CEDUC

CEDUC

Centro de Educação

Letras e Artes

Sobre o Curso


– HISTÓRICO

O Curso de Letras originou-se com a criação da Faculdade de Filosofia, iniciando suas atividades no ano de 1955, autorizado pelo Decreto Nº 37.193, de 18 de abril de 1955, com o nome de Faculdade Católica de Filosofia de Campina Grande, mantida, então, pela Mitra Diocesana local. Em 1959, pelo Decreto Nº 45.820, de 16 de abril, a faculdade teve seus cursos de Letras, Anglo-germânicas e Neolatinas, reconhecidos. Em 24 de junho de 1963, foi autorizada a mudança de seu nome para Faculdade de Filosofia de Campina Grande, desvinculando-se, nesse período, da MitraDiocesana, para integrar-se à Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e da Técnica, entidade absorvida posteriormente pela Fundação Universidade Regional do Nordeste, criada sob os auspícios da Municipalidade, em 1966, através da Lei Nº 23, de 15 de março.

Posteriormente, foram criadas habilitações em Português/Inglês, com reconhecimento publicado em 17/04/1965, e em Português/Espanhol, em 1978. A habilitação em Português/Espanhol foi desativada pela Resolução 047/82 e os alunos que optaram por esta habilitação só tiveram seus diplomas reconhecidos através da portaria ministerial Nº 302, de 16 de março de 1988, publicada em D.O.U. em 18 de maio de 1988, seção I, p. 5.681.

O Curso de Letras da UEPB passou por várias reformas, tanto para se adequar às normas nacionais, quanto às exigências internas (composição e estruturação curriculares, habilitações, tipos de licenciatura-plena e/ou curta – e outras). Dentre essas reformas, citamos as resoluções CONSEPE/UEPB Nº 015/74 e Nº 021/74, que aprovaram a reformulação do Currículo do Curso de Licenciatura Curta. A Resolução CONSEPE/UEPB Nº 021/78 aprovou a inclusão da disciplina Dinâmica de Grupo, no Currículo de Licenciatura Plena, enquanto a Resolução CONSEPE/UEPB Nº 214/86 inclui sociologia I em 1993, passando o Curso de Letras por substancial reforma.

A Resolução CONSUNI/UEPB Nº 013/93, de 22 de dezembro de 1993, desmembrou as habilitações duplas Português/Francês e Português/Inglês, em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Licenciatura Plena em Língua Francesa e Licenciatura Plena em Língua Inglesa, justificando-se: a insatisfação dos alunos, por falta de aptidão para determinada língua; a atualização do Currículo, face à estrutura curricular de outras Universidades; a instalação da prática da opção, multiplicando as oportunidades para o aluno, de comparar e escolher; e o depoimento de professores egressos da habilitação dupla, que confirmavam o despreparo profissional, por força das circunstâncias oriundas das peculiaridades do Curso. Essa reformulação teve uma grande repercussão, inclusive havendo uma mudança significativa do elenco de disciplinas e em suas ementas. Esse projeto de reformulação, elaborado em julho de 1992 pelas professoras Maria da Felicidade Santos Silva (Coordenadora), Maria Divanira de Lima Arcoverde (Vice-Coordenadora) e Maria Lopes de Sousa, foi aperfeiçoado, após discussões com professores e alunos, culminando com apresentação de painel na VI Semana de Letras. A reformulação em pauta, com carga horária de 3.075 horas, foi dinamizada no primeiro semestre de 1994, quando coordenavam o Curso a professora Maria Divanira de Lima Arcoverde e a Professora Maria Lopes de Sousa.

Finalmente, a Resolução CONSEPE/UEPB Nº011/94 modificou, ainda, o Currículo do Curso, acrescentando Literatura Brasileira V e Literatura Paraibana; para os alunos que ingressassem a partir do semestre 95.1.

Além dessas reformulações curriculares, o Curso de Letras registra em seu histórico a criação de um Núcleo de Pesquisa em Literatura e Linguística – NUPELL –, com o objetivo de desenvolver atividades de extensão, transformadas em projetos que viessem beneficiar as comunidades, além de implementar projetos de pesquisa visando ao aprofundamento de estudos lingüísticos e literários. Aprovado pelo CONSEPE/UEPB em 25 de outubro de 1993, o NUPELL, sob a coordenação da professora Maria Divanira de Lima Arcoverde (nomeada para uma gestão de dois anos), se constitui em forte instrumento de dinamização do Curso de Letras, com caráter interdisciplinar e aberto a todos os Departamentos da UEPB para os docentes que se interessem a fazer parte de sua composição.

Dessa forma, o Curso de Letras, atendendo ao inciso II do artigo 53 da Lei 9394/96 (LDB), entrou com processo de renovação do Projeto Pedagógico para 1999, adequando-o “ao perfil do profissional de Letras e uma racionalização do tempo necessária à sua conclusão”. A proposta, organizada em torno de eixos, pretendia articular o conhecimento específico do Curso e o conhecimento da realidade social onde o graduado em Letras atuaria; integrando, de acordo com a Resolução 09/97 do CONSEPE/UEPB, atividades de ensino, pesquisa e extensão, necessárias à integralização do currículo, e remanejando conteúdos entre básicos, complementares e eletivos.

Com efeito, o Curso de Letras, atendendo a essa nova visão, desenvolveu suas atividades até o ano de 2006, obedecendo à implantação desse novo Projeto Pedagógico, com as habilitações em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, nos turnos manhã e noite, contemplando conteúdos referentes à formação de educador/ professor e de especialista/ pesquisador, atendendo às exigências da sociedade e preparando o educando para o futuro, como profissional da Área de Letras.

Acrescente-se que, apesar de o Projeto incluir Francês e Espanhol, essas habilitações não lograram êxito e apenas as habilitações em Língua Portuguesa e Língua Inglesa é que foram oferecidas, durante os anos de 1999 a 2006.

Chefias


Chefia do Departamento: Prof. Dr. Luciano Barbosa Justino

E-mail: lucianobjustino@hotmail.com

Coordenação do Curso de Letras/Português: Profa. Dra. Iara Francisca Araújo Cavalcanti

E-mail: iarauepb@hotmail.com

Coordenação Adjunta do Curso de Letras/Português: Profa. Dra. Dalva Lobão Assis

E-mail: dalvalob@hotmail.com

Coordenação do Curso de Letras/Inglês: Profa. Me. Telma Sueli Farias Ferreira

E-mail: telmasff@hotmail.com

Coordenação Adjunta do Curso de Letras/Inglês: Profa. Dra. Marta Furtado da Costa

E-mail: mrtacosta@gmail.com

Coordenação do Curso de Letras/Espanhol: Profa. Dra. Cristina Bongestb

E-mail: coord.letrasespanhol.ceduc@setor.uepb.edu.br

Coordenação Adjunta do Curso de Letras/Espanhol: Profa. Me. Luciene de Almeida Santos

E-mail: eneluc7@hotmail.com

Secretários


– Felipe Pereira Rodrigues (Departamento);

– Maria Célia Lisboa da Costa (Departamento);

– Weldeciele Lima Gonçalves (Departamento);

– Yohanna Letícia Alípio de Sousa (Departamento);

– Aymmée Silveira Santos (Coordenação de Letras/Português);

– Lucielma de Oliveira B. Bagalhães de Moura (Coordenação de Letras/Português – Cursando Doutorado);

– Marcelo Santo Pequeno (Coordenação de Letras/Português)

– Rayff Augusto Batista (Coordenação de Letras/Inglês);

– Arthur de Brito Leano (Coordenação de Letras/Espanhol);

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Universidade Estadual da Paraíba lamenta falecimento de professora do Departamento de Letras e Artes

Array ( [post_title] => Universidade Estadual da Paraíba lamenta falecimento de professora do Departamento de Letras e Artes [post_content] =>

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em nome de toda comunidade universitária, lamenta com profundo pesar o falecimento da professora Marta Furtado, ocorrido nesta quinta-feira (17), devido a um infarto fulminante.

Jovem, aos 39 anos, professa Marta era competente, dinâmica, zelosa e querida por todos com os quais conviveu na Instituição durante os anos de atuação no Derpartamento de Letras e Artes (DLA) do Centro de Educação (CEDUC), em Campina Grande.

