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Inscrições para segunda oferta do exame de proficiência em línguas estrangeiras terão início dia 12 de julho

4 de julho de 2019

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Letras e Artes, lançou edital para realização do exame de proficiência em línguas estrangeiras (Inglês, Espanhol ou Francês), voltado aos alunos dos cursos de pós-graduação, alunos do último período dos cursos de graduação, recém-graduados (prazo máximo de 6 meses, a contar da data de conclusão), professores e técnicos administrativos da Instituição. O prazo de inscrição para esta segunda oferta do exame este ano é de 12 de julho a 2 de agosto.

As inscrições dos pós-graduandos devem ser feitas pelo coordenador do curso de pós-graduação, através de memorando encaminhado ao Departamento de Letras e Artes, via Sis-Admin, informando os nomes dos candidatos que irão se submeter à avaliação. A lista deve ser encaminhada em arquivo PDF, conforme modelo indicado no edital.

Os demais interessados em realizar o exame, devem efetuar sua inscrição presencialmente, no Departamento de Letras, localizado no 3º andar da Central de Integração Acadêmica. As inscrições homologadas serão divulgadas no dia 6 de agosto. O exame será aplicado no dia 13 do mesmo mês, em auditórios da Central de Integração Acadêmica, das 14h às 17h. O resultado será divulgado no dia 22 de agosto e a solicitação da declaração de proficiência deve ser feita no dia 23.

O Departamento de Letras fará outra duas oferta do exame ainda este ano. A terceira oferta tem prazo de inscrição entre os dias 7 a 31 de outubro e aplicação do exame de proficiência no dia 12 de novembro. O exame terá 10 questões objetivas de compreensão de texto no idioma de escolha do candidato. Não será permitido o uso de qualquer fonte de consulta, a exemplo de dicionário, computador, aparelho celular, tablet, entre outros.

Confira todas as normas do edital clicando AQUI.

Texto: Tatiana Brandão

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Matrícula de novatos dos cursos de idiomas ofertados pelo Departamento de Letras será realizada de 14 a 16/08

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O Departamento de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa que a matrícula dos alunos novatos que se inscreveram na segunda-feira (12) para os cursos de extensão em Língua Inglesa e Língua Espanhola, Nível I, para o semestre 2019.2, será realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, das 14h às 17h, na Secretaria do Departamento, localizada na Sala 315 da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

A relação de selecionados, por turma, pode ser conferido no link https://sistemas.uepb.edu.br/curso_linguas/. Ao todo, foram ofertadas 60 vagas para cada língua estrangeira, preenchidas de acordo com a ordem de inscrição on-line. Os candidatos que ficaram na lista de espera poderão ser convocados para matrícula, nos dias 19 e 20 de agosto, quando será feita chamada de candidatos que aguardam vaga remanescente.

Conforme o edital da seleção, as aulas serão ministradas no período da tarde, das 14h às 17h, com início previsto para o dia 27 de agosto. O número das salas nas quais ocorrerão as aulas dos cursos de extensão será disponibilizado no primeiro dia de aula, no quadro de avisos do Departamento. Para os alunos do Inglês I que desejarem avançar de nível, será realizado um teste de nivelamento, no dia 9 de setembro, às 14h, na Sala 103 da Central de Integração Acadêmica. As inscrições para este teste será entre os dias 2 e 6 do mesmo mês. Toda despesa com o material didático (livro-texto, caderno de exercícios e CD-ROM) é de responsabilidade do aluno.

Renovação de matrícula para veteranos

Os alunos veteranos dos cursos de Inglês e Espanhol que desejarem continuar nas aulas devem renovar sua matrícula nos dias 15 e 16 de agosto, das 14h às 17h, na Secretaria do Departamento, localizada na Sala 315 da Central de Integração Acadêmica. É necessário apresentar cópia do RG. O dia 20 de agosto será destinado para confirmação de matrícula dos retardatários de todos os níveis dos dois cursos de idiomas. As aulas terão início no dia 27 de agosto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3344-5320.

Acesse:

Texto: Tatiana Brandão

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O Departamento de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa que a matrícula dos alunos novatos que se inscreveram na segunda-feira (12) para os cursos de extensão em Língua Inglesa e Língua Espanhola, Nível I, para o semestre 2019.2, será realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, das 14h às 17h, na Leia Mais...

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O Departamento de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa que a matrícula dos alunos novatos que se inscreveram na segunda-feira (12) para os cursos de extensão em Língua Inglesa e Língua Espanhola, Nível I, para o semestre 2019.2, será realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, das 14h às 17h, na Secretaria do Departamento, localizada na Sala 315 da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

A relação de selecionados, por turma, pode ser conferido no link https://sistemas.uepb.edu.br/curso_linguas/. Ao todo, foram ofertadas 60 vagas para cada língua estrangeira, preenchidas de acordo com a ordem de inscrição on-line. Os candidatos que ficaram na lista de espera poderão ser convocados para matrícula, nos dias 19 e 20 de agosto, quando será feita chamada de candidatos que aguardam vaga remanescente.

