CEDUC

CEDUC

Centro de Educação

Letras e Artes

Sobre o Curso


– HISTÓRICO

O Curso de Letras originou-se com a criação da Faculdade de Filosofia, iniciando suas atividades no ano de 1955, autorizado pelo Decreto Nº 37.193, de 18 de abril de 1955, com o nome de Faculdade Católica de Filosofia de Campina Grande, mantida, então, pela Mitra Diocesana local. Em 1959, pelo Decreto Nº 45.820, de 16 de abril, a faculdade teve seus cursos de Letras, Anglo-germânicas e Neolatinas, reconhecidos. Em 24 de junho de 1963, foi autorizada a mudança de seu nome para Faculdade de Filosofia de Campina Grande, desvinculando-se, nesse período, da MitraDiocesana, para integrar-se à Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e da Técnica, entidade absorvida posteriormente pela Fundação Universidade Regional do Nordeste, criada sob os auspícios da Municipalidade, em 1966, através da Lei Nº 23, de 15 de março.
Posteriormente, foram criadas habilitações em Português/Inglês, com reconhecimento publicado em 17/04/1965, e em Português/Espanhol, em 1978. A habilitação em Português/Espanhol foi desativada pela Resolução 047/82 e os alunos que optaram por esta habilitação só tiveram seus diplomas reconhecidos através da portaria ministerial Nº 302, de 16 de março de 1988, publicada em D.O.U. em 18 de maio de 1988, seção I, p. 5.681.
O Curso de Letras da UEPB passou por várias reformas, tanto para se adequar às normas nacionais, quanto às exigências internas (composição e estruturação curriculares, habilitações, tipos de licenciatura-plena e/ou curta – e outras). Dentre essas reformas, citamos as resoluções CONSEPE/UEPB Nº 015/74 e Nº 021/74, que aprovaram a reformulação do Currículo do Curso de Licenciatura Curta. A Resolução CONSEPE/UEPB Nº 021/78 aprovou a inclusão da disciplina Dinâmica de Grupo, no Currículo de Licenciatura Plena, enquanto a Resolução CONSEPE/UEPB Nº 214/86 inclui sociologia I em 1993, passando o Curso de Letras por substancial reforma.
A Resolução CONSUNI/UEPB Nº 013/93, de 22 de dezembro de 1993, desmembrou as habilitações duplas Português/Francês e Português/Inglês, em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Licenciatura Plena em Língua Francesa e Licenciatura Plena em Língua Inglesa, justificando-se: a insatisfação dos alunos, por falta de aptidão para determinada língua; a atualização do Currículo, face à estrutura curricular de outras Universidades; a instalação da prática da opção, multiplicando as oportunidades para o aluno, de comparar e escolher; e o depoimento de professores egressos da habilitação dupla, que confirmavam o despreparo profissional, por força das circunstâncias oriundas das peculiaridades do Curso. Essa reformulação teve uma grande repercussão, inclusive havendo uma mudança significativa do elenco de disciplinas e em suas ementas. Esse projeto de reformulação, elaborado em julho de 1992 pelas professoras Maria da Felicidade Santos Silva (Coordenadora), Maria Divanira de Lima Arcoverde (Vice-Coordenadora) e Maria Lopes de Sousa, foi aperfeiçoado, após discussões com professores e alunos, culminando com apresentação de painel na VI Semana de Letras. A reformulação em pauta, com carga horária de 3.075 horas, foi dinamizada no primeiro semestre de 1994, quando coordenavam o Curso a professora Maria Divanira de Lima Arcoverde e a Professora Maria Lopes de Sousa.
Finalmente, a Resolução CONSEPE/UEPB Nº011/94 modificou, ainda, o Currículo do Curso, acrescentando Literatura Brasileira V e Literatura Paraibana; para os alunos que ingressassem a partir do semestre 95.1.
Além dessas reformulações curriculares, o Curso de Letras registra em seu histórico a criação de um Núcleo de Pesquisa em Literatura e Linguística – NUPELL –, com o objetivo de desenvolver atividades de extensão, transformadas em projetos que viessem beneficiar as comunidades, além de implementar projetos de pesquisa visando ao aprofundamento de estudos lingüísticos e literários. Aprovado pelo CONSEPE/UEPB em 25 de outubro de 1993, o NUPELL, sob a coordenação da professora Maria Divanira de Lima Arcoverde (nomeada para uma gestão de dois anos), se constitui em forte instrumento de dinamização do Curso de Letras, com caráter interdisciplinar e aberto a todos os Departamentos da UEPB para os docentes que se interessem a fazer parte de sua composição.
Dessa forma, o Curso de Letras, atendendo ao inciso II do artigo 53 da Lei 9394/96 (LDB), entrou com processo de renovação do Projeto Pedagógico para 1999, adequando-o “ao perfil do profissional de Letras e uma racionalização do tempo necessária à sua conclusão”. A proposta, organizada em torno de eixos, pretendia articular o conhecimento específico do Curso e o conhecimento da realidade social onde o graduado em Letras atuaria; integrando, de acordo com a Resolução 09/97 do CONSEPE/UEPB, atividades de ensino, pesquisa e extensão, necessárias à integralização do currículo, e remanejando conteúdos entre básicos, complementares e eletivos.
Com efeito, o Curso de Letras, atendendo a essa nova visão, desenvolveu suas atividades até o ano de 2006, obedecendo à implantação desse novo Projeto Pedagógico, com as habilitações em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, nos turnos manhã e noite, contemplando conteúdos referentes à formação de educador/ professor e de especialista/ pesquisador, atendendo às exigências da sociedade e preparando o educando para o futuro, como profissional da Área de Letras.
Acrescente-se que, apesar de o Projeto incluir Francês e Espanhol, essas habilitações não lograram êxito e apenas as habilitações em Língua Portuguesa e Língua Inglesa é que foram oferecidas, durante os anos de 1999 a 2006.

Chefias


Chefe do Departamento: Profa. Me. Amasile Coelho Lisboa da Costa

E-mail: amasilesousa@hotmail.com

Chefe Adjunta do Departamento:  Profa. Dra. Ludmila Mota de Figueiredo Porto

E-mail: ludmila_porto@yahoo.com.br

Coordenadora do Curso de Letras / Português: Profa. Dra. Iara Francisca Araújo Cavalcanti

E-mail: iarauepb@hotmail.com

Coordenadora Adjunta do Curso de Letras / Português: Profa. Dra. Dalva Lobão Assis

E-mail: dalvalob@hotmail.com

Coordenadora do Curso de Letras / Inglês: Profa. Me. Telma Sueli Farias Ferreira

E-mail: telmasff@hotmail.com

Coordenadora Adjunta do Curso de Letras / Inglês: Profa. Dra. Marta Furtado da Costa

E-mail: mrtacosta@gmail.com

Coordenadora do Curso de Letras / Espanhol: Profa. Dra. Cristina Bongestb

E-mail: cristinauepb1@gmail.com

Coordenadora Adjunta do Curso de Letras / Espanhol: Profa. Me. Luciene de Almeida Santos

E-mail: eneluc7@hotmail.com

Secretários


– Rilávia Almeida de Oliveira (Departamento) – Cursando Doutorado.

– Felipe Pereira Rodrigues (Departamento);

– Weldeciele Lima Gonçalves (Departamento);

– Yohanna Letícia Alípio de Sousa (Departamento);

– Lucielma de Oliveira B. Bagalhães de Moura (Coordenação de Letras / Português);

– Aymmée Silveira Santos (Coordenação de Letras / Português);

– André Sérgio Soares Guedes Trigueiro (Coordenação de Letras / Inglês);

– Arthur de Brito Leano (Coordenação de Letras / Espanhol);

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

1º Encontro Norte/Nordeste de Coordenadores de Português como Língua Estrangeira é sediado na UEPB

Array ( [post_title] => 1º Encontro Norte/Nordeste de Coordenadores de Português como Língua Estrangeira é sediado na UEPB [post_content] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está sediando, na Central de Integração Acadêmica, Câmpus de Campina Grande, o 1o Encontro Norte/Nordeste de Coordenadores de Português como Língua Estrangeira, evento que reúne representantes dos Núcleos de Línguas (NucLi) de universidades públicas e Institutos Federais destas duas regiões. Durante os dois dias de atividades, os participantes estão envolvidos com palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos e relatos de experiências.