Enlutada, a UEPB presta total solidariedade aos familiares e amigos da professora Marta Furtado por tão precoce e inestimável perda. O velório acontece a partir das 8h desta sexta-feira (18), no Campo Santo Parque da Paz, em Campina Grande. O sepultamento está marcado para às 11h, no mesmo local. 

O post Universidade Estadual da Paraíba lamenta falecimento de professora do Departamento de Letras e Artes apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em nome de toda comunidade universitária, lamenta com profundo pesar o falecimento da professora Marta Furtado, ocorrido nesta quinta-feira (17), devido a um infarto fulminante. Jovem, aos 39 anos, professa Marta era competente, dinâmica, zelosa e querida por todos com os quais conviveu na Instituição durante Leia Mais...

O post Universidade Estadual da Paraíba lamenta falecimento de professora do Departamento de Letras e Artes apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-09-17 17:32:31 [post_date] => 2020-09-17 17:32:31 [post_modified_gmt] => 2020-09-17 17:32:31 [post_modified] => 2020-09-17 17:32:31 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=57214 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-lamenta-falecimento-de-professora-do-departamento-de-letras-e-artes/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-lamenta-falecimento-de-professora-do-departamento-de-letras-e-artes/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-lamenta-falecimento-de-professora-do-departamento-de-letras-e-artes/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => dca70e19a67d28d9cbc5a579baf54141 [1] => 55ab35eb5ea178ac79cd47053cd32f13 ) ) [post_type] => post [post_author] => 39 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => universidade-estadual-da-paraiba-lamenta-falecimento-de-professora-do-departamento-de-letras-e-artes )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Universidade Estadual da Paraíba lamenta falecimento de professora do Departamento de Letras e Artes

Array ( [post_title] => Universidade Estadual da Paraíba lamenta falecimento de professora do Departamento de Letras e Artes [post_content] =>

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em nome de toda comunidade universitária, lamenta com profundo pesar o falecimento da professora Marta Furtado, ocorrido nesta quinta-feira (17), devido a um infarto fulminante.

Jovem, aos 39 anos, professa Marta era competente, dinâmica, zelosa e querida por todos com os quais conviveu na Instituição durante os anos de atuação no Derpartamento de Letras e Artes (DLA) do Centro de Educação (CEDUC), em Campina Grande.

Enlutada, a UEPB presta total solidariedade aos familiares e amigos da professora Marta Furtado por tão precoce e inestimável perda. O velório acontece a partir das 8h desta sexta-feira (18), no Campo Santo Parque da Paz, em Campina Grande. O sepultamento está marcado para às 11h, no mesmo local. 

O post Universidade Estadual da Paraíba lamenta falecimento de professora do Departamento de Letras e Artes apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em nome de toda comunidade universitária, lamenta com profundo pesar o falecimento da professora Marta Furtado, ocorrido nesta quinta-feira (17), devido a um infarto fulminante. Jovem, aos 39 anos, professa Marta era competente, dinâmica, zelosa e querida por todos com os quais conviveu na Instituição durante Leia Mais...

O post Universidade Estadual da Paraíba lamenta falecimento de professora do Departamento de Letras e Artes apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-09-17 17:32:31 [post_date] => 2020-09-17 17:32:31 [post_modified_gmt] => 2020-09-17 17:32:31 [post_modified] => 2020-09-17 17:32:31 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=57214 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-lamenta-falecimento-de-professora-do-departamento-de-letras-e-artes/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-lamenta-falecimento-de-professora-do-departamento-de-letras-e-artes/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-lamenta-falecimento-de-professora-do-departamento-de-letras-e-artes/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => dca70e19a67d28d9cbc5a579baf54141 [1] => 55ab35eb5ea178ac79cd47053cd32f13 ) ) [post_type] => post [post_author] => 39 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => universidade-estadual-da-paraiba-lamenta-falecimento-de-professora-do-departamento-de-letras-e-artes )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da UEPB divulga chamada para alunos especiais

Array ( [post_title] => Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da UEPB divulga chamada para alunos especiais [post_content] =>

O Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou sua chamada de seleção para o preenchimento das vagas de alunos especiais que desejem cursar disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutorado no semestre 2020/2. As inscrições estão abertas até o dia 10 de setembro.

As vagas de aluno especial são aquelas oferecidas a interessados em cursar disciplinas isoladas em programas de pós-graduação, mas que não são alunos regulares dos cursos. Será ofertado um total de 12 vagas, sendo 10 para o Mestrado e duas para o Doutorado, distribuídas entre as diferentes disciplinas oferecidas pelo programa no semestre 2020/2. Elas estão disponibilizadas no site do programa e no edital para aluno especial.

O candidato somente poderá se inscrever em uma única disciplina. Poderão se candidatar às vagas portadores de Diploma ou Certidão de Conclusão de curso de graduação em Letras ou áreas afins, ou possuidores de títulos de mestrado, no caso das disciplinas oferecidas no doutorado. As inscrições estão sendo feitas exclusivamente pelo e-mail ppgli.uepb@gmail.com e a publicação do resultado da seleção será publicado no dia 14 de setembro.

As regras para a candidatura às vagas de alunos especiais e demais informações sobre a seleção estão disponíveis no edital, que pode ser conferido na íntegra clicando AQUI.

Texto: Juliana Rosas

O post Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da UEPB divulga chamada para alunos especiais apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou sua chamada de seleção para o preenchimento das vagas de alunos especiais que desejem cursar disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutorado no semestre 2020/2. As inscrições estão abertas até o dia 10 de setembro. As vagas de aluno Leia Mais...

O post Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da UEPB divulga chamada para alunos especiais apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-09-04 13:29:45 [post_date] => 2020-09-04 13:29:45 [post_modified_gmt] => 2020-09-04 13:29:45 [post_modified] => 2020-09-04 13:29:45 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=57032 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/pos-graduacao-em-literatura-e-interculturalidade-divulga-chamada-para-alunos-especiais/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/pos-graduacao-em-literatura-e-interculturalidade-divulga-chamada-para-alunos-especiais/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/pos-graduacao-em-literatura-e-interculturalidade-divulga-chamada-para-alunos-especiais/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 73ddfa12dd07bac11aad73fcf51981d4 [1] => 8fffd12cd85679030f0f473602f1ff7c ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 [2] => 10 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => pos-graduacao-em-literatura-e-interculturalidade-divulga-chamada-para-alunos-especiais )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da UEPB divulga chamada para alunos especiais

Array ( [post_title] => Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da UEPB divulga chamada para alunos especiais [post_content] =>

O Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou sua chamada de seleção para o preenchimento das vagas de alunos especiais que desejem cursar disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutorado no semestre 2020/2. As inscrições estão abertas até o dia 10 de setembro.

As vagas de aluno especial são aquelas oferecidas a interessados em cursar disciplinas isoladas em programas de pós-graduação, mas que não são alunos regulares dos cursos. Será ofertado um total de 12 vagas, sendo 10 para o Mestrado e duas para o Doutorado, distribuídas entre as diferentes disciplinas oferecidas pelo programa no semestre 2020/2. Elas estão disponibilizadas no site do programa e no edital para aluno especial.

O candidato somente poderá se inscrever em uma única disciplina. Poderão se candidatar às vagas portadores de Diploma ou Certidão de Conclusão de curso de graduação em Letras ou áreas afins, ou possuidores de títulos de mestrado, no caso das disciplinas oferecidas no doutorado. As inscrições estão sendo feitas exclusivamente pelo e-mail ppgli.uepb@gmail.com e a publicação do resultado da seleção será publicado no dia 14 de setembro.

As regras para a candidatura às vagas de alunos especiais e demais informações sobre a seleção estão disponíveis no edital, que pode ser conferido na íntegra clicando AQUI.

Texto: Juliana Rosas

O post Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da UEPB divulga chamada para alunos especiais apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou sua chamada de seleção para o preenchimento das vagas de alunos especiais que desejem cursar disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutorado no semestre 2020/2. As inscrições estão abertas até o dia 10 de setembro. As vagas de aluno Leia Mais...