Conforme o edital da seleção, as aulas serão ministradas no período da tarde, das 14h às 17h, com início previsto para o dia 27 de agosto. O número das salas nas quais ocorrerão as aulas dos cursos de extensão será disponibilizado no primeiro dia de aula, no quadro de avisos do Departamento. Para os alunos do Inglês I que desejarem avançar de nível, será realizado um teste de nivelamento, no dia 9 de setembro, às 14h, na Sala 103 da Central de Integração Acadêmica. As inscrições para este teste será entre os dias 2 e 6 do mesmo mês. Toda despesa com o material didático (livro-texto, caderno de exercícios e CD-ROM) é de responsabilidade do aluno.

Renovação de matrícula para veteranos

Os alunos veteranos dos cursos de Inglês e Espanhol que desejarem continuar nas aulas devem renovar sua matrícula nos dias 15 e 16 de agosto, das 14h às 17h, na Secretaria do Departamento, localizada na Sala 315 da Central de Integração Acadêmica. É necessário apresentar cópia do RG. O dia 20 de agosto será destinado para confirmação de matrícula dos retardatários de todos os níveis dos dois cursos de idiomas. As aulas terão início no dia 27 de agosto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3344-5320.

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Texto: Tatiana Brandão

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O Departamento de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa que a matrícula dos alunos novatos que se inscreveram na segunda-feira (12) para os cursos de extensão em Língua Inglesa e Língua Espanhola, Nível I, para o semestre 2019.2, será realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, das 14h às 17h, na Leia Mais...

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Universidade Estadual da Paraíba oferta curso de extensão sobre Filosofia Africana e Ameríndia

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A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Educação (CEDUC) e do Departamento de Filosofia, está com inscrições abertas para um curso de extensão versando sobre a Filosofia Africana, Ameríndia e suas Interfaces. A atividade é realizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Filosofia e Filosofia Marxista (Nepefil) da Instituição, com o objetivo de criar condições para que a comunidade acadêmica conheça, estude e se aproprie de um saber originalmente novo em nosso contexto, mas que já existia muito antes da formação do Ocidente.

O curso é gratuito, dispõe de uma carga de 90 horas/aula, será iniciado no dia 23 de agosto e as inscrições podem ser efetivadas clicando AQUI. Há 150 vagas disponíveis. As preleções ocorrerão às sextas-feiras, entre os meses de agosto e novembro, das 14h às 18h, na Central de Integração Acadêmica da UEPB, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

A coordenação é do professor Valmir Pereira, com a colaboração dos docentes Gilmara Coutinho Pereira, Roberto Rondon, Luciano da Silva, Deyvson Barreto Simões da Silva e Ana Monique Moura Araújo. Dentre as premissas da iniciativa figuram difundir a Filosofia Africana e Ameríndia, por meio da capacitação de professores do Ensino Fundamental e Médio das redes pública e particular, além daqueles interessados na temática, possibilitando o aprendizado e discussões aprofundadas a respeito do tópico, criando uma reconstrução da História da África e da América Latina.

De acordo com o professor Valmir, é notório que no período de colonização e expansão territorial no século XV, algumas nações europeias, predominantemente Portugal e Espanha, dominaram territórios no Novo Mundo, mais especificamente situados na América Latina. “Ao colonizar estes lugares, colonizaram também as mentes, substituindo aos poucos o pensamento dos povos nativos pelo cristianismo e pela filosofia grega e escolástica, no processo de escolarização da colônia nascente”, explica.

Segundo ele, “no século XVIII, com o acúmulo do desenvolvimento industrial, os países europeus se reuniram e resolveram dividir o continente Africano e o Asiático entre si para expandirem seus mercados. O poderio industrial e militar foi subjugando cada espaço nesses continentes, e, aos poucos, também sobrepunha ao idioma nacional à cultura do colonizador. Desse modo, o epistemicídio foi a consequência imediata, o que se constituiu e se constitui num dos instrumentos mais eficazes e duradouros da dominação étnico-racial”.

Para Valmir, o genocídio que pontuou tantas vezes a expansão europeia foi também um epistemicídio. “Mas o epistemicídio teve um maior alcance que o genocídio, tendo em vista que ocorreu sempre que se pretendeu subalternizar, subordinar, marginalizar ou ilegalizar práticas e grupos sociais que podiam ameaçar a expansão capitalista, contra os trabalhadores, os índios, os negros, as mulheres, minorias em geral (étnicas, religiosas, sexuais), enfim, qualquer expressão considerada ‘estranha’”, assinala o coordenador.

Vários fatores que vieram a seguir, segundo o professor, contribuíram para tal, a exemplo da desqualificação do conhecimento dos povos subjugados, a negação ao acesso à educação, sobretudo de qualidade, a disseminação da inferiorização intelectual e os diferentes mecanismos de deslegitimação do negro e do índio. “Isto decorre do fato de que não é possível diminuir as formas de saberes dos povos dominados sem desqualificá-los também, individual e coletivamente. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas se expressa por meio do racismo, do sexismo epistêmico, pelo genocídio de muitas epistemologias, desde o século XVI, e continua em plena prática”, endossou.