Para abrir o evento, nesta segunda (29), e mostrar um pouco da cultura local, o Grupo Acauã da Serra, integrante do Núcleo de Cultura da UEPB, fez uma animada apresentação de ritmos nordestinos, no hall da Central de Integração Acadêmica. Em seguida, foi composta a mesa de abertura pelos professores Cláudio Lucena, coordenador de Relações Internacionais da UEPB; Viviane Bagio Furtoso, vice-presidente do Idioma sem Fronteiras (IsF/Português) no Brasil; Mariana Perez, coordenadora do IsF da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e Karyne Soares Duarte da Silveira, docente do Departamento de Letras da UEPB e responsável por trazer o IsF para a Instituição.

A UEPB faz parte do IsF desde 2014, inicialmente como centro aplicador de testes do TOEFL (exame de proficiência e nivelamento de língua inglesa). Hoje, a Universidade está cadastrada no IsF como Núcleo de Línguas, ofertando cursos de Inglês, Espanhol e Português como língua estrangeira para alunos que vêm do exterior. Até agora, já foram registrados 51 alunos de graduação e de pós-graduação oriundos do Timor Leste, além de dois franceses, uma argelina e um árabe.

A professora Marta Furtado da Costa, coordenadora do Núcleo de Línguas da UEPB, lembrou o caráter humanitário que o setor também agrega. “Hoje, temos turmas específicas para refugiados, sobretudo da Venezuela, em um grupo que vem sendo atendido pela Arquidiocese de Campina Grande”, explicou. “Dessa maneira, a UEPB vai além dos fins acadêmicos, alcançando também fins sociais”, acrescentou a docente.

Para Karyne Soares, “as ações do Núcleo são tão intensas, pela demanda, cronograma rigoroso e atividades, que há a sensação de estarmos funcionando há muito mais tempo do que estamos efetivamente”. Ela adiantou que o propósito é que ainda este ano ocorra uma expansão na formação, incluindo alunos da graduação de Letras/Português para serem professores do curso para estrangeiros.

Ambas consideram um privilégio sediar um evento como este na UEPB. “O objetivo é partilhar saberes, uma característica fundamental do programa, e percebemos que fazemos parte de um grande grupo em prol da internacionalização e de uma melhor capacitação docente”, frisou Karyne.

Brasil como destino para aprendizado de Português

Concentrada no atendimento aos estrangeiros que desejam aprender o Português como língua estrangeira, a vice-presidente do IsF/Português no Brasil, Viviane Bagio, afirma que esta não é uma área nova, mas que ultimamente ela tem crescido bastante e vem suprindo a demanda no atendimento aos estrangeiros, seja os que vêm para o Brasil ou os que permanecem no exterior.

“O Brasil tem sido procurado pelos estrangeiros que vêm às nossas universidades por diversos fatores, seja pelo Português ser nossa língua de instrução ou pela visibilidade do país, nossa cultura, clima, entre outros fatores”, destacou Viviane, alertando que apesar de o Brasil ser uma tendência em destinos, os intercâmbios ainda dependem das parcerias e acordos firmados entre as universidades.

Além disso, ela diz que o investimento em internacionalização ainda é muito tímido e que o Brasil reconhece pouco a importância de investimento na Língua Portuguesa como uma politica linguística, o que dificulta a inserção do Brasil nos outros países. “Agora estamos tentando iniciar um trabalho prévio, através de cursos on-line, com duração de 3 a 4 meses, voltados aos estrangeiros que desejam aprender nossa língua”, explica. Para ela, tal iniciativa aprimoraria as aulas presenciais e facilitaria a adaptação no processo de aprendizado.

Mariana Perez, da UFPB, informou que dentro do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) há uma ação específica, o “Letras sem Fronteiras” (LsF), coordenado por ela, cujo objetivo é fortalecer as licenciaturas em línguas estrangeiras e também o Português como segunda língua. “O LsF foi um programa piloto que aconteceu entre 2017 e 2018 para que pudéssemos enviar alunos de Letras aos Estados Unidos e, em contrapartida, para que os de lá viessem ao Brasil. Diferentemente do “Ciências sem Fronteiras”, focados em alunos das áreas de Ciências e Tecnologia, o LsF prevê a mobilidade e intercâmbio de alunos de Humanas que estão estudando para serem professores de Português para estrangeiros”, disse.

Neste ano de 2019, teve início o programa piloto do LsF que acontece em universidades do Canadá, lugares onde normalmente não há muita oferta de Português. “Esta é uma possibilidade de apresentar para eles o Português do Brasil e uma experiência para solidificar a base para que possamos criar projetos permanentes que atendam um número maior dos alunos dos cursos de Letras”, destacou Mariana.

Conforme as palestrantes, o IsF também tem o objetivo de preparar a comunidade acadêmica como um todo, para além da mobilidade. Os cursos oferecidos pelos núcleos das universidades, dos institutos federais e nas instituições parceiras vinculadas ao MEC oferecem essa preparação para receber da melhor maneira o aluno de fora.

Texto e fotos: Giuliana Rodrigues

O post 1º Encontro Norte/Nordeste de Coordenadores de Português como Língua Estrangeira é sediado na UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está sediando, na Central de Integração Acadêmica, Câmpus de Campina Grande, o 1o Encontro Norte/Nordeste de Coordenadores de Português como Língua Estrangeira, evento que reúne representantes dos Núcleos de Línguas (NucLi) de universidades públicas e Institutos Federais destas duas regiões. Durante os dois dias de atividades, os participantes estão Leia Mais...

O post 1º Encontro Norte/Nordeste de Coordenadores de Português como Língua Estrangeira é sediado na UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-04-30 11:42:21 [post_date] => 2019-04-30 11:42:21 [post_modified_gmt] => 2019-04-30 11:42:21 [post_modified] => 2019-04-30 11:42:21 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=48201 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/1o-encontro-norte-nordeste-de-coordenadores-de-portugues-como-lingua-estrangeira-e-sediado-na-uepb/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/1o-encontro-norte-nordeste-de-coordenadores-de-portugues-como-lingua-estrangeira-e-sediado-na-uepb/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/1o-encontro-norte-nordeste-de-coordenadores-de-portugues-como-lingua-estrangeira-e-sediado-na-uepb/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 9bd7ade561785477144e7a826dcc6241 [1] => 0bfbeeefe0c9173a94a383a1510944f7 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => 1o-encontro-norte-nordeste-de-coordenadores-de-portugues-como-lingua-estrangeira-e-sediado-na-uepb )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :1º Encontro Norte/Nordeste de Coordenadores de Português como Língua Estrangeira é sediado na UEPB

Array ( [post_title] => 1º Encontro Norte/Nordeste de Coordenadores de Português como Língua Estrangeira é sediado na UEPB [post_content] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está sediando, na Central de Integração Acadêmica, Câmpus de Campina Grande, o 1o Encontro Norte/Nordeste de Coordenadores de Português como Língua Estrangeira, evento que reúne representantes dos Núcleos de Línguas (NucLi) de universidades públicas e Institutos Federais destas duas regiões. Durante os dois dias de atividades, os participantes estão envolvidos com palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos e relatos de experiências.

Para abrir o evento, nesta segunda (29), e mostrar um pouco da cultura local, o Grupo Acauã da Serra, integrante do Núcleo de Cultura da UEPB, fez uma animada apresentação de ritmos nordestinos, no hall da Central de Integração Acadêmica. Em seguida, foi composta a mesa de abertura pelos professores Cláudio Lucena, coordenador de Relações Internacionais da UEPB; Viviane Bagio Furtoso, vice-presidente do Idioma sem Fronteiras (IsF/Português) no Brasil; Mariana Perez, coordenadora do IsF da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e Karyne Soares Duarte da Silveira, docente do Departamento de Letras da UEPB e responsável por trazer o IsF para a Instituição.

A UEPB faz parte do IsF desde 2014, inicialmente como centro aplicador de testes do TOEFL (exame de proficiência e nivelamento de língua inglesa). Hoje, a Universidade está cadastrada no IsF como Núcleo de Línguas, ofertando cursos de Inglês, Espanhol e Português como língua estrangeira para alunos que vêm do exterior. Até agora, já foram registrados 51 alunos de graduação e de pós-graduação oriundos do Timor Leste, além de dois franceses, uma argelina e um árabe.