O post Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da UEPB divulga chamada para alunos especiais apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-09-04 13:29:45 [post_date] => 2020-09-04 13:29:45 [post_modified_gmt] => 2020-09-04 13:29:45 [post_modified] => 2020-09-04 13:29:45 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=57032 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/pos-graduacao-em-literatura-e-interculturalidade-divulga-chamada-para-alunos-especiais/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/pos-graduacao-em-literatura-e-interculturalidade-divulga-chamada-para-alunos-especiais/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/pos-graduacao-em-literatura-e-interculturalidade-divulga-chamada-para-alunos-especiais/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 73ddfa12dd07bac11aad73fcf51981d4 [1] => 8fffd12cd85679030f0f473602f1ff7c ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 [2] => 10 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => pos-graduacao-em-literatura-e-interculturalidade-divulga-chamada-para-alunos-especiais )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

3ª Semana de Sociologia da UEPB será realizada de 3 a 7 de agosto através de plataformas digitais

Array ( [post_title] => 3ª Semana de Sociologia da UEPB será realizada de 3 a 7 de agosto através de plataformas digitais [post_content] =>

Entre os dias 3 e 7 de agosto, será realizada, de forma on-line, a 3ª Semana de Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os interessados em participar das atividades devem efetuar inscrição através de formulário eletrônico, clicando AQUI. Ao longo de toda a semana, através do Google Meet, serão promovidas palestras, mesas redondas e minicursos com temáticas diversas da área.

Na segunda-feira (3), das 14h às 16h, através do endereço https://www.youtube.com/watch?v=zzO_8p-LEY4, será realizado o minicurso “Ensino remoto emergencial e ensino híbrido na Educação Báscia: Diferenças, problemas e desafios no Ensino Médio”, com a participação dos professores José Cristóvão de Andrade, Iolanda Barbosa e Carlos Enrique Ruiz, todos da UEPB, além dos docentes Edgard Leitão, da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, e Catarina de Almeida Santos, da Universidade de Brasília (UnB).

Das 16h às 18h, no mesmo dia, o professor Leonardo Mota, da UEPB, coordena o minicurso “Populismo no Século XXI”, através da sala virtual meet.google.com/gty-crcb-iuy. Na terça-feira (4), das 14h às 15h, a professora Monalisa Ribeiro Gam, também da Universidade Estadual da Paraíba, a apresenta o tema “Sociologística: Afinal, para que me serve a Sociologia?”. A atividade será desenvolvida na sala virtual meet.google.com/kcj-jbnq-tvn. Na sequência, das 15h às 16h, os docentes Eduardo Jorge e Waltimar Rodrigues, ambos da UEPB, apresenta o tema “Por que Weber é tão atual?”, na sala virtual meet.google.com/uir-wfdo-mbp.

O minicurso “Grandes epidemias históricas e a negação dos direitos humanos” também acontece na terça-feira, das 16h às 18h, na sala virtual meet.google.com/ziu-vdbo-oru, com os docentes Jaqueline Michele França Martins, Cleoneide Moura do Nascimento e Nivaldo Gerôncio da Silva Filho, todos da UEPB. Na quarta-feira (5), das 14h às 15h, o tema “Uma leitura de Marx, Adorno, Baudrillard e Bauman – O consumismo no período da pandemia: comprar para quê?”, será apresentado pela professora Waltimar Rodrigues, por meio da sala virtual meet.google.com/tih-wdgc-hjv.

No mesmo dia, das 15h às 17h, será realizado o minicurso “Escrita Acadêmica: gêneros textuais e ferramentas úteis”, pela professora Natália de Campos, através da sala meet.google.com/gnv-afhs-bov. As experiências do Programa de Iniciação de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) serão apresentadas das 17h às 18h, na sala virtual meet.google.com/yud-diky-pfe.

“Quando a Universidade encontra a cidade – Projeto de extensão construindo cidade(s) fortalecendo a participação: planejamento, e processos comunitários de implantação das ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social) em Campina Grande – PB” será o tema apresentado pela professora Maria Jackeline Feitosa Carvalho e pela aluna Vandriely Rafaely Gomes, na quinta-feira (6), das 14h às 15h, na sala virtual meet.google.com/ead-pvft-yzw.

Haverá, ainda, no mesmo dia, os minicursos “Transcrições de si: desafios das ações afirmativas das populações brasileiras e indígenas em tempos de pandemia da Covid-19”, com a professora Jakeline Pereira Alves, das 15h às 17h, através da sala virtual meet.google.com/ksy-ywys-zfg; e “Pesquisa científico/acadêmica em Sistemas/Bancos de Dados Digitais”, com os professores Eugênio Vital Pereira Neto e Nivaldo Gerôncio da Silva Filho, das 17h às 19h, na sala meet.google.com/dmu-hdzw-pvp.

O último dia de atividades da 3ª Semana de Sociologia vai contar com a mesa redonda “Se reinventando na pandemia: relato de experiências”, com os discentes Débora Raquel de Souza Rocha, Lucas Truta, Rayanny Félix, Jardel e Carolina Carolino. A atividade acontece das 14h às 16h, no link do Youtube https://www.youtube.com/watch?v=hMmgqdwfXgQ.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail depcienciassociais@gsuite.uepb.edu.br.

Texto: Tatiana Brandão

O post 3ª Semana de Sociologia da UEPB será realizada de 3 a 7 de agosto através de plataformas digitais apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Entre os dias 3 e 7 de agosto, será realizada, de forma on-line, a 3ª Semana de Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os interessados em participar das atividades devem efetuar inscrição através de formulário eletrônico, clicando AQUI. Ao longo de toda a semana, através do Google Meet, serão promovidas palestras, mesas redondas e Leia Mais...

O post 3ª Semana de Sociologia da UEPB será realizada de 3 a 7 de agosto através de plataformas digitais apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-07-31 23:16:21 [post_date] => 2020-07-31 23:16:21 [post_modified_gmt] => 2020-07-31 23:16:21 [post_modified] => 2020-07-31 23:16:21 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=56642 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/3a-semana-de-sociologia-da-uepb-sera-realizada-de-3-a-7-de-agosto-atraves-de-plataformas-digitais/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/3a-semana-de-sociologia-da-uepb-sera-realizada-de-3-a-7-de-agosto-atraves-de-plataformas-digitais/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/3a-semana-de-sociologia-da-uepb-sera-realizada-de-3-a-7-de-agosto-atraves-de-plataformas-digitais/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 45edd95e402c0f7cb3f06126075b2d03 [1] => 2adbbab2bb2d014468f4da20d2ce1e3b ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => 3a-semana-de-sociologia-da-uepb-sera-realizada-de-3-a-7-de-agosto-atraves-de-plataformas-digitais )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :3ª Semana de Sociologia da UEPB será realizada de 3 a 7 de agosto através de plataformas digitais

Array ( [post_title] => 3ª Semana de Sociologia da UEPB será realizada de 3 a 7 de agosto através de plataformas digitais [post_content] =>

Entre os dias 3 e 7 de agosto, será realizada, de forma on-line, a 3ª Semana de Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os interessados em participar das atividades devem efetuar inscrição através de formulário eletrônico, clicando AQUI. Ao longo de toda a semana, através do Google Meet, serão promovidas palestras, mesas redondas e minicursos com temáticas diversas da área.

Na segunda-feira (3), das 14h às 16h, através do endereço https://www.youtube.com/watch?v=zzO_8p-LEY4, será realizado o minicurso “Ensino remoto emergencial e ensino híbrido na Educação Báscia: Diferenças, problemas e desafios no Ensino Médio”, com a participação dos professores José Cristóvão de Andrade, Iolanda Barbosa e Carlos Enrique Ruiz, todos da UEPB, além dos docentes Edgard Leitão, da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, e Catarina de Almeida Santos, da Universidade de Brasília (UnB).

Das 16h às 18h, no mesmo dia, o professor Leonardo Mota, da UEPB, coordena o minicurso “Populismo no Século XXI”, através da sala virtual meet.google.com/gty-crcb-iuy. Na terça-feira (4), das 14h às 15h, a professora Monalisa Ribeiro Gam, também da Universidade Estadual da Paraíba, a apresenta o tema “Sociologística: Afinal, para que me serve a Sociologia?”. A atividade será desenvolvida na sala virtual meet.google.com/kcj-jbnq-tvn. Na sequência, das 15h às 16h, os docentes Eduardo Jorge e Waltimar Rodrigues, ambos da UEPB, apresenta o tema “Por que Weber é tão atual?”, na sala virtual meet.google.com/uir-wfdo-mbp.