“Legado Roubado”

O curso nasceu da solicitação dos discentes e das discussões propostas pelo Nepefil, especialmente em decorrência da repercussão da obra “Legado Roubado”, de George G. M. James e publicada em 1954, conforme ressaltou Valmir. Nela o autor comprova que a Filosofia teve sua origem no Egito, muitos séculos antes dos gregos existirem como nação.

“Esta informação encontrou eco nos alunos, cujo referencial filosófico estava circunscrito ao ocidente, de etnia branca e europeia. Nesse sentido, este Curso é de suma importância para fazer justiça e devolver a Filosofia aos seus criadores, abrindo novos horizontes e perspectivas para a Filosofia fora da Europa”, relata Valmir.

A atividade também tem por base a produção de Henrique Dussel e Anibal Quijano, entre outros. Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos pelo telefone (83) 99804-2123 ou através do e-mail nepefilkarlmarx@gmail.com.

Texto: Oziella Inocêncio

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O curso é gratuito, dispõe de uma carga de 90 horas/aula, será iniciado no dia 23 de agosto e as inscrições podem ser efetivadas clicando AQUI. Há 150 vagas disponíveis. As preleções ocorrerão às sextas-feiras, entre os meses de agosto e novembro, das 14h às 18h, na Central de Integração Acadêmica da UEPB, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

A coordenação é do professor Valmir Pereira, com a colaboração dos docentes Gilmara Coutinho Pereira, Roberto Rondon, Luciano da Silva, Deyvson Barreto Simões da Silva e Ana Monique Moura Araújo. Dentre as premissas da iniciativa figuram difundir a Filosofia Africana e Ameríndia, por meio da capacitação de professores do Ensino Fundamental e Médio das redes pública e particular, além daqueles interessados na temática, possibilitando o aprendizado e discussões aprofundadas a respeito do tópico, criando uma reconstrução da História da África e da América Latina.

De acordo com o professor Valmir, é notório que no período de colonização e expansão territorial no século XV, algumas nações europeias, predominantemente Portugal e Espanha, dominaram territórios no Novo Mundo, mais especificamente situados na América Latina. “Ao colonizar estes lugares, colonizaram também as mentes, substituindo aos poucos o pensamento dos povos nativos pelo cristianismo e pela filosofia grega e escolástica, no processo de escolarização da colônia nascente”, explica.

Segundo ele, “no século XVIII, com o acúmulo do desenvolvimento industrial, os países europeus se reuniram e resolveram dividir o continente Africano e o Asiático entre si para expandirem seus mercados. O poderio industrial e militar foi subjugando cada espaço nesses continentes, e, aos poucos, também sobrepunha ao idioma nacional à cultura do colonizador. Desse modo, o epistemicídio foi a consequência imediata, o que se constituiu e se constitui num dos instrumentos mais eficazes e duradouros da dominação étnico-racial”.

Para Valmir, o genocídio que pontuou tantas vezes a expansão europeia foi também um epistemicídio. “Mas o epistemicídio teve um maior alcance que o genocídio, tendo em vista que ocorreu sempre que se pretendeu subalternizar, subordinar, marginalizar ou ilegalizar práticas e grupos sociais que podiam ameaçar a expansão capitalista, contra os trabalhadores, os índios, os negros, as mulheres, minorias em geral (étnicas, religiosas, sexuais), enfim, qualquer expressão considerada ‘estranha’”, assinala o coordenador.

Vários fatores que vieram a seguir, segundo o professor, contribuíram para tal, a exemplo da desqualificação do conhecimento dos povos subjugados, a negação ao acesso à educação, sobretudo de qualidade, a disseminação da inferiorização intelectual e os diferentes mecanismos de deslegitimação do negro e do índio. “Isto decorre do fato de que não é possível diminuir as formas de saberes dos povos dominados sem desqualificá-los também, individual e coletivamente. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas se expressa por meio do racismo, do sexismo epistêmico, pelo genocídio de muitas epistemologias, desde o século XVI, e continua em plena prática”, endossou.

“Legado Roubado”

O curso nasceu da solicitação dos discentes e das discussões propostas pelo Nepefil, especialmente em decorrência da repercussão da obra “Legado Roubado”, de George G. M. James e publicada em 1954, conforme ressaltou Valmir. Nela o autor comprova que a Filosofia teve sua origem no Egito, muitos séculos antes dos gregos existirem como nação.

“Esta informação encontrou eco nos alunos, cujo referencial filosófico estava circunscrito ao ocidente, de etnia branca e europeia. Nesse sentido, este Curso é de suma importância para fazer justiça e devolver a Filosofia aos seus criadores, abrindo novos horizontes e perspectivas para a Filosofia fora da Europa”, relata Valmir.

A atividade também tem por base a produção de Henrique Dussel e Anibal Quijano, entre outros. Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos pelo telefone (83) 99804-2123 ou através do e-mail nepefilkarlmarx@gmail.com.