A professora Marta Furtado da Costa, coordenadora do Núcleo de Línguas da UEPB, lembrou o caráter humanitário que o setor também agrega. “Hoje, temos turmas específicas para refugiados, sobretudo da Venezuela, em um grupo que vem sendo atendido pela Arquidiocese de Campina Grande”, explicou. “Dessa maneira, a UEPB vai além dos fins acadêmicos, alcançando também fins sociais”, acrescentou a docente.

Para Karyne Soares, “as ações do Núcleo são tão intensas, pela demanda, cronograma rigoroso e atividades, que há a sensação de estarmos funcionando há muito mais tempo do que estamos efetivamente”. Ela adiantou que o propósito é que ainda este ano ocorra uma expansão na formação, incluindo alunos da graduação de Letras/Português para serem professores do curso para estrangeiros.

Ambas consideram um privilégio sediar um evento como este na UEPB. “O objetivo é partilhar saberes, uma característica fundamental do programa, e percebemos que fazemos parte de um grande grupo em prol da internacionalização e de uma melhor capacitação docente”, frisou Karyne.

Brasil como destino para aprendizado de Português

Concentrada no atendimento aos estrangeiros que desejam aprender o Português como língua estrangeira, a vice-presidente do IsF/Português no Brasil, Viviane Bagio, afirma que esta não é uma área nova, mas que ultimamente ela tem crescido bastante e vem suprindo a demanda no atendimento aos estrangeiros, seja os que vêm para o Brasil ou os que permanecem no exterior.

“O Brasil tem sido procurado pelos estrangeiros que vêm às nossas universidades por diversos fatores, seja pelo Português ser nossa língua de instrução ou pela visibilidade do país, nossa cultura, clima, entre outros fatores”, destacou Viviane, alertando que apesar de o Brasil ser uma tendência em destinos, os intercâmbios ainda dependem das parcerias e acordos firmados entre as universidades.

Além disso, ela diz que o investimento em internacionalização ainda é muito tímido e que o Brasil reconhece pouco a importância de investimento na Língua Portuguesa como uma politica linguística, o que dificulta a inserção do Brasil nos outros países. “Agora estamos tentando iniciar um trabalho prévio, através de cursos on-line, com duração de 3 a 4 meses, voltados aos estrangeiros que desejam aprender nossa língua”, explica. Para ela, tal iniciativa aprimoraria as aulas presenciais e facilitaria a adaptação no processo de aprendizado.

Mariana Perez, da UFPB, informou que dentro do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) há uma ação específica, o “Letras sem Fronteiras” (LsF), coordenado por ela, cujo objetivo é fortalecer as licenciaturas em línguas estrangeiras e também o Português como segunda língua. “O LsF foi um programa piloto que aconteceu entre 2017 e 2018 para que pudéssemos enviar alunos de Letras aos Estados Unidos e, em contrapartida, para que os de lá viessem ao Brasil. Diferentemente do “Ciências sem Fronteiras”, focados em alunos das áreas de Ciências e Tecnologia, o LsF prevê a mobilidade e intercâmbio de alunos de Humanas que estão estudando para serem professores de Português para estrangeiros”, disse.

Neste ano de 2019, teve início o programa piloto do LsF que acontece em universidades do Canadá, lugares onde normalmente não há muita oferta de Português. “Esta é uma possibilidade de apresentar para eles o Português do Brasil e uma experiência para solidificar a base para que possamos criar projetos permanentes que atendam um número maior dos alunos dos cursos de Letras”, destacou Mariana.

Conforme as palestrantes, o IsF também tem o objetivo de preparar a comunidade acadêmica como um todo, para além da mobilidade. Os cursos oferecidos pelos núcleos das universidades, dos institutos federais e nas instituições parceiras vinculadas ao MEC oferecem essa preparação para receber da melhor maneira o aluno de fora.

Texto e fotos: Giuliana Rodrigues

O post 1º Encontro Norte/Nordeste de Coordenadores de Português como Língua Estrangeira é sediado na UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está sediando, na Central de Integração Acadêmica, Câmpus de Campina Grande, o 1o Encontro Norte/Nordeste de Coordenadores de Português como Língua Estrangeira, evento que reúne representantes dos Núcleos de Línguas (NucLi) de universidades públicas e Institutos Federais destas duas regiões. Durante os dois dias de atividades, os participantes estão Leia Mais...

O post 1º Encontro Norte/Nordeste de Coordenadores de Português como Língua Estrangeira é sediado na UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-04-30 11:42:21 [post_date] => 2019-04-30 11:42:21 [post_modified_gmt] => 2019-04-30 11:42:21 [post_modified] => 2019-04-30 11:42:21 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=48201 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/1o-encontro-norte-nordeste-de-coordenadores-de-portugues-como-lingua-estrangeira-e-sediado-na-uepb/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/1o-encontro-norte-nordeste-de-coordenadores-de-portugues-como-lingua-estrangeira-e-sediado-na-uepb/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/1o-encontro-norte-nordeste-de-coordenadores-de-portugues-como-lingua-estrangeira-e-sediado-na-uepb/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 9bd7ade561785477144e7a826dcc6241 [1] => 0bfbeeefe0c9173a94a383a1510944f7 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => 1o-encontro-norte-nordeste-de-coordenadores-de-portugues-como-lingua-estrangeira-e-sediado-na-uepb )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Departamento de Letras divulga resultado da primeira oferta do exame de proficiência em línguas estrangeiras

Array ( [post_title] => Departamento de Letras divulga resultado da primeira oferta do exame de proficiência em línguas estrangeiras [post_content] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Letras e Artes, divulgou nesta quinta-feira (25) o resultado da primeira oferta do ano para exame de proficiência em línguas estrangeiras (Inglês, Espanhol ou Francês), voltado aos alunos dos cursos de pós-graduação, professores e técnicos administrativos da Instituição. Aqueles que foram aprovados no exame devem solicitar a declaração de proficiência a partir desta sexta-feira (16).

Ao longo do ano, o Departamento de Letras fará outras duas ofertas do exame. A segunda oferta tem prazo de inscrição entre os dias 12 de julho e 2 de agosto e aplicação do exame no dia 13 de agosto. Já para a terceira oferta, as inscrições serão de 7 a 30 de outubro e aplicação do exame de proficiência no dia 6 de novembro. O exame tem 10 questões objetivas de compreensão de texto no idioma de escolha do candidato. Não é permitido o uso de qualquer fonte de consulta, a exemplo de dicionário, computador, aparelho celular, tablet, entre outros.

Confira os resultados da primeira oferta de proficiência:

Texto: Tatiana Brandão

O post Departamento de Letras divulga resultado da primeira oferta do exame de proficiência em línguas estrangeiras apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Letras e Artes, divulgou nesta quinta-feira (25) o resultado da primeira oferta do ano para exame de proficiência em línguas estrangeiras (Inglês, Espanhol ou Francês), voltado aos alunos dos cursos de pós-graduação, professores e técnicos administrativos da Instituição. Aqueles que foram aprovados no exame devem Leia Mais...

O post Departamento de Letras divulga resultado da primeira oferta do exame de proficiência em línguas estrangeiras apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-04-25 19:04:40 [post_date] => 2019-04-25 19:04:40 [post_modified_gmt] => 2019-04-25 19:04:40 [post_modified] => 2019-04-25 19:04:40 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=48138 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-divulga-resultado-da-primeira-oferta-do-exame-de-proficiencia-em-linguas-estrangeiras/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-divulga-resultado-da-primeira-oferta-do-exame-de-proficiencia-em-linguas-estrangeiras/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-divulga-resultado-da-primeira-oferta-do-exame-de-proficiencia-em-linguas-estrangeiras/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => d8b8465a31b3b8ba5cdf9529465154ea [1] => 2fc17db50fd1b9c3207a91eab53ae3c1 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => departamento-de-letras-divulga-resultado-da-primeira-oferta-do-exame-de-proficiencia-em-linguas-estrangeiras )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Departamento de Letras divulga resultado da primeira oferta do exame de proficiência em línguas estrangeiras

Array ( [post_title] => Departamento de Letras divulga resultado da primeira oferta do exame de proficiência em línguas estrangeiras [post_content] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Letras e Artes, divulgou nesta quinta-feira (25) o resultado da primeira oferta do ano para exame de proficiência em línguas estrangeiras (Inglês, Espanhol ou Francês), voltado aos alunos dos cursos de pós-graduação, professores e técnicos administrativos da Instituição. Aqueles que foram aprovados no exame devem solicitar a declaração de proficiência a partir desta sexta-feira (16).