O minicurso “Grandes epidemias históricas e a negação dos direitos humanos” também acontece na terça-feira, das 16h às 18h, na sala virtual meet.google.com/ziu-vdbo-oru, com os docentes Jaqueline Michele França Martins, Cleoneide Moura do Nascimento e Nivaldo Gerôncio da Silva Filho, todos da UEPB. Na quarta-feira (5), das 14h às 15h, o tema “Uma leitura de Marx, Adorno, Baudrillard e Bauman – O consumismo no período da pandemia: comprar para quê?”, será apresentado pela professora Waltimar Rodrigues, por meio da sala virtual meet.google.com/tih-wdgc-hjv.

No mesmo dia, das 15h às 17h, será realizado o minicurso “Escrita Acadêmica: gêneros textuais e ferramentas úteis”, pela professora Natália de Campos, através da sala meet.google.com/gnv-afhs-bov. As experiências do Programa de Iniciação de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) serão apresentadas das 17h às 18h, na sala virtual meet.google.com/yud-diky-pfe.

“Quando a Universidade encontra a cidade – Projeto de extensão construindo cidade(s) fortalecendo a participação: planejamento, e processos comunitários de implantação das ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social) em Campina Grande – PB” será o tema apresentado pela professora Maria Jackeline Feitosa Carvalho e pela aluna Vandriely Rafaely Gomes, na quinta-feira (6), das 14h às 15h, na sala virtual meet.google.com/ead-pvft-yzw.

Haverá, ainda, no mesmo dia, os minicursos “Transcrições de si: desafios das ações afirmativas das populações brasileiras e indígenas em tempos de pandemia da Covid-19”, com a professora Jakeline Pereira Alves, das 15h às 17h, através da sala virtual meet.google.com/ksy-ywys-zfg; e “Pesquisa científico/acadêmica em Sistemas/Bancos de Dados Digitais”, com os professores Eugênio Vital Pereira Neto e Nivaldo Gerôncio da Silva Filho, das 17h às 19h, na sala meet.google.com/dmu-hdzw-pvp.

O último dia de atividades da 3ª Semana de Sociologia vai contar com a mesa redonda “Se reinventando na pandemia: relato de experiências”, com os discentes Débora Raquel de Souza Rocha, Lucas Truta, Rayanny Félix, Jardel e Carolina Carolino. A atividade acontece das 14h às 16h, no link do Youtube https://www.youtube.com/watch?v=hMmgqdwfXgQ.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail depcienciassociais@gsuite.uepb.edu.br.

Texto: Tatiana Brandão

O post 3ª Semana de Sociologia da UEPB será realizada de 3 a 7 de agosto através de plataformas digitais apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Entre os dias 3 e 7 de agosto, será realizada, de forma on-line, a 3ª Semana de Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os interessados em participar das atividades devem efetuar inscrição através de formulário eletrônico, clicando AQUI. Ao longo de toda a semana, através do Google Meet, serão promovidas palestras, mesas redondas e Leia Mais...

O post 3ª Semana de Sociologia da UEPB será realizada de 3 a 7 de agosto através de plataformas digitais apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-07-31 23:16:21 [post_date] => 2020-07-31 23:16:21 [post_modified_gmt] => 2020-07-31 23:16:21 [post_modified] => 2020-07-31 23:16:21 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=56642 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/3a-semana-de-sociologia-da-uepb-sera-realizada-de-3-a-7-de-agosto-atraves-de-plataformas-digitais/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/3a-semana-de-sociologia-da-uepb-sera-realizada-de-3-a-7-de-agosto-atraves-de-plataformas-digitais/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/3a-semana-de-sociologia-da-uepb-sera-realizada-de-3-a-7-de-agosto-atraves-de-plataformas-digitais/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 45edd95e402c0f7cb3f06126075b2d03 [1] => 2adbbab2bb2d014468f4da20d2ce1e3b ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => 3a-semana-de-sociologia-da-uepb-sera-realizada-de-3-a-7-de-agosto-atraves-de-plataformas-digitais )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Projeto Letramento Digital inscreve para grupo de estudos e cursos sobre internet como ferramenta didática

Array ( [post_title] => Projeto Letramento Digital inscreve para grupo de estudos e cursos sobre internet como ferramenta didática [post_content] =>

O projeto de extensão “Letramento Digital Docente”, coordenado pela professora Maria Lúcia Serafim, do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), inscreve, até o dia 10 de agosto, os interessados em participar de grupo de estudos e cursos sobre internet como ferramenta didática.

As inscrições para o grupo de estudos são voltadas a estudantes dos cursos de licenciaturas do Câmpus I da UEPB, em Campina Grande, e oferta 80 vagas. Já os cursos são voltados a professores dos cursos de licenciaturas do Câmpus I da UEPB, bem como para docentes da Educação Básica, sendo 50 vagas para cada público-alvo.

De acordo com a professora Lúcia Serafim, as atividades do grupo de estudos serão desenvolvidas pela plataforma Google Classroom e serão iniciadas no dia 17 de agosto. As aulas dos cursos serão ministradas através das plataformas Google Meet e Google Classroom, a partir do dia 18 de agosto, sempre às terças-feiras, das 15h às 17h, totalizando 20 horas/aula.

As inscrições para cada atividade estão sendo feitas através dos links abaixo:

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 9 8790-3368.

Texto: Tatiana Brandão

O post Projeto Letramento Digital inscreve para grupo de estudos e cursos sobre internet como ferramenta didática apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O projeto de extensão “Letramento Digital Docente”, coordenado pela professora Maria Lúcia Serafim, do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), inscreve, até o dia 10 de agosto, os interessados em participar de grupo de estudos e cursos sobre internet como ferramenta didática. As inscrições para o grupo de estudos são voltadas a Leia Mais...

O post Projeto Letramento Digital inscreve para grupo de estudos e cursos sobre internet como ferramenta didática apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-07-21 17:35:06 [post_date] => 2020-07-21 17:35:06 [post_modified_gmt] => 2020-07-21 17:35:06 [post_modified] => 2020-07-21 17:35:06 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=56502 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/projeto-letramento-digital-docente-inscreve-para-grupo-de-estudos-e-cursos-sobre-internet-como-ferramenta-didatica/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/projeto-letramento-digital-docente-inscreve-para-grupo-de-estudos-e-cursos-sobre-internet-como-ferramenta-didatica/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/projeto-letramento-digital-docente-inscreve-para-grupo-de-estudos-e-cursos-sobre-internet-como-ferramenta-didatica/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => ea4795709f9ab0ba7369b89fdc39be7f [1] => 8cc841f2a938b098db4814bc2bd63c98 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 [2] => 23 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => projeto-letramento-digital-inscreve-para-grupo-de-estudos-e-cursos-sobre-internet-como-ferramenta-didatica )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Projeto Letramento Digital inscreve para grupo de estudos e cursos sobre internet como ferramenta didática

Array ( [post_title] => Projeto Letramento Digital inscreve para grupo de estudos e cursos sobre internet como ferramenta didática [post_content] =>

O projeto de extensão “Letramento Digital Docente”, coordenado pela professora Maria Lúcia Serafim, do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), inscreve, até o dia 10 de agosto, os interessados em participar de grupo de estudos e cursos sobre internet como ferramenta didática.

As inscrições para o grupo de estudos são voltadas a estudantes dos cursos de licenciaturas do Câmpus I da UEPB, em Campina Grande, e oferta 80 vagas. Já os cursos são voltados a professores dos cursos de licenciaturas do Câmpus I da UEPB, bem como para docentes da Educação Básica, sendo 50 vagas para cada público-alvo.

De acordo com a professora Lúcia Serafim, as atividades do grupo de estudos serão desenvolvidas pela plataforma Google Classroom e serão iniciadas no dia 17 de agosto. As aulas dos cursos serão ministradas através das plataformas Google Meet e Google Classroom, a partir do dia 18 de agosto, sempre às terças-feiras, das 15h às 17h, totalizando 20 horas/aula.

As inscrições para cada atividade estão sendo feitas através dos links abaixo:

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 9 8790-3368.

