Os 100 anos da Revolução Russa

5 de dezembro de 2017

Mas, afinal, porque devemos falar de fatos e processos como a Revolução Russa? Porque eles aconteceram e ajudaram a moldar o mundo em que vivemos. Simples assim!

Somos historiadores! O passado é, sim, uma roupa que ainda nos serve bem, pois ele é nosso laboratório. É nele que recolhemos os elementos para entender as coisas do nosso tempo. Já nos dizia Marc Bloch, em “Apologia da História”: “O historiador é um homem do seu tempo (…) e a história seria a ciência dos homens, dos homens no seu tempo!”.

As revoluções nos inspiram, pois nos mostram que não somos estáticos, que nossa natureza dada não se impõe para acima e além do animal politico, racional, aristotélico. Sejam as burguesas, as comunistas, as culturais, religiosas ou mesmo as dos costumes, as revoluções devem ser saudadas pela importância óbvia que têm. Não devemos ter medo de enfrenta-las, com seus custos e benefícios históricos, afinal somos historiadores!

Em tempos de “ordens e progressos”, de conservadorismos de toda sorte, de um reacionarismo que flerta com o fascismo, as revoluções podem nos ensinar algo. Elas podem nos mostrar que lutar, mudar, desenvolver, transformar, avançar, numa palavra, revolucionar é possível. Com a Revolução Russa, um processo histórico recheado de contradições, vemos como o marxismo-leninismo chegou ao poder e orientou a organização politica, social e econômica de uma sociedade. E isso não é pouco.

Em que pese as distorções stalinistas, totalitárias, a Rússia pôde, por causa da Revolução de 1917, implementar, por exemplo, um código civil (ainda em 1918) legalizando o divórcio, que podia ser requerido pela mulher, e o aborto, onde os filhos fora do casamento tinham direitos iguais. Em um mundo onde o capitalismo era hegemônico, o modelo surgido com a Revolução Russa ofereceu opção em termos de organização social, politica e econômica, goste-se disso ou não. Daí porque reconhecemos sua importância é que sugerimos discutir, analisar, em perspectiva histórica a Revolução Russa de 1917.

[wpfilebase tag=fileurl id=218 linktext=’ Programação – Revolução Russa’ /]

 

[wpfilebase tag=fileurl id=217 linktext=’ Programação – Revolução Russa 1′ /]