Ao longo do ano, o Departamento de Letras fará outras duas ofertas do exame. A segunda oferta tem prazo de inscrição entre os dias 12 de julho e 2 de agosto e aplicação do exame no dia 13 de agosto. Já para a terceira oferta, as inscrições serão de 7 a 30 de outubro e aplicação do exame de proficiência no dia 6 de novembro. O exame tem 10 questões objetivas de compreensão de texto no idioma de escolha do candidato. Não é permitido o uso de qualquer fonte de consulta, a exemplo de dicionário, computador, aparelho celular, tablet, entre outros.

Confira os resultados da primeira oferta de proficiência:

Texto: Tatiana Brandão

O post Departamento de Letras divulga resultado da primeira oferta do exame de proficiência em línguas estrangeiras apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Letras e Artes, divulgou nesta quinta-feira (25) o resultado da primeira oferta do ano para exame de proficiência em línguas estrangeiras (Inglês, Espanhol ou Francês), voltado aos alunos dos cursos de pós-graduação, professores e técnicos administrativos da Instituição. Aqueles que foram aprovados no exame devem Leia Mais...

O post Departamento de Letras divulga resultado da primeira oferta do exame de proficiência em línguas estrangeiras apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-04-25 19:04:40 [post_date] => 2019-04-25 19:04:40 [post_modified_gmt] => 2019-04-25 19:04:40 [post_modified] => 2019-04-25 19:04:40 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=48138 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-divulga-resultado-da-primeira-oferta-do-exame-de-proficiencia-em-linguas-estrangeiras/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-divulga-resultado-da-primeira-oferta-do-exame-de-proficiencia-em-linguas-estrangeiras/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-divulga-resultado-da-primeira-oferta-do-exame-de-proficiencia-em-linguas-estrangeiras/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => d8b8465a31b3b8ba5cdf9529465154ea [1] => 2fc17db50fd1b9c3207a91eab53ae3c1 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => departamento-de-letras-divulga-resultado-da-primeira-oferta-do-exame-de-proficiencia-em-linguas-estrangeiras )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Pós em Literatura e Interculturalidade da UEPB oferta 10 vagas para formação de nova turma de Mestrado

Array ( [post_title] => Pós em Literatura e Interculturalidade da UEPB oferta 10 vagas para formação de nova turma de Mestrado [post_content] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está ofertando 10 vagas para formação da turma 2019.2 do Mestrado em Literatura e Interculturalidade da Instituição. As inscrições estão abertas até o dia 6 de maio, através do endereço eletrônico https://academico.uepb.edu.br/scapg/index.php/inscricoes. Dentro do prazo estabelecido, após o preenchimento do formulário online, o candidato deve entregar projeto de pesquisa em três vias impressas e uma em CD-ROM, além de Currículo Lattes com documentação comprobatória.

Os documentos exigidos no edital devem ser entregues na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade, localizada na Sala 313 da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, das 8h às 11h e das 13h às 15h30. No ato da inscrição, o candidato deve optar por uma das três linhas de pesquisa do Mestrado, que são: “Literatura, Memória e Estudos Culturais”, “Literatura e Hermenêutica” e “Literatura Comparada e Intermidialidade”.

A seleção constará de prova escrita, análise do projeto de pesquisa, arguição sobre o projeto de pesquisa, análise do Currículo Lattes e Prova de Proficiência em Língua Estrangeira. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 10 de junho. As matrículas dos alunos selecionados serão realizadas de 11 a 13 de junho. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3344-5304. Todos os detalhes do edital podem ser conferidos clicando AQUI.

Texto: Tatiana Brandão

O post Pós em Literatura e Interculturalidade da UEPB oferta 10 vagas para formação de nova turma de Mestrado apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está ofertando 10 vagas para formação da turma 2019.2 do Mestrado em Literatura e Interculturalidade da Instituição. As inscrições estão abertas até o dia 6 de maio, através do endereço eletrônico https://academico.uepb.edu.br/scapg/index.php/inscricoes. Dentro do prazo estabelecido, após o preenchimento do formulário online, o candidato deve entregar projeto de pesquisa Leia Mais...

O post Pós em Literatura e Interculturalidade da UEPB oferta 10 vagas para formação de nova turma de Mestrado apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-04-16 18:34:33 [post_date] => 2019-04-16 18:34:33 [post_modified_gmt] => 2019-04-16 18:34:33 [post_modified] => 2019-04-16 18:34:33 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=47963 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/pos-em-literatura-e-interculturalidade-da-uepb-oferta-10-vagas-para-formacao-de-nova-turma-de-mestrado/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/pos-em-literatura-e-interculturalidade-da-uepb-oferta-10-vagas-para-formacao-de-nova-turma-de-mestrado/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/pos-em-literatura-e-interculturalidade-da-uepb-oferta-10-vagas-para-formacao-de-nova-turma-de-mestrado/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => fcc148389b0dc856824b6090a97259cc [1] => dfdeda9ddab5659c6f08dd3728d62816 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 [2] => 10 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => pos-em-literatura-e-interculturalidade-da-uepb-oferta-10-vagas-para-formacao-de-nova-turma-de-mestrado )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Pós em Literatura e Interculturalidade da UEPB oferta 10 vagas para formação de nova turma de Mestrado

Array ( [post_title] => Pós em Literatura e Interculturalidade da UEPB oferta 10 vagas para formação de nova turma de Mestrado [post_content] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está ofertando 10 vagas para formação da turma 2019.2 do Mestrado em Literatura e Interculturalidade da Instituição. As inscrições estão abertas até o dia 6 de maio, através do endereço eletrônico https://academico.uepb.edu.br/scapg/index.php/inscricoes. Dentro do prazo estabelecido, após o preenchimento do formulário online, o candidato deve entregar projeto de pesquisa em três vias impressas e uma em CD-ROM, além de Currículo Lattes com documentação comprobatória.

Os documentos exigidos no edital devem ser entregues na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade, localizada na Sala 313 da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, das 8h às 11h e das 13h às 15h30. No ato da inscrição, o candidato deve optar por uma das três linhas de pesquisa do Mestrado, que são: “Literatura, Memória e Estudos Culturais”, “Literatura e Hermenêutica” e “Literatura Comparada e Intermidialidade”.

A seleção constará de prova escrita, análise do projeto de pesquisa, arguição sobre o projeto de pesquisa, análise do Currículo Lattes e Prova de Proficiência em Língua Estrangeira. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 10 de junho. As matrículas dos alunos selecionados serão realizadas de 11 a 13 de junho. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3344-5304. Todos os detalhes do edital podem ser conferidos clicando AQUI.

Texto: Tatiana Brandão

O post Pós em Literatura e Interculturalidade da UEPB oferta 10 vagas para formação de nova turma de Mestrado apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está ofertando 10 vagas para formação da turma 2019.2 do Mestrado em Literatura e Interculturalidade da Instituição. As inscrições estão abertas até o dia 6 de maio, através do endereço eletrônico https://academico.uepb.edu.br/scapg/index.php/inscricoes. Dentro do prazo estabelecido, após o preenchimento do formulário online, o candidato deve entregar projeto de pesquisa Leia Mais...

O post Pós em Literatura e Interculturalidade da UEPB oferta 10 vagas para formação de nova turma de Mestrado apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-04-16 18:34:33 [post_date] => 2019-04-16 18:34:33 [post_modified_gmt] => 2019-04-16 18:34:33 [post_modified] => 2019-04-16 18:34:33 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=47963 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/pos-em-literatura-e-interculturalidade-da-uepb-oferta-10-vagas-para-formacao-de-nova-turma-de-mestrado/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/pos-em-literatura-e-interculturalidade-da-uepb-oferta-10-vagas-para-formacao-de-nova-turma-de-mestrado/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/pos-em-literatura-e-interculturalidade-da-uepb-oferta-10-vagas-para-formacao-de-nova-turma-de-mestrado/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => fcc148389b0dc856824b6090a97259cc [1] => dfdeda9ddab5659c6f08dd3728d62816 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 [2] => 10 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => pos-em-literatura-e-interculturalidade-da-uepb-oferta-10-vagas-para-formacao-de-nova-turma-de-mestrado )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

UEPB promove 1º Encontro Norte/Nordeste de coordenadores de Português como Língua Estrangeira

Array ( [post_title] => UEPB promove 1º Encontro Norte/Nordeste de coordenadores de Português como Língua Estrangeira [post_content] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Núcleo de Línguas (NucLi) do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), realiza, nos dias 29 e 30 de abril,o 1º Encontro Norte/Nordeste de coordenadores de Português como Língua Estrangeira. O evento, destinado a alunos e professores da UEPB e de outras instituições, ocorrerá no Auditório I da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó. O Encontro contará com palestra, mesa redonda, apresentação de trabalhos e relatos de experiências de coordenadores, bem como atividades culturais.