Texto: Tatiana Brandão

O post Projeto Letramento Digital inscreve para grupo de estudos e cursos sobre internet como ferramenta didática apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O projeto de extensão “Letramento Digital Docente”, coordenado pela professora Maria Lúcia Serafim, do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), inscreve, até o dia 10 de agosto, os interessados em participar de grupo de estudos e cursos sobre internet como ferramenta didática. As inscrições para o grupo de estudos são voltadas a Leia Mais...

O post Projeto Letramento Digital inscreve para grupo de estudos e cursos sobre internet como ferramenta didática apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-07-21 17:35:06 [post_date] => 2020-07-21 17:35:06 [post_modified_gmt] => 2020-07-21 17:35:06 [post_modified] => 2020-07-21 17:35:06 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=56502 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/projeto-letramento-digital-docente-inscreve-para-grupo-de-estudos-e-cursos-sobre-internet-como-ferramenta-didatica/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/projeto-letramento-digital-docente-inscreve-para-grupo-de-estudos-e-cursos-sobre-internet-como-ferramenta-didatica/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/projeto-letramento-digital-docente-inscreve-para-grupo-de-estudos-e-cursos-sobre-internet-como-ferramenta-didatica/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => ea4795709f9ab0ba7369b89fdc39be7f [1] => 8cc841f2a938b098db4814bc2bd63c98 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 [2] => 23 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => projeto-letramento-digital-inscreve-para-grupo-de-estudos-e-cursos-sobre-internet-como-ferramenta-didatica )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Centro de Educação cria Comissão de Ações Solidárias para ampliar ações de combate aos efeitos da Covid-19

Array ( [post_title] => Centro de Educação cria Comissão de Ações Solidárias para ampliar ações de combate aos efeitos da Covid-19 [post_content] =>

Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o novo coronavírus como uma pandemia, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) passou a viabilizar uma série de ações que visam prevenir o contágio e minimizar os efeitos do vírus. Inspirado no envolvimento da Instituição nas ações de combate à Covid-19, o Centro de Educação (CEDUC) da Instituição, em reunião do Conselho de Centro (COC), na última quinta-feira (9), criou a “Comissão de Ações Solidárias em Educação”.

A Comissão, composta por professores, alunos e técnicos administrativos, foi criada com o objetivo de contribuir de forma solidária no desenvolvimento de ações diversas de apoio educacional junto às camadas mais vulneráveis da sociedade. Integram a Comissão, o diretor do CEDUC, Francisco de Assis Batista; o pró-reitor de Cultura, José Cristóvão de Andrade; o coordenador do Pró-Enem, Faustino Moura; a chefe do Departamento de Sociologia, Waltimar Lula; a chefe do Departamento de Geografia, Josandra Araújo Barreto de Melo; e o estudante Lucas Truta, representando os discentes. Além destes, a Coordenação da Comissão convidou para integrar a equipe o professor Agnaldo Barbosa, do Grupo Acauã da Serra; o ativista cultural José Luan; e o cordelista e técnico administrativo da UEPB, Josenildo Lima.

Coordenador da Comissão, professor José Cristóvão de Andrade conta que a ideia é ampliar e fortalecer o trabalho realizado pela UEPB no campo da solidariedade em todas as áreas de conhecimento. Ele salienta que alguns grupos de estudantes e professores da Universidade já realizam ações de solidariedade em comunidades periféricas de Campina Grande, como Pedregal, Bairro do Quarenta e Santa Rosa. Agora, a proposta é fortalecer esse trabalho e aproximar ainda mais a Universidade dessas comunidades, com todos os cuidados devidos e obedecendo as medidas de prevenção do contágio pelo novo coronavírus.

A Comissão também pretende ampliar os trabalhos sociais realizados por esses grupos, a exemplo da distribuição de cestas básicas e materiais de higiene. Haverá ainda intervenções culturais nas comunidades. Uma das atividades propostas é a realização de oficinas e cursinhos pela internet como forma de preparar os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica da cidade para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), durante o período de pandemia. Oficinas educativas voltadas para as questões ambientais e outros temas importantes nesse período de isolamento social também integram as atividades idealizadas pela Comissão.

Professor Andrade também destaca o papel que o Centro Artístico Cultural da UEPB terá nesse trabalho. Desde o início da pandemia, o CAC vem realizando oficinas e cursos on-line através do Canal PROCULT Cursos no Youtube. Essas atividades são abertas para alunos matriculados na UEPB e para a comunidade em geral. Eventos de cordéis, música, lives de artistas culturais também estão sendo apoiados pelo Centro. A ideia é que, a partir da implementação da Comissão de Ações Solidárias, essas ações sejam divulgadas ainda mais para abranger um número maior de pessoas, principalmente oriundas de comunidades carentes.

Texto: Severino Lopes

O post Centro de Educação cria Comissão de Ações Solidárias para ampliar ações de combate aos efeitos da Covid-19 apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o novo coronavírus como uma pandemia, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) passou a viabilizar uma série de ações que visam prevenir o contágio e minimizar os efeitos do vírus. Inspirado no envolvimento da Instituição nas ações de combate à Covid-19, o Centro de Educação (CEDUC) Leia Mais...

O post Centro de Educação cria Comissão de Ações Solidárias para ampliar ações de combate aos efeitos da Covid-19 apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-07-10 15:42:56 [post_date] => 2020-07-10 15:42:56 [post_modified_gmt] => 2020-07-10 15:42:56 [post_modified] => 2020-07-10 15:42:56 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=56294 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-educacao-da-uepb-cria-comissao-de-acoes-solidarias-para-ampliar-acoes-de-combate-aos-efeitos-da-covid-19/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-educacao-da-uepb-cria-comissao-de-acoes-solidarias-para-ampliar-acoes-de-combate-aos-efeitos-da-covid-19/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-educacao-da-uepb-cria-comissao-de-acoes-solidarias-para-ampliar-acoes-de-combate-aos-efeitos-da-covid-19/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => b5f9adcf9c66cf2f8e41206c68c3c247 [1] => 7b9c621f67da6340fe71f190025f88dc ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 51 [2] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-educacao-da-uepb-cria-comissao-de-acoes-solidarias-para-ampliar-acoes-de-combate-aos-efeitos-da-covid-19 )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Centro de Educação cria Comissão de Ações Solidárias para ampliar ações de combate aos efeitos da Covid-19

Array ( [post_title] => Centro de Educação cria Comissão de Ações Solidárias para ampliar ações de combate aos efeitos da Covid-19 [post_content] =>

Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o novo coronavírus como uma pandemia, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) passou a viabilizar uma série de ações que visam prevenir o contágio e minimizar os efeitos do vírus. Inspirado no envolvimento da Instituição nas ações de combate à Covid-19, o Centro de Educação (CEDUC) da Instituição, em reunião do Conselho de Centro (COC), na última quinta-feira (9), criou a “Comissão de Ações Solidárias em Educação”.

A Comissão, composta por professores, alunos e técnicos administrativos, foi criada com o objetivo de contribuir de forma solidária no desenvolvimento de ações diversas de apoio educacional junto às camadas mais vulneráveis da sociedade. Integram a Comissão, o diretor do CEDUC, Francisco de Assis Batista; o pró-reitor de Cultura, José Cristóvão de Andrade; o coordenador do Pró-Enem, Faustino Moura; a chefe do Departamento de Sociologia, Waltimar Lula; a chefe do Departamento de Geografia, Josandra Araújo Barreto de Melo; e o estudante Lucas Truta, representando os discentes. Além destes, a Coordenação da Comissão convidou para integrar a equipe o professor Agnaldo Barbosa, do Grupo Acauã da Serra; o ativista cultural José Luan; e o cordelista e técnico administrativo da UEPB, Josenildo Lima.

Coordenador da Comissão, professor José Cristóvão de Andrade conta que a ideia é ampliar e fortalecer o trabalho realizado pela UEPB no campo da solidariedade em todas as áreas de conhecimento. Ele salienta que alguns grupos de estudantes e professores da Universidade já realizam ações de solidariedade em comunidades periféricas de Campina Grande, como Pedregal, Bairro do Quarenta e Santa Rosa. Agora, a proposta é fortalecer esse trabalho e aproximar ainda mais a Universidade dessas comunidades, com todos os cuidados devidos e obedecendo as medidas de prevenção do contágio pelo novo coronavírus.