Texto: Oziella Inocêncio

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Departamento de Letras seleciona professores-alunos para cursos de extensão em Inglês e Espanhol

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Estão abertas até o próximo dia 16 de agosto as inscrições para a seleção de professores-alunos para os cursos de extensão de Língua Inglesa e Espanhol, ofertados pelo Departamento de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Serão preenchidas três vagas, sendo duas para o Curso de Inglês e uma para o Curso de Espanhol, ambos Nível I.

Para realizar a inscrição, o candidato deve apresentar cópias do RDM com Histórico Escolar, RG e CPF, além de Currículo. As inscrições estão sendo realizadas das 14h às 17h, na Secretaria do Departamento de Letras e Artes, na Sala 315, 3º andar da Central de Integração Acadêmica. Para participar da seleção o candidato deve estar regularmente matriculado no Curso de Letras (Habilitação em Língua Inglesa ou Língua Espanhola), no Câmpus I da UEPB, estar cursando a partir do 4º período do curso, ter bom domínio do idioma que irá lecionar, possuir coeficiente escolar igual ou superior a 7,0 (sete), não ter nenhuma reprovação na disciplina e estar disponível nas terças e/ou quintas-feiras, no horário das 14h às 17h.

A seleção dos candidatos de Espanhol se dará mediante entrevista. Já a seleção dos candidatos de Inglês contará com prova didática. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3344-5320.

Acesse:

Texto: Tatiana Brandão

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Estão abertas até o próximo dia 16 de agosto as inscrições para a seleção de professores-alunos para os cursos de extensão de Língua Inglesa e Espanhol, ofertados pelo Departamento de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Serão preenchidas três vagas, sendo duas para o Curso de Inglês e uma para o Curso de Espanhol, Leia Mais...

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Estão abertas até o próximo dia 16 de agosto as inscrições para a seleção de professores-alunos para os cursos de extensão de Língua Inglesa e Espanhol, ofertados pelo Departamento de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Serão preenchidas três vagas, sendo duas para o Curso de Inglês e uma para o Curso de Espanhol, ambos Nível I.

Para realizar a inscrição, o candidato deve apresentar cópias do RDM com Histórico Escolar, RG e CPF, além de Currículo. As inscrições estão sendo realizadas das 14h às 17h, na Secretaria do Departamento de Letras e Artes, na Sala 315, 3º andar da Central de Integração Acadêmica. Para participar da seleção o candidato deve estar regularmente matriculado no Curso de Letras (Habilitação em Língua Inglesa ou Língua Espanhola), no Câmpus I da UEPB, estar cursando a partir do 4º período do curso, ter bom domínio do idioma que irá lecionar, possuir coeficiente escolar igual ou superior a 7,0 (sete), não ter nenhuma reprovação na disciplina e estar disponível nas terças e/ou quintas-feiras, no horário das 14h às 17h.

A seleção dos candidatos de Espanhol se dará mediante entrevista. Já a seleção dos candidatos de Inglês contará com prova didática. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3344-5320.

Acesse:

Texto: Tatiana Brandão

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Departamento de Letras divulga editais para inscrição de novatos e renovação de matrícula em cursos de idiomas

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O Departamento de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou edital de inscrição para interessados em participar dos cursos de extensão em Língua Inglesa e Língua Espanhola, Nível I, para o semestre 2019/2. As inscrições serão feitas no dia 12 de agosto, a partir das 12h, através do link https://sistemas.uepb.edu.br/curso_linguas/. Ao todo serão oferecidas 60 vagas para cada língua estrangeira, que serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição on-line.

As aulas serão ministradas no período da tarde, das 14h às 17h, com início previsto para o dia 27 de agosto. O número das salas nas quais ocorrerão as aulas dos cursos de extensão será disponibilizado no primeiro dia de aula, no quadro de avisos do Departamento. Para os alunos do Inglês I que desejarem avançar de nível, será realizado um teste de nivelamento, no dia 9 de setembro, às 14h, na Sala 103 da Central de Integração Acadêmica. As inscrições para este teste será entre os dias 2 e 6 do mesmo mês. Toda despesa com o material didático (livro-texto, caderno de exercícios e CD-ROM) é de responsabilidade do aluno.

Renovação de matrícula para veteranos

Os alunos veteranos dos cursos de Inglês e Espanhol que desejarem continuar nas aulas devem renovar sua matrícula nos dias 15 e 16 de agosto, das 14h às 17h, na Secretaria do Departamento, localizada na Sala 315 da Central de Integração Acadêmica. É necessário apresentar cópia do RG. O dia 20 de agosto será destinado para confirmação de matrícula dos retardatários de todos os níveis dos dois cursos de idiomas. As aulas terão início no dia 27 de agosto.