A abertura será com a mesa redonda que contará com o professor Cláudio Lucena, coordenador de Relações Internacionais da UEPB, e a professora Marta Furtado da Costa, coordenadora do Núcleo de Língua da Instituição. Em seguida acontecerá a mesa redonda “Idiomas sem Fronteias: experiências e impactos”, conduzida pela professora Viviane Bagio Furtoso, vice-presidente do IsF-Português, com participação de Mariana Perez, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Karyne Soares Duarte da Silveira, docente da UEPB. No período da tarde está prevista uma roda de diálogo denominada “Português para estrangeiros: partilhando experiências”.

O evento segue na terça-feira (30) com as apresentações de trabalhos e relatos de experiências de coordenadores e relatos de experiências de alunos estrangeiros e bolsistas. À tarde, no Espaço Azul da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), no 2º andar do Prédio Administrativo, será feita a avaliação do evento e o encaminhamento de ações.

Texto: Severino Lopes

O post UEPB promove 1º Encontro Norte/Nordeste de coordenadores de Português como Língua Estrangeira apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Núcleo de Línguas (NucLi) do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), realiza, nos dias 29 e 30 de abril,o 1º Encontro Norte/Nordeste de coordenadores de Português como Língua Estrangeira. O evento, destinado a alunos e professores da UEPB e de outras instituições, ocorrerá no Auditório I da Central Leia Mais...

O post UEPB promove 1º Encontro Norte/Nordeste de coordenadores de Português como Língua Estrangeira apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-04-12 17:58:26 [post_date] => 2019-04-12 17:58:26 [post_modified_gmt] => 2019-04-12 17:58:26 [post_modified] => 2019-04-12 17:58:26 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=47915 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/uepb-promove-1o-encontro-norte-nordeste-de-coordenadores-de-portugues-como-lingua-estrangeira/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/uepb-promove-1o-encontro-norte-nordeste-de-coordenadores-de-portugues-como-lingua-estrangeira/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/uepb-promove-1o-encontro-norte-nordeste-de-coordenadores-de-portugues-como-lingua-estrangeira/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => b438d745a697cdeabc4c24e36221cdb4 [1] => 8edacae7e36f49276d5bd8130c7b5d78 ) ) [post_type] => post [post_author] => 39 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 [2] => 13 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => uepb-promove-1o-encontro-norte-nordeste-de-coordenadores-de-portugues-como-lingua-estrangeira )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :UEPB promove 1º Encontro Norte/Nordeste de coordenadores de Português como Língua Estrangeira

Array ( [post_title] => UEPB promove 1º Encontro Norte/Nordeste de coordenadores de Português como Língua Estrangeira [post_content] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Núcleo de Línguas (NucLi) do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), realiza, nos dias 29 e 30 de abril,o 1º Encontro Norte/Nordeste de coordenadores de Português como Língua Estrangeira. O evento, destinado a alunos e professores da UEPB e de outras instituições, ocorrerá no Auditório I da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó. O Encontro contará com palestra, mesa redonda, apresentação de trabalhos e relatos de experiências de coordenadores, bem como atividades culturais.

A abertura será com a mesa redonda que contará com o professor Cláudio Lucena, coordenador de Relações Internacionais da UEPB, e a professora Marta Furtado da Costa, coordenadora do Núcleo de Língua da Instituição. Em seguida acontecerá a mesa redonda “Idiomas sem Fronteias: experiências e impactos”, conduzida pela professora Viviane Bagio Furtoso, vice-presidente do IsF-Português, com participação de Mariana Perez, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Karyne Soares Duarte da Silveira, docente da UEPB. No período da tarde está prevista uma roda de diálogo denominada “Português para estrangeiros: partilhando experiências”.

O evento segue na terça-feira (30) com as apresentações de trabalhos e relatos de experiências de coordenadores e relatos de experiências de alunos estrangeiros e bolsistas. À tarde, no Espaço Azul da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), no 2º andar do Prédio Administrativo, será feita a avaliação do evento e o encaminhamento de ações.

Texto: Severino Lopes

O post UEPB promove 1º Encontro Norte/Nordeste de coordenadores de Português como Língua Estrangeira apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Núcleo de Línguas (NucLi) do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), realiza, nos dias 29 e 30 de abril,o 1º Encontro Norte/Nordeste de coordenadores de Português como Língua Estrangeira. O evento, destinado a alunos e professores da UEPB e de outras instituições, ocorrerá no Auditório I da Central Leia Mais...

O post UEPB promove 1º Encontro Norte/Nordeste de coordenadores de Português como Língua Estrangeira apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-04-12 17:58:26 [post_date] => 2019-04-12 17:58:26 [post_modified_gmt] => 2019-04-12 17:58:26 [post_modified] => 2019-04-12 17:58:26 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=47915 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/uepb-promove-1o-encontro-norte-nordeste-de-coordenadores-de-portugues-como-lingua-estrangeira/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/uepb-promove-1o-encontro-norte-nordeste-de-coordenadores-de-portugues-como-lingua-estrangeira/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/uepb-promove-1o-encontro-norte-nordeste-de-coordenadores-de-portugues-como-lingua-estrangeira/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => b438d745a697cdeabc4c24e36221cdb4 [1] => 8edacae7e36f49276d5bd8130c7b5d78 ) ) [post_type] => post [post_author] => 39 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 [2] => 13 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => uepb-promove-1o-encontro-norte-nordeste-de-coordenadores-de-portugues-como-lingua-estrangeira )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Especialista destaca que mananciais paraibanos estão com metade da capacidade total de armazenamento

Array ( [post_title] => Especialista destaca que mananciais paraibanos estão com metade da capacidade total de armazenamento [post_content] =>

Em meio às crises hídricas e intempéries climáticas, a Paraíba dispõe atualmente de pouco mais de 1,5 bilhão de metros cúbicos de água armazenada nos mananciais monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). O valor é praticamente a metade dos 3 bilhões que os reservatórios espalhados por todo o Estado têm capacidade de armazenar.

Dados como esse foram apresentados nesta quarta-feira (27), na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante palestra promovida pela Coordenação do Curso de Geografia do Câmpus I, em alusão ao Dia Mundial das Águas, celebrado no dia 22 de março que contou com a participação do ex-presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.

Preocupado em sensibilizar a população a valorizar e usar de forma racional esse recurso cada vez mais escasso e fundamental para a sobrevivência humana, João Fernandes ministrou o tema “Água: o sangue da Terra”, no Auditório II da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, percorrendo o caminho do reconhecimento da importância da água, a começar pelo ano de 1952, quando já se apresentava essa preocupação mundial, mas que só veio a se consolidar em 199, com a primeira Conferência das Águas, na Argentina.

João ressaltou que a situação dos recursos hídricos na Paraíba hoje é confortável se comparada com um ano atrás, mas a população precisa evitar o desperdício de água e usar esse bem com moderação. “Hoje nós temos 150% a mais do que tínhamos um ano atrás. No ano retrasado, iniciamos com 10%. Hoje, temos mais de 25% de nossa capacidade armazenada”, destacou, acrescentando que as condições climáticas estão favoráveis a continuidade das chuvas, o que é muito bom, visto que a Paraíba precisa de anos de invernos para recarregar todos os seus mananciais, a exemplo do sistema Boqueirão, Acauã e o Complexo Coremas Mãe D’Água, que tem capacidade de armazenar 1,2 bilhão de metros cúbicos de água.

Segundo João Fernandes, os estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco têm apenas 0,5% da água de todo o Brasil e a água advinda da Transposição do Rio São Francisco chegou para garantir exclusivamente o consumo urbano. Em todo o planeta, conforme ilustrou João, 70% da água existente é destinada para a agricultura e pecuária, R$ 20% para o comércio, indústria e serviço, e apenas 10% para o consumo humano. “É provável que a gente resolva o problema do consumo humano, mas não resolveremos os demais se não fizermos uma administração razoável dos outros consumos”, enfatizou.