A Comissão também pretende ampliar os trabalhos sociais realizados por esses grupos, a exemplo da distribuição de cestas básicas e materiais de higiene. Haverá ainda intervenções culturais nas comunidades. Uma das atividades propostas é a realização de oficinas e cursinhos pela internet como forma de preparar os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica da cidade para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), durante o período de pandemia. Oficinas educativas voltadas para as questões ambientais e outros temas importantes nesse período de isolamento social também integram as atividades idealizadas pela Comissão.

Professor Andrade também destaca o papel que o Centro Artístico Cultural da UEPB terá nesse trabalho. Desde o início da pandemia, o CAC vem realizando oficinas e cursos on-line através do Canal PROCULT Cursos no Youtube. Essas atividades são abertas para alunos matriculados na UEPB e para a comunidade em geral. Eventos de cordéis, música, lives de artistas culturais também estão sendo apoiados pelo Centro. A ideia é que, a partir da implementação da Comissão de Ações Solidárias, essas ações sejam divulgadas ainda mais para abranger um número maior de pessoas, principalmente oriundas de comunidades carentes.

Texto: Severino Lopes

O post Centro de Educação cria Comissão de Ações Solidárias para ampliar ações de combate aos efeitos da Covid-19 apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o novo coronavírus como uma pandemia, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) passou a viabilizar uma série de ações que visam prevenir o contágio e minimizar os efeitos do vírus. Inspirado no envolvimento da Instituição nas ações de combate à Covid-19, o Centro de Educação (CEDUC) Leia Mais...

O post Centro de Educação cria Comissão de Ações Solidárias para ampliar ações de combate aos efeitos da Covid-19 apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-07-10 15:42:56 [post_date] => 2020-07-10 15:42:56 [post_modified_gmt] => 2020-07-10 15:42:56 [post_modified] => 2020-07-10 15:42:56 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=56294 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-educacao-da-uepb-cria-comissao-de-acoes-solidarias-para-ampliar-acoes-de-combate-aos-efeitos-da-covid-19/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-educacao-da-uepb-cria-comissao-de-acoes-solidarias-para-ampliar-acoes-de-combate-aos-efeitos-da-covid-19/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-educacao-da-uepb-cria-comissao-de-acoes-solidarias-para-ampliar-acoes-de-combate-aos-efeitos-da-covid-19/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => b5f9adcf9c66cf2f8e41206c68c3c247 [1] => 7b9c621f67da6340fe71f190025f88dc ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 51 [2] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-educacao-da-uepb-cria-comissao-de-acoes-solidarias-para-ampliar-acoes-de-combate-aos-efeitos-da-covid-19 )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Coordenação de Letras/Português do Câmpus I informa sobre canais para atendimento remoto de alunos

Array ( [post_title] => Coordenação de Letras/Português do Câmpus I informa sobre canais para atendimento remoto de alunos [post_content] =>

A Coordenação do Curso de Letras/Português do Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, informa que está disponibilizando dois canais de interação para atender os graduandos durante o período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais, devido à pandemia de Covid-19.

O atendimento de forma síncrona será realizado das 8h às 11h, nas segundas, terças e sextas-feiras, pela plataforma Google Meet, no endereço https://meet.google.com/cod-ucim-xyr. Já o atendimento assíncrono será feito pelo e-mail coord.letrasportugues.ceduc@setor.uepb.edu.br.

A Coordenação informa, ainda, que disponibiliza a página https://coordenacaoportugues.wixsite.com/letrasportuguesuepb, por meio da qual os graduandos podem ter acesso às notícias recentes relacionadas ao Curso.

A partir do dia 20 de julho será informado novo horário de atendimento da Coordenação, uma vez que esta data corresponde ao início das matrículas para a Etapa 2 do processo de ensino remoto.

O post Coordenação de Letras/Português do Câmpus I informa sobre canais para atendimento remoto de alunos apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Coordenação do Curso de Letras/Português do Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, informa que está disponibilizando dois canais de interação para atender os graduandos durante o período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais, devido à pandemia de Covid-19. O atendimento de forma síncrona será realizado das 8h às 11h, Leia Mais...

O post Coordenação de Letras/Português do Câmpus I informa sobre canais para atendimento remoto de alunos apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-07-10 13:05:49 [post_date] => 2020-07-10 13:05:49 [post_modified_gmt] => 2020-07-10 13:05:49 [post_modified] => 2020-07-10 13:05:49 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=56281 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/coordenacao-do-curso-de-letras-portugues-do-campus-i-informa-sobre-canais-para-atendimento-de-alunos/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/coordenacao-do-curso-de-letras-portugues-do-campus-i-informa-sobre-canais-para-atendimento-de-alunos/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/coordenacao-do-curso-de-letras-portugues-do-campus-i-informa-sobre-canais-para-atendimento-de-alunos/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => abd77ef1695864738f24c13c9221c40d [1] => 0e47fc060210e4cdf61a1a540ec69a35 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 51 [2] => 3 [3] => 13 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => coordenacao-do-curso-de-letras-portugues-do-campus-i-informa-sobre-canais-para-atendimento-de-alunos )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Coordenação de Letras/Português do Câmpus I informa sobre canais para atendimento remoto de alunos

Array ( [post_title] => Coordenação de Letras/Português do Câmpus I informa sobre canais para atendimento remoto de alunos [post_content] =>

A Coordenação do Curso de Letras/Português do Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, informa que está disponibilizando dois canais de interação para atender os graduandos durante o período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais, devido à pandemia de Covid-19.

O atendimento de forma síncrona será realizado das 8h às 11h, nas segundas, terças e sextas-feiras, pela plataforma Google Meet, no endereço https://meet.google.com/cod-ucim-xyr. Já o atendimento assíncrono será feito pelo e-mail coord.letrasportugues.ceduc@setor.uepb.edu.br.

A Coordenação informa, ainda, que disponibiliza a página https://coordenacaoportugues.wixsite.com/letrasportuguesuepb, por meio da qual os graduandos podem ter acesso às notícias recentes relacionadas ao Curso.

A partir do dia 20 de julho será informado novo horário de atendimento da Coordenação, uma vez que esta data corresponde ao início das matrículas para a Etapa 2 do processo de ensino remoto.

O post Coordenação de Letras/Português do Câmpus I informa sobre canais para atendimento remoto de alunos apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Coordenação do Curso de Letras/Português do Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, informa que está disponibilizando dois canais de interação para atender os graduandos durante o período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais, devido à pandemia de Covid-19. O atendimento de forma síncrona será realizado das 8h às 11h, Leia Mais...

O post Coordenação de Letras/Português do Câmpus I informa sobre canais para atendimento remoto de alunos apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-07-10 13:05:49 [post_date] => 2020-07-10 13:05:49 [post_modified_gmt] => 2020-07-10 13:05:49 [post_modified] => 2020-07-10 13:05:49 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=56281 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/coordenacao-do-curso-de-letras-portugues-do-campus-i-informa-sobre-canais-para-atendimento-de-alunos/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/coordenacao-do-curso-de-letras-portugues-do-campus-i-informa-sobre-canais-para-atendimento-de-alunos/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/coordenacao-do-curso-de-letras-portugues-do-campus-i-informa-sobre-canais-para-atendimento-de-alunos/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => abd77ef1695864738f24c13c9221c40d [1] => 0e47fc060210e4cdf61a1a540ec69a35 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 51 [2] => 3 [3] => 13 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => coordenacao-do-curso-de-letras-portugues-do-campus-i-informa-sobre-canais-para-atendimento-de-alunos )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba chega a 50ª defesa de dissertação

Array ( [post_title] => Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba chega a 50ª defesa de dissertação [post_content] =>

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) chegou a sua 50ª defesa de dissertação, com trabalho apresentado no dia 29 de junho, pela mestranda Elinadja Fonsêca Silva, orientada pela professora Silvana Mara. Devido à pandemia do novo coronavírus, a defesa foi realizada de forma virtual, através da plataforma Google Meet.