Acesse:

Texto: Tatiana Brandão

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As aulas serão ministradas no período da tarde, das 14h às 17h, com início previsto para o dia 27 de agosto. O número das salas nas quais ocorrerão as aulas dos cursos de extensão será disponibilizado no primeiro dia de aula, no quadro de avisos do Departamento. Para os alunos do Inglês I que desejarem avançar de nível, será realizado um teste de nivelamento, no dia 9 de setembro, às 14h, na Sala 103 da Central de Integração Acadêmica. As inscrições para este teste será entre os dias 2 e 6 do mesmo mês. Toda despesa com o material didático (livro-texto, caderno de exercícios e CD-ROM) é de responsabilidade do aluno.

Renovação de matrícula para veteranos

Os alunos veteranos dos cursos de Inglês e Espanhol que desejarem continuar nas aulas devem renovar sua matrícula nos dias 15 e 16 de agosto, das 14h às 17h, na Secretaria do Departamento, localizada na Sala 315 da Central de Integração Acadêmica. É necessário apresentar cópia do RG. O dia 20 de agosto será destinado para confirmação de matrícula dos retardatários de todos os níveis dos dois cursos de idiomas. As aulas terão início no dia 27 de agosto.

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Texto: Tatiana Brandão

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Revista Educação Inclusiva chega a quarta edição e alcança conceito Qualis B4 em avaliação da Capes

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Criada há pouco mais de um ano e meio, a Revista Educação Inclusiva (REIN) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) terá sua quarta edição lançada na semana que vem e, aliado a isso, um motivo de celebração a mais para seus colaboradores. Após avaliação das três edições anteriores (uma em 2017 e duas em 2018), realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o periódico semestral atingiu o conceito Qualis-Periódicos B4.

Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação, o que comprova a relevância das publicações da REIN. De acordo com o editor-gerente da revista, professor Eduardo Onofre, do Departamento de Educação da UEPB, a REIN é uma janela de publicações para pesquisas voltadas ao desenvolvimento na área da Educação Inclusiva, focalizando a formação de pesquisadores, mediante intercâmbio e divulgação de estudos realizados por educadores vinculados a instituições brasileiras ou estrangeiras.

Rapidamente, a publicação também conseguiu sua indexação na plataforma do Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex), ampliando o alcance de suas pesquisas. “Chegamos a esta quarta edição com pesquisas desenvolvidas no Brasil e também no exterior. Normalmente, trabalhamos com nove artigos por edição, sendo oito deles de investigação e um relato de experiência. Para uma revista nova já ter alcançado o conceito Qualis B4, é de grande importância para nós. Nossa expectativa é continuar o trabalho para que nas próximas avaliações consigamos alcançar o conceito A”, destacou o professor Eduardo Onofre.

Sobre esta próxima edição, que passa a ser de responsabilidade da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UEPB, os temas abordados vão desde uma pesquisa realizada em Moçambique, na África, que abordou os desafios de alunos surdos em escolas locais, até a abordagem de gênero nos livros didáticos de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental na Paraíba. A amplitude desses assuntos foi destacada pelo editor como ponto forte para troca de experiências e, sobretudo, inspiração para superação de dificuldades frente às questões relacionadas à educação inclusiva.

“Essa revista conta com pesquisadores do Brasil, Portugal, Chile, Itália, França e Moçambique, que abordam temas importantes para todos os lugares do mundo. A edução inclusiva é um desafio mundial e, claro, não só as dificuldades, mas sobretudo as experiências de êxito têm que ser compartilhadas para que possamos aplicá-las no nosso convívio. Com o lançamento dessa quarta edição, já começamos a trabalhar na próxima, que deverá ser publicada no mês de novembro”, acrescentou Eduardo. Para ter acesso a todas as edições da REIN, clique no link: http://revista.uepb.edu.br/index.php/REIN.

Artigos em livro de universidade do México

O trabalho voltado à Educação Inclusiva desenvolvido pelo professor Eduardo Onofre se estende por outras publicações. Lançado pela Universidad Autonoma de San Luis Potosí, do México, o livro “Aspectos contemporâneos de Antropometria”, organizado pela professora da instituição mexicana, Claudia Ramirez Martinez, conta, entre seus sete artigos, com dois trabalhos do professor Eduardo. O primeiro com o título “O processo de inclusão de uma aluna cega: caminhos da educação no Brasil”, foi publicado em parceria com Jucilene Braz Costa e Paulo Vidal Guanabara de Azevedo; e o segundo, “O ensino de Geografia e o uso de recursos táteis para estudantes com deficiência visual em escolas de Campina Grande”, foi desenvolvido em conjunto com Naum Filipe Nicácio Alves e Sônia Maria de Lira.

A obra conta ainda com pesquisadores de vários países da América Latina que desenvolveram estudos relacionados à edução voltada às pessoas com deficiência. O livro foi impresso pela Universidad Autonoma de San Luis Potosí e conta com os artigos publicados em Português, Espanhol e Inglês. Segundo professor Eduardo Onofre, esta foi uma grande oportunidade para as pesquisas que estão sendo feitas na Paraíba ganharem divulgação em outros países. Ele afirmou que os dois artigos contam com grandes avanços nos estudos da área.

