Professores e estudantes de Psicologia criam grupo “O Psi pela democracia” para debater situação política brasileira

8 de maio de 2018
O “Psi pela democracia” é um grupo informal de professores e estudantes do curso de psicologia da UEPB, preocupados em discutir a situação política brasileira atual, que apresenta sérios agravos à democracia, aos direitos individuais, às garantias constitucionais, e à própria soberania nacional. Considerando que os acontecimentos políticos acabam mobilizando a dimensão subjetiva, o grupo se preocupa também com os efeitos psíquicos do clima de incerteza em nossos tempos, mas acima de tudo o coletivo entende que é responsabilidade de todos os cidadãos discutir e tomar posição frente aos ataques que as políticas públicas vêm sofrendo desde 2016 no Brasil, com foco especial para as ameaças ao SUS e à universidade pública, dois patrimônios do povo brasileiro.
A partir de uma roda de conversa informal, ocorrida no dia 06 de abril próximo passado, o grupo passou a promover pequenos encontros acadêmicos para debater a situação política com convidados especiais. No dia 16 de abril o evento “Atual conjuntura política brasileira” contou com a participação de Jair Nguni, historiador e militante do Movimento Negro de Campina Grande, enquanto que no dia 23 de abril o Dr. Iano Miranda dos Anjos, juiz de direito, proferiu a palestra “A democracia brasileira e o direito à informação”, ambos seguidos de debates com a plenária.
Com o auxílio do Centro Acadêmico de Psicologia, os eventos são divulgados nas redes sociais e através de cartazes físicos, sendo abertos a toda a comunidade acadêmica da UEPB, bem como à população em geral.