Coordenador do curso de Geografia e do evento, o professor Faustino Moura Neto destacou que a água é um tema que interessa muito ao campo de estudo da Geografa. Ele lembrou a histórica relação do homem com os recursos naturais renováveis, especialmente, na região nordestina. “A Universidade não pode fugir desse papel de discutir um tema tão importante como esse da relação da humanidade com as questões hídricas”, destacou.

Um dos especialistas no tema na UEPB, o professor do Departamento de Geografia, Ozéas Jordão, ressaltou que a população precisa ter consciência da importância que esse mineral tem para a sobrevivência da humanidade e para a sustentação da vida como um todo. “A água é como o sangue da terra. Nesse sentido, a UEPB tem dado uma grande contribuição nesse debate, promovendo eventos e apoiando entidades que estão com essa preocupação”, ressaltou.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Márcia Dias

O post Especialista destaca que mananciais paraibanos estão com metade da capacidade total de armazenamento apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Em meio às crises hídricas e intempéries climáticas, a Paraíba dispõe atualmente de pouco mais de 1,5 bilhão de metros cúbicos de água armazenada nos mananciais monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). O valor é praticamente a metade dos 3 bilhões que os reservatórios espalhados por todo o Estado têm capacidade de Leia Mais...

O post Especialista destaca que mananciais paraibanos estão com metade da capacidade total de armazenamento apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-03-27 21:46:09 [post_date] => 2019-03-27 21:46:09 [post_modified_gmt] => 2019-03-27 21:46:09 [post_modified] => 2019-03-27 21:46:09 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=47442 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/especialista-destaca-que-mananciais-paraibanos-estao-com-metade-da-capacidade-total-de-armazenamento-de-agua/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/especialista-destaca-que-mananciais-paraibanos-estao-com-metade-da-capacidade-total-de-armazenamento-de-agua/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/especialista-destaca-que-mananciais-paraibanos-estao-com-metade-da-capacidade-total-de-armazenamento-de-agua/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => f07d400bd7b8d3d2b3153f83bbb02ad4 [1] => e517ad3684c3674175dfaf1b4d1c89bc ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => especialista-destaca-que-mananciais-paraibanos-estao-com-metade-da-capacidade-total-de-armazenamento-de-agua )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Especialista destaca que mananciais paraibanos estão com metade da capacidade total de armazenamento

Array ( [post_title] => Especialista destaca que mananciais paraibanos estão com metade da capacidade total de armazenamento [post_content] =>

Em meio às crises hídricas e intempéries climáticas, a Paraíba dispõe atualmente de pouco mais de 1,5 bilhão de metros cúbicos de água armazenada nos mananciais monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). O valor é praticamente a metade dos 3 bilhões que os reservatórios espalhados por todo o Estado têm capacidade de armazenar.

Dados como esse foram apresentados nesta quarta-feira (27), na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante palestra promovida pela Coordenação do Curso de Geografia do Câmpus I, em alusão ao Dia Mundial das Águas, celebrado no dia 22 de março que contou com a participação do ex-presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.

Preocupado em sensibilizar a população a valorizar e usar de forma racional esse recurso cada vez mais escasso e fundamental para a sobrevivência humana, João Fernandes ministrou o tema “Água: o sangue da Terra”, no Auditório II da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, percorrendo o caminho do reconhecimento da importância da água, a começar pelo ano de 1952, quando já se apresentava essa preocupação mundial, mas que só veio a se consolidar em 199, com a primeira Conferência das Águas, na Argentina.

João ressaltou que a situação dos recursos hídricos na Paraíba hoje é confortável se comparada com um ano atrás, mas a população precisa evitar o desperdício de água e usar esse bem com moderação. “Hoje nós temos 150% a mais do que tínhamos um ano atrás. No ano retrasado, iniciamos com 10%. Hoje, temos mais de 25% de nossa capacidade armazenada”, destacou, acrescentando que as condições climáticas estão favoráveis a continuidade das chuvas, o que é muito bom, visto que a Paraíba precisa de anos de invernos para recarregar todos os seus mananciais, a exemplo do sistema Boqueirão, Acauã e o Complexo Coremas Mãe D’Água, que tem capacidade de armazenar 1,2 bilhão de metros cúbicos de água.

Segundo João Fernandes, os estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco têm apenas 0,5% da água de todo o Brasil e a água advinda da Transposição do Rio São Francisco chegou para garantir exclusivamente o consumo urbano. Em todo o planeta, conforme ilustrou João, 70% da água existente é destinada para a agricultura e pecuária, R$ 20% para o comércio, indústria e serviço, e apenas 10% para o consumo humano. “É provável que a gente resolva o problema do consumo humano, mas não resolveremos os demais se não fizermos uma administração razoável dos outros consumos”, enfatizou.

Coordenador do curso de Geografia e do evento, o professor Faustino Moura Neto destacou que a água é um tema que interessa muito ao campo de estudo da Geografa. Ele lembrou a histórica relação do homem com os recursos naturais renováveis, especialmente, na região nordestina. “A Universidade não pode fugir desse papel de discutir um tema tão importante como esse da relação da humanidade com as questões hídricas”, destacou.

Um dos especialistas no tema na UEPB, o professor do Departamento de Geografia, Ozéas Jordão, ressaltou que a população precisa ter consciência da importância que esse mineral tem para a sobrevivência da humanidade e para a sustentação da vida como um todo. “A água é como o sangue da terra. Nesse sentido, a UEPB tem dado uma grande contribuição nesse debate, promovendo eventos e apoiando entidades que estão com essa preocupação”, ressaltou.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Márcia Dias

O post Especialista destaca que mananciais paraibanos estão com metade da capacidade total de armazenamento apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Em meio às crises hídricas e intempéries climáticas, a Paraíba dispõe atualmente de pouco mais de 1,5 bilhão de metros cúbicos de água armazenada nos mananciais monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). O valor é praticamente a metade dos 3 bilhões que os reservatórios espalhados por todo o Estado têm capacidade de Leia Mais...

O post Especialista destaca que mananciais paraibanos estão com metade da capacidade total de armazenamento apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-03-27 21:46:09 [post_date] => 2019-03-27 21:46:09 [post_modified_gmt] => 2019-03-27 21:46:09 [post_modified] => 2019-03-27 21:46:09 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=47442 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/especialista-destaca-que-mananciais-paraibanos-estao-com-metade-da-capacidade-total-de-armazenamento-de-agua/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/especialista-destaca-que-mananciais-paraibanos-estao-com-metade-da-capacidade-total-de-armazenamento-de-agua/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/especialista-destaca-que-mananciais-paraibanos-estao-com-metade-da-capacidade-total-de-armazenamento-de-agua/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => f07d400bd7b8d3d2b3153f83bbb02ad4 [1] => e517ad3684c3674175dfaf1b4d1c89bc ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => especialista-destaca-que-mananciais-paraibanos-estao-com-metade-da-capacidade-total-de-armazenamento-de-agua )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Especialização em Ensino de Geografia abre seleção com oferta de 25 vagas para formação de nova turma

Array ( [post_title] => Especialização em Ensino de Geografia abre seleção com oferta de 25 vagas para formação de nova turma [post_content] =>

A Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) abriu seleção com oferta de 25 vagas para formação de nova turma. Também estão sendo ofertadas oito vagas para alunos que não defenderam o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na turma de 2016. As inscrições estão sendo feitas até o dia 15 de abril, das 8h às 12h, no Departamento de Geografia da Instituição, localizado no 3º andar da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

Para inscrição, os candidatos devem apresentar formulário de inscrição devidamente preenchido, uma fotografia 3×4 recente, Currículo Lattes devidamente comprovado, cópias de RG e CPF, cópia do Diploma de Graduação ou da Certidão de Conclusão ou da Declaração de que é aluno concluinte do Curso de Licenciatura Plena em Geografia, além do projeto de pesquisa.

A seleção dos candidatos se dará com as seguintes etapas: análise do projeto de pesquisa, entrevista e análise do currículo. O resultado final será divulgado no dia 8 de maio. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3344-5314 ou pelo e-mail dg@ceduc.uepb.edu.br. O edital completo pode ser conferido clicando AQUI.