“No primeiro artigo trabalhamos o desenvolvimento de uma aluna cega, que praticamente não tinha autonomia dentro da escola. Além de um acompanhamento pedagógico, com a impressão do livro didático em braile, nós a inserimos em todas as atividades escolares, o que proporcionou uma transformação na vida dela. Já no segundo artigo, foram desenvolvidas maquetes que auxiliam o estudo de Geografia para pessoas cegas, com o uso de recursos táteis”, explicou o professor.

Texto e foto: Givaldo Cavalcanti

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Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação, o que comprova a relevância das publicações da REIN. De acordo com o editor-gerente da revista, professor Eduardo Onofre, do Departamento de Educação da UEPB, a REIN é uma janela de publicações para pesquisas voltadas ao desenvolvimento na área da Educação Inclusiva, focalizando a formação de pesquisadores, mediante intercâmbio e divulgação de estudos realizados por educadores vinculados a instituições brasileiras ou estrangeiras.

Rapidamente, a publicação também conseguiu sua indexação na plataforma do Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex), ampliando o alcance de suas pesquisas. “Chegamos a esta quarta edição com pesquisas desenvolvidas no Brasil e também no exterior. Normalmente, trabalhamos com nove artigos por edição, sendo oito deles de investigação e um relato de experiência. Para uma revista nova já ter alcançado o conceito Qualis B4, é de grande importância para nós. Nossa expectativa é continuar o trabalho para que nas próximas avaliações consigamos alcançar o conceito A”, destacou o professor Eduardo Onofre.

Sobre esta próxima edição, que passa a ser de responsabilidade da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UEPB, os temas abordados vão desde uma pesquisa realizada em Moçambique, na África, que abordou os desafios de alunos surdos em escolas locais, até a abordagem de gênero nos livros didáticos de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental na Paraíba. A amplitude desses assuntos foi destacada pelo editor como ponto forte para troca de experiências e, sobretudo, inspiração para superação de dificuldades frente às questões relacionadas à educação inclusiva.

“Essa revista conta com pesquisadores do Brasil, Portugal, Chile, Itália, França e Moçambique, que abordam temas importantes para todos os lugares do mundo. A edução inclusiva é um desafio mundial e, claro, não só as dificuldades, mas sobretudo as experiências de êxito têm que ser compartilhadas para que possamos aplicá-las no nosso convívio. Com o lançamento dessa quarta edição, já começamos a trabalhar na próxima, que deverá ser publicada no mês de novembro”, acrescentou Eduardo. Para ter acesso a todas as edições da REIN, clique no link: http://revista.uepb.edu.br/index.php/REIN.

Artigos em livro de universidade do México

O trabalho voltado à Educação Inclusiva desenvolvido pelo professor Eduardo Onofre se estende por outras publicações. Lançado pela Universidad Autonoma de San Luis Potosí, do México, o livro “Aspectos contemporâneos de Antropometria”, organizado pela professora da instituição mexicana, Claudia Ramirez Martinez, conta, entre seus sete artigos, com dois trabalhos do professor Eduardo. O primeiro com o título “O processo de inclusão de uma aluna cega: caminhos da educação no Brasil”, foi publicado em parceria com Jucilene Braz Costa e Paulo Vidal Guanabara de Azevedo; e o segundo, “O ensino de Geografia e o uso de recursos táteis para estudantes com deficiência visual em escolas de Campina Grande”, foi desenvolvido em conjunto com Naum Filipe Nicácio Alves e Sônia Maria de Lira.

A obra conta ainda com pesquisadores de vários países da América Latina que desenvolveram estudos relacionados à edução voltada às pessoas com deficiência. O livro foi impresso pela Universidad Autonoma de San Luis Potosí e conta com os artigos publicados em Português, Espanhol e Inglês. Segundo professor Eduardo Onofre, esta foi uma grande oportunidade para as pesquisas que estão sendo feitas na Paraíba ganharem divulgação em outros países. Ele afirmou que os dois artigos contam com grandes avanços nos estudos da área.

“No primeiro artigo trabalhamos o desenvolvimento de uma aluna cega, que praticamente não tinha autonomia dentro da escola. Além de um acompanhamento pedagógico, com a impressão do livro didático em braile, nós a inserimos em todas as atividades escolares, o que proporcionou uma transformação na vida dela. Já no segundo artigo, foram desenvolvidas maquetes que auxiliam o estudo de Geografia para pessoas cegas, com o uso de recursos táteis”, explicou o professor.

Texto e foto: Givaldo Cavalcanti

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Criada há pouco mais de um ano e meio, a Revista Educação Inclusiva (REIN) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) terá sua quarta edição lançada na semana que vem e, aliado a isso, um motivo de celebração a mais para seus colaboradores. Após avaliação das três edições anteriores (uma em 2017 e duas em 2018), Leia Mais...

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Concluintes dos câmpus I e II colam grau e fecham ciclo de formaturas do período 2019.1 da UEPB

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Em uma noite para ficar na posteridade e eternizada no tempo, nas mentes e nos corações de centenas de formandos que realizaram o sonho de conquistar um diploma de curso superior, 750 formandos de 30 cursos de Graduação dos câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) colaram grau acadêmico neste sábado (27) e encerraram o ciclo de formaturas da Instituição do semestre letivo 2019/1.