Com o título “Organização feminista no levante popular da juventude: análise da construção do feminismo”, a dissertação passou pelo crivo da banca examinadora formada pelas professoras Sheyla Suely de Souza Silva (UEPB), Rita de Lourdes de Lima (UFRN) e Andrea Lima da Silva (UFRN). A coordenadora do programa, professora Moema Amélia Serpa, disse que essa marca traduz a qualidade do Mestrado e frisou que os temas abordados nas dissertações têm contribuído para enriquecer a formação do profissional de Serviço Social.

A coordenadora adjunta do programa, professora Jordeana Davi Pereira, lembrou que o PPGSS foi criado em 2013 e, desde então, tem dado grande contribuição na formação dos assistentes sociais. “O PPGSS felicita a discente e celebra esse marco importante para o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UEPB, diante dos ataques à universidade pública, especialmente na pós-graduação, que vem sofrendo grandes desmontes tanto que no diz respeito aos recursos quanto à desqualificação da ciência e da pesquisa”, observou.

A coordenadora adjunta enfatizou que o PPGSS, ao longo desses sete anos, vem contribuindo com o desenvolvimento do Estado da Paraíba com reflexões e pesquisas que revelam as expressões da questão social como a desigualdade social, o desemprego, as políticas sociais, especialmente estudando as políticas de ajuste fiscal e sua repercussão. Também tem contribuído para a formação e o exercício do assistente social, além de propor debates em tornos de temas como gênero, etnias, raça e sexualidade.

Jordeana enfatizou, ainda, que a 50ª dissertação marca um momento importante no Programa, que é preciso celebrar, mas continuar na luta e resistência pela sua consolidação. A Pós-Graduação em Serviço Social, em nível de Mestrado Acadêmico, estrutura-se na área de concentração “Serviço Social, Questão Social e Direitos Sociais”. O programa contempla duas linhas de pesquisa: “Serviço Social, Estado, Trabalho e Políticas Sociais” e “Gênero, Diversidade e Relações de Poder.

O Mestrado em Serviço Social da UEPB tem como objetivo formar pessoal qualificado para o exercício da pesquisa e para o exercício do magistério superior em Serviço Social e áreas afins, bem como formar pesquisadores e docentes que atendam, qualitativa e quantitativamente, à expansão da interiorização do ensino de Serviço Social na região Nordeste e, particularmente, na Paraíba, além de preparar pesquisadores que desenvolvam conhecimentos relativos à realidade social e às exigências de intervenção nessa realidade.

Texto: Severino Lopes

O post Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba chega a 50ª defesa de dissertação apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) chegou a sua 50ª defesa de dissertação, com trabalho apresentado no dia 29 de junho, pela mestranda Elinadja Fonsêca Silva, orientada pela professora Silvana Mara. Devido à pandemia do novo coronavírus, a defesa foi realizada de forma virtual, através da plataforma Leia Mais...

O post Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba chega a 50ª defesa de dissertação apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-07-02 14:52:36 [post_date] => 2020-07-02 14:52:36 [post_modified_gmt] => 2020-07-02 14:52:36 [post_modified] => 2020-07-02 14:52:36 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=56182 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/programa-de-pos-graduacao-em-servico-social-da-universidade-estadual-da-paraiba-chega-a-50a-defesa-de-dissertacao/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/programa-de-pos-graduacao-em-servico-social-da-universidade-estadual-da-paraiba-chega-a-50a-defesa-de-dissertacao/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/programa-de-pos-graduacao-em-servico-social-da-universidade-estadual-da-paraiba-chega-a-50a-defesa-de-dissertacao/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => d1470e4e28a50663716085e1963a5433 [1] => dc05edd8ce1dbbd1f5b3d3522eb25ba0 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 [2] => 10 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => programa-de-pos-graduacao-em-servico-social-da-universidade-estadual-da-paraiba-chega-a-50a-defesa-de-dissertacao )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba chega a 50ª defesa de dissertação

Array ( [post_title] => Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba chega a 50ª defesa de dissertação [post_content] =>

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) chegou a sua 50ª defesa de dissertação, com trabalho apresentado no dia 29 de junho, pela mestranda Elinadja Fonsêca Silva, orientada pela professora Silvana Mara. Devido à pandemia do novo coronavírus, a defesa foi realizada de forma virtual, através da plataforma Google Meet.

Com o título “Organização feminista no levante popular da juventude: análise da construção do feminismo”, a dissertação passou pelo crivo da banca examinadora formada pelas professoras Sheyla Suely de Souza Silva (UEPB), Rita de Lourdes de Lima (UFRN) e Andrea Lima da Silva (UFRN). A coordenadora do programa, professora Moema Amélia Serpa, disse que essa marca traduz a qualidade do Mestrado e frisou que os temas abordados nas dissertações têm contribuído para enriquecer a formação do profissional de Serviço Social.

A coordenadora adjunta do programa, professora Jordeana Davi Pereira, lembrou que o PPGSS foi criado em 2013 e, desde então, tem dado grande contribuição na formação dos assistentes sociais. “O PPGSS felicita a discente e celebra esse marco importante para o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UEPB, diante dos ataques à universidade pública, especialmente na pós-graduação, que vem sofrendo grandes desmontes tanto que no diz respeito aos recursos quanto à desqualificação da ciência e da pesquisa”, observou.

A coordenadora adjunta enfatizou que o PPGSS, ao longo desses sete anos, vem contribuindo com o desenvolvimento do Estado da Paraíba com reflexões e pesquisas que revelam as expressões da questão social como a desigualdade social, o desemprego, as políticas sociais, especialmente estudando as políticas de ajuste fiscal e sua repercussão. Também tem contribuído para a formação e o exercício do assistente social, além de propor debates em tornos de temas como gênero, etnias, raça e sexualidade.

Jordeana enfatizou, ainda, que a 50ª dissertação marca um momento importante no Programa, que é preciso celebrar, mas continuar na luta e resistência pela sua consolidação. A Pós-Graduação em Serviço Social, em nível de Mestrado Acadêmico, estrutura-se na área de concentração “Serviço Social, Questão Social e Direitos Sociais”. O programa contempla duas linhas de pesquisa: “Serviço Social, Estado, Trabalho e Políticas Sociais” e “Gênero, Diversidade e Relações de Poder.

O Mestrado em Serviço Social da UEPB tem como objetivo formar pessoal qualificado para o exercício da pesquisa e para o exercício do magistério superior em Serviço Social e áreas afins, bem como formar pesquisadores e docentes que atendam, qualitativa e quantitativamente, à expansão da interiorização do ensino de Serviço Social na região Nordeste e, particularmente, na Paraíba, além de preparar pesquisadores que desenvolvam conhecimentos relativos à realidade social e às exigências de intervenção nessa realidade.

Texto: Severino Lopes

O post Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba chega a 50ª defesa de dissertação apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) chegou a sua 50ª defesa de dissertação, com trabalho apresentado no dia 29 de junho, pela mestranda Elinadja Fonsêca Silva, orientada pela professora Silvana Mara. Devido à pandemia do novo coronavírus, a defesa foi realizada de forma virtual, através da plataforma Leia Mais...

O post Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba chega a 50ª defesa de dissertação apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-07-02 14:52:36 [post_date] => 2020-07-02 14:52:36 [post_modified_gmt] => 2020-07-02 14:52:36 [post_modified] => 2020-07-02 14:52:36 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=56182 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/programa-de-pos-graduacao-em-servico-social-da-universidade-estadual-da-paraiba-chega-a-50a-defesa-de-dissertacao/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/programa-de-pos-graduacao-em-servico-social-da-universidade-estadual-da-paraiba-chega-a-50a-defesa-de-dissertacao/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/programa-de-pos-graduacao-em-servico-social-da-universidade-estadual-da-paraiba-chega-a-50a-defesa-de-dissertacao/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => d1470e4e28a50663716085e1963a5433 [1] => dc05edd8ce1dbbd1f5b3d3522eb25ba0 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 [2] => 10 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => programa-de-pos-graduacao-em-servico-social-da-universidade-estadual-da-paraiba-chega-a-50a-defesa-de-dissertacao )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Atividades do projeto “Docentes de Línguas em Formação para o Ensino Remoto” serão iniciadas dia 29 de junho

Array ( [post_title] => Atividades do projeto “Docentes de Línguas em Formação para o Ensino Remoto” serão iniciadas dia 29 de junho [post_content] =>

Com a proposta de oferecer formação inicial e continuada voltada para professores da Educação Básica das redes pública e privada, no contexto do ensino remoto emergencial, os cursos de Letras/Português, Letras/Inglês e Letras/Espanhol do Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) iniciam, no dia 29 de junho, as atividades do projeto “Docentes de Línguas em Formação para o Ensino Remoto”.