Texto: Tatiana Brandão

O post Especialização em Ensino de Geografia abre seleção com oferta de 25 vagas para formação de nova turma apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) abriu seleção com oferta de 25 vagas para formação de nova turma. Também estão sendo ofertadas oito vagas para alunos que não defenderam o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na turma de 2016. As inscrições estão sendo feitas Leia Mais...

O post Especialização em Ensino de Geografia abre seleção com oferta de 25 vagas para formação de nova turma apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-03-26 14:23:28 [post_date] => 2019-03-26 14:23:28 [post_modified_gmt] => 2019-03-26 14:23:28 [post_modified] => 2019-03-26 14:23:28 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=47374 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/especializacao-em-ensino-de-geografia-abre-selecao-com-oferta-de-25-vagas-para-formacao-de-nova-turma/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/especializacao-em-ensino-de-geografia-abre-selecao-com-oferta-de-25-vagas-para-formacao-de-nova-turma/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/especializacao-em-ensino-de-geografia-abre-selecao-com-oferta-de-25-vagas-para-formacao-de-nova-turma/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => b61cd589d2c1f5cd6140ba4d154363e4 [1] => 2c968c5737191347e5cd2fe4b24dd31c ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 [2] => 10 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => especializacao-em-ensino-de-geografia-abre-selecao-com-oferta-de-25-vagas-para-formacao-de-nova-turma )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Especialização em Ensino de Geografia abre seleção com oferta de 25 vagas para formação de nova turma

Array ( [post_title] => Especialização em Ensino de Geografia abre seleção com oferta de 25 vagas para formação de nova turma [post_content] =>

A Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) abriu seleção com oferta de 25 vagas para formação de nova turma. Também estão sendo ofertadas oito vagas para alunos que não defenderam o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na turma de 2016. As inscrições estão sendo feitas até o dia 15 de abril, das 8h às 12h, no Departamento de Geografia da Instituição, localizado no 3º andar da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

Para inscrição, os candidatos devem apresentar formulário de inscrição devidamente preenchido, uma fotografia 3×4 recente, Currículo Lattes devidamente comprovado, cópias de RG e CPF, cópia do Diploma de Graduação ou da Certidão de Conclusão ou da Declaração de que é aluno concluinte do Curso de Licenciatura Plena em Geografia, além do projeto de pesquisa.

A seleção dos candidatos se dará com as seguintes etapas: análise do projeto de pesquisa, entrevista e análise do currículo. O resultado final será divulgado no dia 8 de maio. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3344-5314 ou pelo e-mail dg@ceduc.uepb.edu.br. O edital completo pode ser conferido clicando AQUI.

Texto: Tatiana Brandão

O post Especialização em Ensino de Geografia abre seleção com oferta de 25 vagas para formação de nova turma apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) abriu seleção com oferta de 25 vagas para formação de nova turma. Também estão sendo ofertadas oito vagas para alunos que não defenderam o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na turma de 2016. As inscrições estão sendo feitas Leia Mais...

O post Especialização em Ensino de Geografia abre seleção com oferta de 25 vagas para formação de nova turma apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-03-26 14:23:28 [post_date] => 2019-03-26 14:23:28 [post_modified_gmt] => 2019-03-26 14:23:28 [post_modified] => 2019-03-26 14:23:28 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=47374 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/especializacao-em-ensino-de-geografia-abre-selecao-com-oferta-de-25-vagas-para-formacao-de-nova-turma/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/especializacao-em-ensino-de-geografia-abre-selecao-com-oferta-de-25-vagas-para-formacao-de-nova-turma/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/especializacao-em-ensino-de-geografia-abre-selecao-com-oferta-de-25-vagas-para-formacao-de-nova-turma/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => b61cd589d2c1f5cd6140ba4d154363e4 [1] => 2c968c5737191347e5cd2fe4b24dd31c ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 [2] => 10 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => especializacao-em-ensino-de-geografia-abre-selecao-com-oferta-de-25-vagas-para-formacao-de-nova-turma )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Departamento de Letras e Artes da UEPB lança edital para exame de proficiência em línguas estrangeiras

Array ( [post_title] => Departamento de Letras e Artes da UEPB lança edital para exame de proficiência em línguas estrangeiras [post_content] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Letras e Artes, lançou edital para realização do exame de proficiência em línguas estrangeiras (Inglês, Espanhol ou Francês), voltado aos alunos dos cursos de pós-graduação, professores e técnicos administrativos da Instituição. O prazo de inscrição para a primeira oferta do exame este ano segue até o dia 5 de abril.

As inscrições dos pós-graduandos devem ser feitas pelo coordenador do curso de pós-graduação, através de memorando encaminhado ao Departamento de Letras e Artes, via Sis-Admin, informando os nomes dos candidatos que irão se submeter à avaliação. A lista deve ser encaminhada em arquivo PDF, conforme modelo indicado no edital.

Os servidores da UEPB que desejarem realizar o exame, devem efetuar sua inscrição presencialmente, no Departamento de Letras, localizado no 3º andar da Central de Integração Acadêmica. As inscrições homologadas serão divulgadas no dia 10 de abril. O exame será aplicado no dia 16 do mesmo mês, em auditórios da Central de Integração Acadêmica. O resultado será divulgado no dia 25 de abril e a solicitação da declaração de proficiência deve ser feita no dia 26, via memorando.

Ao longo do ano, o Departamento de Letras fará outras duas ofertas do exame. A segunda oferta tem prazo de inscrição entre os dias 12 de julho e 2 de agosto, e aplicação do exame no dia 13 de agosto. Já para a terceira oferta, as inscrições serão de 7 a 30 de outubro e aplicação do exame de proficiência no dia 6 de novembro. O exame terá 10 questões objetivas de compreensão de texto no idioma de escolha do candidato. Não será permitido o uso de qualquer fonte de consulta, a exemplo de dicionário, computador, aparelho celular, tablet, entre outros.

Confira todas as normas do edital clicando AQUI.

Texto: Tatiana Brandão

O post Departamento de Letras e Artes da UEPB lança edital para exame de proficiência em línguas estrangeiras apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Letras e Artes, lançou edital para realização do exame de proficiência em línguas estrangeiras (Inglês, Espanhol ou Francês), voltado aos alunos dos cursos de pós-graduação, professores e técnicos administrativos da Instituição. O prazo de inscrição para a primeira oferta do exame este ano segue até Leia Mais...

O post Departamento de Letras e Artes da UEPB lança edital para exame de proficiência em línguas estrangeiras apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-03-19 13:05:46 [post_date] => 2019-03-19 13:05:46 [post_modified_gmt] => 2019-03-19 13:05:46 [post_modified] => 2019-03-19 13:05:46 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=47212 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-da-universidade-estadual-lanca-edital-para-exame-de-proficiencia-em-linguas-estrangeiras/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-da-universidade-estadual-lanca-edital-para-exame-de-proficiencia-em-linguas-estrangeiras/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-da-universidade-estadual-lanca-edital-para-exame-de-proficiencia-em-linguas-estrangeiras/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 86e2607c3b8242e625bcd13cee3557e2 [1] => 7b71834b8d07551286276c45edc35123 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 [2] => 13 [3] => 10 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => departamento-de-letras-e-artes-da-uepb-lanca-edital-para-exame-de-proficiencia-em-linguas-estrangeiras )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Departamento de Letras e Artes da UEPB lança edital para exame de proficiência em línguas estrangeiras

Array ( [post_title] => Departamento de Letras e Artes da UEPB lança edital para exame de proficiência em línguas estrangeiras [post_content] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Letras e Artes, lançou edital para realização do exame de proficiência em línguas estrangeiras (Inglês, Espanhol ou Francês), voltado aos alunos dos cursos de pós-graduação, professores e técnicos administrativos da Instituição. O prazo de inscrição para a primeira oferta do exame este ano segue até o dia 5 de abril.

As inscrições dos pós-graduandos devem ser feitas pelo coordenador do curso de pós-graduação, através de memorando encaminhado ao Departamento de Letras e Artes, via Sis-Admin, informando os nomes dos candidatos que irão se submeter à avaliação. A lista deve ser encaminhada em arquivo PDF, conforme modelo indicado no edital.

Os servidores da UEPB que desejarem realizar o exame, devem efetuar sua inscrição presencialmente, no Departamento de Letras, localizado no 3º andar da Central de Integração Acadêmica. As inscrições homologadas serão divulgadas no dia 10 de abril. O exame será aplicado no dia 16 do mesmo mês, em auditórios da Central de Integração Acadêmica. O resultado será divulgado no dia 25 de abril e a solicitação da declaração de proficiência deve ser feita no dia 26, via memorando.