A Assembleia Solene de Colação de Grau dos câmpus I e II aconteceu na casa de shows Spazzio, em Campina Grande, e contou com a participação dos concluintes dos cursos do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Educação (CEDUC) e do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA).

Presidida pelo reitor da UEPB, professor Rangel Junior, a cerimônia reuniu docentes e pró-reitores da Instituição, além de diretores de centros, coordenadores de cursos, familiares e amigos dos formandos. Nesse semestre, a UEPB formou mais de 1.200 novos profissionais nos oito câmpus da Instituição.

Em meio a ansiedade, júbilo e regozijo, os graduandos assistiram emocionados a entrada da congregação de professores de todos os Centros de Ensino que integram os câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca. Entre os formandos, destaque para Marta Maria dos Santos Araújo, a mais experiente da turma. Aos 59 anos e já formada em Serviço Social, ela concluiu o curso de Ciências Biológicas, seguindo os passos da filha, Elaine Cristina dos Santos Araújo, que hoje faz Doutorado na área.

A atmosfera festiva tomou conta do local, com a entrada do Paraninfo Geral das turmas concluintes, o professor José Tavares de Sousa, conduzido pela comissão de honra formada por alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Sanitária e Ambiental, Filosofia, Direito, Ciências Contábeis e Agroecologia.

Os futuros profissionais, orgulhosamente vestidos com a beca, prestaram o juramento, comprometendo-se diante de professores e familiares a honrar os princípios da UEPB, lutar para aperfeiçoar a ciência e a técnica, além de transformar os conhecimentos adquiridos e utilizá-los para melhorar a sociedade sob a égide da justiça e da igualdade. Eles foram representados pelo graduando Lindomar Pereira da Silva, do curso de Agroecologia.

A Oradora Oficial das turmas foi a graduanda Amanda Vanuza de Arruda Barbosa, do curso de Direito, que fez um discurso emocionado e cheio de sentimentos e poesia. Ela destacou que o momento representava uma conquista pessoal para todos e agradeceu a Deus, aos familiares e professores, responsáveis pela transmissão dos conhecimentos e formação dos novos profissionais.

Amanda observou que, apesar de parecerem todos iguais, vestidos de beca, os formandos eram diferentes, com suas histórias, particularidades e dificuldades. Cada um carregava, segundo ela, marcas e sonhos. Em um reconhecimento à UEPB, Amanda destacou a missão da Instituição, que a despeito de todas as dificuldades, continua exercendo seu papel de formar cidadãos preparados para a vida. “Obrigado UEPB, que apesar de tantas dificuldades, nos dá asas para voar alto e sonharmos com dias melhores. Temos uma nova jornada pela frente”, frisou.

O Paraninfo Geral, professor José Tavares de Sousa, também fez um discurso emocionante e conclamou os formandos a usarem os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para diminuírem as desigualdades sociais. Ele agradeceu a homenagem e disse que era uma honra o momento. O paraninfo focou parte do seu discurso nas desigualdades sociais que ainda existem no Brasil, principalmente no Nordeste, enfatizou que ainda faltam políticas públicas eficazes para combater essas desigualdades e que a educação é o caminho para mudar essa realidade, acabando de vez com esse flagelo social.

José Tavares ainda falou dos gargalos no Ensino Fundamental e Médio, mas ressaltou que, nos últimos anos, o Ensino Superior registrou avanços com as portas das universidades sendo abertas para alunos vindos da escola pública. Para ele, a expansão do ensino superior foi resultado de políticas públicas que reduziram as desigualdades regionais. O docente também destacou que a UEPB foi pioneira nas políticas de inclusão, tendo permitido o acesso ao curso superior a milhares de paraibanos.

A solenidade prosseguiu com o discurso do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, que enfatizou que os sonhos dos concluintes é o mesmo da UEPB, que está profundamente enraizada e comprometida com o Estado da Paraíba. Eli disse, ainda, que o dia era importante para os graduandos e para a Universidade, que atualmente tem 75% dos seus alunos advindos da escola pública. A cerimônia, segundo ele, se reveste de grande importância, pois marca o ponto de chegada e, ao mesmo tempo, o ponto de partida para o futuro e novos desafios.

O professor enfatizou que a UEPB está presente em toda a Paraíba, sempre comprometida com o desenvolvimento científico e cultural dos paraibanos, tendo duplicado o número de vagas nos últimos anos. Ao olhar para o futuro, Eli Brandão manifestou preocupação e disse que as universidades públicas estão em meio a uma forte crise que compromete o ensino em nome do capital financeiro.

Ele lembrou ainda que a Educação é um investimento social, e não gasto indevido, e justificou mostrando que 90% da produção de ciência e tecnologia no país é obra das universidades públicas. Segundo ele, sem universidade pública não há pesquisa comprometida com a ética e com o bem-estar humano. “Sintam-se vitoriosos por concluírem um curso de graduação numa instituição pública. São poucos os que conseguem ingressar em uma universidade e alcançar essa vitória”, parabenizou.

