi atendida durante todo o ano, através do projeto extensionista, com atividades de leitura e escrita. Eles, na verdade, foram os grandes protagonistas do sarau, cantando, recitando, lendo e interpretando os textos abordados.

O tema do sarau fez referência a um dos textos da escritora e atriz Cristiane Sobral, cujos livros e textos foram bastante abordados pelos alunos durante as práticas de leitura. Convidada a participar do evento, Cristiane assistiu emocionada as atuações das crianças. “Quisemos que os alunos da escola pudessem ter a chance de uma aproximação, de um contato direto com a autora. Por isso a convidamos a participar do evento e ver de perto a interpretação dos alunos sobre seus textos”, explicou a professora Amasile Lisboa, coordenadora do projeto.

Em um depoimento gravado, a diretora da Escola, Neusa Pinheiro, manifestou a satisfação de ter a UEPB como parceira neste projeto. “Havia em alguns alunos certa resistência e despreparo em relação à leitura e a escrita, mas com a introdução do projeto foi desenvolvido um trabalho com livros literários, poemas, produção de textos e interpretação, o que instigou um interesse maior pela literatura e por apresentar tudo aquilo que eles fizeram em sala de aula”, afirmou.

Textos e fotos: Giuliana Rodrigues

O post Projeto de extensão “Nas Asas da Leitura” encerra atividades de 2018 com sarau literário apareceu primeiro em UEPB.