Ao longo do ano, o Departamento de Letras fará outras duas ofertas do exame. A segunda oferta tem prazo de inscrição entre os dias 12 de julho e 2 de agosto, e aplicação do exame no dia 13 de agosto. Já para a terceira oferta, as inscrições serão de 7 a 30 de outubro e aplicação do exame de proficiência no dia 6 de novembro. O exame terá 10 questões objetivas de compreensão de texto no idioma de escolha do candidato. Não será permitido o uso de qualquer fonte de consulta, a exemplo de dicionário, computador, aparelho celular, tablet, entre outros.

Confira todas as normas do edital clicando AQUI.

Texto: Tatiana Brandão

O post Departamento de Letras e Artes da UEPB lança edital para exame de proficiência em línguas estrangeiras apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Letras e Artes, lançou edital para realização do exame de proficiência em línguas estrangeiras (Inglês, Espanhol ou Francês), voltado aos alunos dos cursos de pós-graduação, professores e técnicos administrativos da Instituição. O prazo de inscrição para a primeira oferta do exame este ano segue até Leia Mais...

O post Departamento de Letras e Artes da UEPB lança edital para exame de proficiência em línguas estrangeiras apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-03-19 13:05:46 [post_date] => 2019-03-19 13:05:46 [post_modified_gmt] => 2019-03-19 13:05:46 [post_modified] => 2019-03-19 13:05:46 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=47212 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-da-universidade-estadual-lanca-edital-para-exame-de-proficiencia-em-linguas-estrangeiras/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-da-universidade-estadual-lanca-edital-para-exame-de-proficiencia-em-linguas-estrangeiras/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-da-universidade-estadual-lanca-edital-para-exame-de-proficiencia-em-linguas-estrangeiras/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 86e2607c3b8242e625bcd13cee3557e2 [1] => 7b71834b8d07551286276c45edc35123 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 [2] => 13 [3] => 10 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => departamento-de-letras-e-artes-da-uepb-lanca-edital-para-exame-de-proficiencia-em-linguas-estrangeiras )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Núcleo de Estudos Platônicos do Departamento de Filosofia oferece quatro novos cursos de extensão

Array ( [post_title] => Núcleo de Estudos Platônicos do Departamento de Filosofia oferece quatro novos cursos de extensão [post_content] =>

O Núcleo de Estudos Platônicos e Antiguidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) dará início, no próximo dia 20 de março, a uma série de quatro novos cursos de extensão no semestre 2019/1. Estarão à disposição dos estudantes os cursos “Hermenêutica da Língua Grega”, das 11h às 12h; “Hermenêutica da Língua Grega I”, das 14h às 16h; “Hermenêutica da Língua Latina”, das 16h às 17h; e novamente “Hermenêutica da Língua Grega”, no horário das 17h às 18h. As aulas serão ministradas pelo professor da UEPB, Alessandro Giordano.

Os cursos serão oferecidos sempre às quartas-feiras, seguindo a ordem estabelecida acima. As aulas acontecerão na Sala 125 da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó. Os interessados devem enviar um e-mail com seu nome completo e a instituição para o endereço neplataoantiguidade@gmail.com. A coordenação do Núcleo é da professora Solange Norjosa.

Professor Alessandro Giordano é graduado em Língua e Literatura Espanhola pelo Instituto Oriental de Nápoles, na Itália. Desde 2008 é professor substituto de Literatura Espanhola e Hispâno-Americana no Departamento de Letras de Artes da UEPB. É pesquisador do Núcleo de Estudos Platônicos e Antiguidade, colaborador no projeto de pesquisa Laboratório de Línguas Estrangeiras e professor de Língua Espanhola e Língua Italiana, além de presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado da Paraíba.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Núcleo de Estudos Platônicos do Departamento de Filosofia oferece quatro novos cursos de extensão apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Núcleo de Estudos Platônicos e Antiguidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) dará início, no próximo dia 20 de março, a uma série de quatro novos cursos de extensão no semestre 2019/1. Estarão à disposição dos estudantes os cursos “Hermenêutica da Língua Grega”, das 11h às 12h; “Hermenêutica da Língua Grega I”, das 14h Leia Mais...

O post Núcleo de Estudos Platônicos do Departamento de Filosofia oferece quatro novos cursos de extensão apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-03-14 17:57:38 [post_date] => 2019-03-14 17:57:38 [post_modified_gmt] => 2019-03-14 17:57:38 [post_modified] => 2019-03-14 17:57:38 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=47062 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/nucleo-de-estudos-platonicos-do-departamento-de-filosofia-oferece-quatro-novos-cursos-de-extensao/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/nucleo-de-estudos-platonicos-do-departamento-de-filosofia-oferece-quatro-novos-cursos-de-extensao/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/nucleo-de-estudos-platonicos-do-departamento-de-filosofia-oferece-quatro-novos-cursos-de-extensao/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 8728009b5fd4b20984d17c86a3622fa1 [1] => c582a1fb073a0da7cb04d7bf79d7462b ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => nucleo-de-estudos-platonicos-do-departamento-de-filosofia-oferece-quatro-novos-cursos-de-extensao )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Núcleo de Estudos Platônicos do Departamento de Filosofia oferece quatro novos cursos de extensão

Array ( [post_title] => Núcleo de Estudos Platônicos do Departamento de Filosofia oferece quatro novos cursos de extensão [post_content] =>

O Núcleo de Estudos Platônicos e Antiguidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) dará início, no próximo dia 20 de março, a uma série de quatro novos cursos de extensão no semestre 2019/1. Estarão à disposição dos estudantes os cursos “Hermenêutica da Língua Grega”, das 11h às 12h; “Hermenêutica da Língua Grega I”, das 14h às 16h; “Hermenêutica da Língua Latina”, das 16h às 17h; e novamente “Hermenêutica da Língua Grega”, no horário das 17h às 18h. As aulas serão ministradas pelo professor da UEPB, Alessandro Giordano.

Os cursos serão oferecidos sempre às quartas-feiras, seguindo a ordem estabelecida acima. As aulas acontecerão na Sala 125 da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó. Os interessados devem enviar um e-mail com seu nome completo e a instituição para o endereço neplataoantiguidade@gmail.com. A coordenação do Núcleo é da professora Solange Norjosa.

Professor Alessandro Giordano é graduado em Língua e Literatura Espanhola pelo Instituto Oriental de Nápoles, na Itália. Desde 2008 é professor substituto de Literatura Espanhola e Hispâno-Americana no Departamento de Letras de Artes da UEPB. É pesquisador do Núcleo de Estudos Platônicos e Antiguidade, colaborador no projeto de pesquisa Laboratório de Línguas Estrangeiras e professor de Língua Espanhola e Língua Italiana, além de presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado da Paraíba.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Núcleo de Estudos Platônicos do Departamento de Filosofia oferece quatro novos cursos de extensão apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Núcleo de Estudos Platônicos e Antiguidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) dará início, no próximo dia 20 de março, a uma série de quatro novos cursos de extensão no semestre 2019/1. Estarão à disposição dos estudantes os cursos “Hermenêutica da Língua Grega”, das 11h às 12h; “Hermenêutica da Língua Grega I”, das 14h Leia Mais...

O post Núcleo de Estudos Platônicos do Departamento de Filosofia oferece quatro novos cursos de extensão apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-03-14 17:57:38 [post_date] => 2019-03-14 17:57:38 [post_modified_gmt] => 2019-03-14 17:57:38 [post_modified] => 2019-03-14 17:57:38 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=47062 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CEDUC – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/nucleo-de-estudos-platonicos-do-departamento-de-filosofia-oferece-quatro-novos-cursos-de-extensao/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/nucleo-de-estudos-platonicos-do-departamento-de-filosofia-oferece-quatro-novos-cursos-de-extensao/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ceduc/feed/ [syndication_feed_id] => 13 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/nucleo-de-estudos-platonicos-do-departamento-de-filosofia-oferece-quatro-novos-cursos-de-extensao/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 8728009b5fd4b20984d17c86a3622fa1 [1] => c582a1fb073a0da7cb04d7bf79d7462b ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => nucleo-de-estudos-platonicos-do-departamento-de-filosofia-oferece-quatro-novos-cursos-de-extensao )