O levantamento das necessidades dos professores da Educação Básica no âmbito do ensino remoto foi feito por meio de um “Questionário de Sondagem”, no período de 11 a 16 de junho, que foi respondido por mais de 500 docentes de línguas de escolas particulares e públicas da Paraíba. No momento, a equipe do projeto está recebendo, até o dia 25 de junho, as inscrições dos professores que desejam participar da formação. O link para inscrição foi enviado via e-mail para todos aqueles que responderam ao questionário.

A ideia do projeto é realizar oficinas, minicursos, rodas de conversas, palestras e atividades de suporte didático-metodológico que auxiliem os docentes no domínio das novas tecnologias de ensino para ministrar aulas remotas, diante do cenário de pandemia da Covid-19, que tem obrigado a população a cumprir o distanciamento social como medida de prevenção da doença.

De acordo com o cronograma inicial das atividades, no dia 29 de junho, será realizada a oficina “Google Meet”, com o professor Alessandro Giordano. No dia 1º de julho, o professor Alessandro também ministra a oficina “Google Classroom”. No dia 6 de julho, a professora Daniela Gomes abordará o tema “Uso de memes nas aulas remotas: uma proposta pedagógica”. Já no dia 15 de julho, haverá uma roda de conversa com docentes das áreas de Espanhol, Inglês e Português.

Ainda, conforme a programação, nos dias 20 e 22 de julho, será ofertado suporte didático e metodológico para os professores das áreas de Espanhol, Inglês e Português. Essa primeira etapa da formação será concluída no dia 29 de julho, com a mesa redonda “Ensino remoto emergencial”. Todas as atividades serão realizadas das 19h às 21h.

Integram a equipe do plano de ação de formação inicial e continuada os seguintes professores da UEPB: Telma Ferreira, Karyne Soares e Daniela Gomes (Letras/Inglês); Alessandro Giordano e Gilda Carneiro (Letras/Espanhol); Tatiana Fernandes e Iara Francisca (Letras/Português). Outras informações sobre o projeto podem ser acessadas no endereço eletrônico https://dolferletrasuepb.wixsite.com/dolfer.

Texto: Tatiana Brandão

O post Atividades do projeto “Docentes de Línguas em Formação para o Ensino Remoto” serão iniciadas dia 29 de junho apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Com a proposta de oferecer formação inicial e continuada voltada para professores da Educação Básica das redes pública e privada, no contexto do ensino remoto emergencial, os cursos de Letras/Português, Letras/Inglês e Letras/Espanhol do Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) iniciam, no dia 29 de junho, as atividades do projeto “Docentes de Línguas Leia Mais...

O post Atividades do projeto “Docentes de Línguas em Formação para o Ensino Remoto” serão iniciadas dia 29 de junho apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-06-19 14:30:20 [post_date] => 2020-06-19 14:30:20 [post_modified_gmt] => 2020-06-19 14:30:20 [post_modified] => 2020-06-19 14:30:20 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=56068 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/atividades-do-projeto-docentes-de-linguas-em-formacao-para-o-ensino-remoto-serao-iniciadas-dia-29-de-junho/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/atividades-do-projeto-docentes-de-linguas-em-formacao-para-o-ensino-remoto-serao-iniciadas-dia-29-de-junho/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/atividades-do-projeto-docentes-de-linguas-em-formacao-para-o-ensino-remoto-serao-iniciadas-dia-29-de-junho/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => ba23df521c2124d63c66b8a0fe59de9c [1] => 980da91ffdf78128b9ad5c4715e41021 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 51 [2] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => atividades-do-projeto-docentes-de-linguas-em-formacao-para-o-ensino-remoto-serao-iniciadas-dia-29-de-junho )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Atividades do projeto “Docentes de Línguas em Formação para o Ensino Remoto” serão iniciadas dia 29 de junho

Array ( [post_title] => Atividades do projeto “Docentes de Línguas em Formação para o Ensino Remoto” serão iniciadas dia 29 de junho [post_content] =>

Com a proposta de oferecer formação inicial e continuada voltada para professores da Educação Básica das redes pública e privada, no contexto do ensino remoto emergencial, os cursos de Letras/Português, Letras/Inglês e Letras/Espanhol do Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) iniciam, no dia 29 de junho, as atividades do projeto “Docentes de Línguas em Formação para o Ensino Remoto”.

O levantamento das necessidades dos professores da Educação Básica no âmbito do ensino remoto foi feito por meio de um “Questionário de Sondagem”, no período de 11 a 16 de junho, que foi respondido por mais de 500 docentes de línguas de escolas particulares e públicas da Paraíba. No momento, a equipe do projeto está recebendo, até o dia 25 de junho, as inscrições dos professores que desejam participar da formação. O link para inscrição foi enviado via e-mail para todos aqueles que responderam ao questionário.

A ideia do projeto é realizar oficinas, minicursos, rodas de conversas, palestras e atividades de suporte didático-metodológico que auxiliem os docentes no domínio das novas tecnologias de ensino para ministrar aulas remotas, diante do cenário de pandemia da Covid-19, que tem obrigado a população a cumprir o distanciamento social como medida de prevenção da doença.

De acordo com o cronograma inicial das atividades, no dia 29 de junho, será realizada a oficina “Google Meet”, com o professor Alessandro Giordano. No dia 1º de julho, o professor Alessandro também ministra a oficina “Google Classroom”. No dia 6 de julho, a professora Daniela Gomes abordará o tema “Uso de memes nas aulas remotas: uma proposta pedagógica”. Já no dia 15 de julho, haverá uma roda de conversa com docentes das áreas de Espanhol, Inglês e Português.

Ainda, conforme a programação, nos dias 20 e 22 de julho, será ofertado suporte didático e metodológico para os professores das áreas de Espanhol, Inglês e Português. Essa primeira etapa da formação será concluída no dia 29 de julho, com a mesa redonda “Ensino remoto emergencial”. Todas as atividades serão realizadas das 19h às 21h.

Integram a equipe do plano de ação de formação inicial e continuada os seguintes professores da UEPB: Telma Ferreira, Karyne Soares e Daniela Gomes (Letras/Inglês); Alessandro Giordano e Gilda Carneiro (Letras/Espanhol); Tatiana Fernandes e Iara Francisca (Letras/Português). Outras informações sobre o projeto podem ser acessadas no endereço eletrônico https://dolferletrasuepb.wixsite.com/dolfer.

Texto: Tatiana Brandão

O post Atividades do projeto “Docentes de Línguas em Formação para o Ensino Remoto” serão iniciadas dia 29 de junho apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Com a proposta de oferecer formação inicial e continuada voltada para professores da Educação Básica das redes pública e privada, no contexto do ensino remoto emergencial, os cursos de Letras/Português, Letras/Inglês e Letras/Espanhol do Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) iniciam, no dia 29 de junho, as atividades do projeto “Docentes de Línguas Leia Mais...

O post Atividades do projeto “Docentes de Línguas em Formação para o Ensino Remoto” serão iniciadas dia 29 de junho apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-06-19 14:30:20 [post_date] => 2020-06-19 14:30:20 [post_modified_gmt] => 2020-06-19 14:30:20 [post_modified] => 2020-06-19 14:30:20 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=56068 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/atividades-do-projeto-docentes-de-linguas-em-formacao-para-o-ensino-remoto-serao-iniciadas-dia-29-de-junho/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/atividades-do-projeto-docentes-de-linguas-em-formacao-para-o-ensino-remoto-serao-iniciadas-dia-29-de-junho/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/atividades-do-projeto-docentes-de-linguas-em-formacao-para-o-ensino-remoto-serao-iniciadas-dia-29-de-junho/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => ba23df521c2124d63c66b8a0fe59de9c [1] => 980da91ffdf78128b9ad5c4715e41021 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 51 [2] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => atividades-do-projeto-docentes-de-linguas-em-formacao-para-o-ensino-remoto-serao-iniciadas-dia-29-de-junho )