Presidente da solenidade, o reitor Rangel Junior transmitiu sua mensagem aos graduandos e parabenizou a todos pela conquista. O reitor disse que o momento era de orgulho para a UEPB, principalmente pela sensação de dever cumprido, visto que a situação econômica e política do país tem se mostrado muito difícil.

“Somos resistentes. O que nós estamos fazendo aqui nada mais é do que um movimento de resistência. Ao colocar para a sociedade mais de 1.200 profissionais formados, estamos dizendo que a universidade continua cumprindo com o seu papel e dando conta das responsabilidades com a sociedade”, afirmou o reitor, destacando ainda que a UEPB segue fazendo pesquisa e promovendo a cultura, mas, principalmente, formando pessoas qualificadas, competentes e comprometidas com a mudança do mundo.

Ao final da solenidade foi feita a conferência de grau acadêmico aos concluintes. A formanda Anna Vitória Gerra Nunes, do curso de Educação Física, recebeu o grau conferido pela professora Alessandra Teixeira, representando os colegas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. A concluinte Diana Maria de Lima Pereira, do curso de Matemática, recebeu o grau em nome dos formandos do Centro de Ciência e Tecnologia, conferido pela professora Maria Isabelle Dias.

Os concluintes do Centro de Educação foram representados pelo formando Alexandre Naildo da Silva, do curso de Geografia, que recebeu o grau conferido pelo professor Francisco de Assis Batista. Os concluintes do Centro de Ciências Jurídicas foram representados pelo formando Anderson Valdir da Silva Santos, que recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor Laplace Guedes.

Em nome dos formandos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, a concluinte Hakyanna Karla de Oliveira, do curso de Serviço Social, recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor Geraldo Medeiros. Já os formandos do curso de Agroecologia, do Câmpus de Lagoa Seca, foram representados pela concluinte Maria Betânia Francisca Santa Cruz, que recebeu o grau do professor e diretor do Centro de Ciências Ambientais e Agrárias, José Félix de Brito Neto.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

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Presidida pelo reitor da UEPB, professor Rangel Junior, a cerimônia reuniu docentes e pró-reitores da Instituição, além de diretores de centros, coordenadores de cursos, familiares e amigos dos formandos. Nesse semestre, a UEPB formou mais de 1.200 novos profissionais nos oito câmpus da Instituição.

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A atmosfera festiva tomou conta do local, com a entrada do Paraninfo Geral das turmas concluintes, o professor José Tavares de Sousa, conduzido pela comissão de honra formada por alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Sanitária e Ambiental, Filosofia, Direito, Ciências Contábeis e Agroecologia.

Os futuros profissionais, orgulhosamente vestidos com a beca, prestaram o juramento, comprometendo-se diante de professores e familiares a honrar os princípios da UEPB, lutar para aperfeiçoar a ciência e a técnica, além de transformar os conhecimentos adquiridos e utilizá-los para melhorar a sociedade sob a égide da justiça e da igualdade. Eles foram representados pelo graduando Lindomar Pereira da Silva, do curso de Agroecologia.

A Oradora Oficial das turmas foi a graduanda Amanda Vanuza de Arruda Barbosa, do curso de Direito, que fez um discurso emocionado e cheio de sentimentos e poesia. Ela destacou que o momento representava uma conquista pessoal para todos e agradeceu a Deus, aos familiares e professores, responsáveis pela transmissão dos conhecimentos e formação dos novos profissionais.

Amanda observou que, apesar de parecerem todos iguais, vestidos de beca, os formandos eram diferentes, com suas histórias, particularidades e dificuldades. Cada um carregava, segundo ela, marcas e sonhos. Em um reconhecimento à UEPB, Amanda destacou a missão da Instituição, que a despeito de todas as dificuldades, continua exercendo seu papel de formar cidadãos preparados para a vida. “Obrigado UEPB, que apesar de tantas dificuldades, nos dá asas para voar alto e sonharmos com dias melhores. Temos uma nova jornada pela frente”, frisou.

O Paraninfo Geral, professor José Tavares de Sousa, também fez um discurso emocionante e conclamou os formandos a usarem os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para diminuírem as desigualdades sociais. Ele agradeceu a homenagem e disse que era uma honra o momento. O paraninfo focou parte do seu discurso nas desigualdades sociais que ainda existem no Brasil, principalmente no Nordeste, enfatizou que ainda faltam políticas públicas eficazes para combater essas desigualdades e que a educação é o caminho para mudar essa realidade, acabando de vez com esse flagelo social.

José Tavares ainda falou dos gargalos no Ensino Fundamental e Médio, mas ressaltou que, nos últimos anos, o Ensino Superior registrou avanços com as portas das universidades sendo abertas para alunos vindos da escola pública. Para ele, a expansão do ensino superior foi resultado de políticas públicas que reduziram as desigualdades regionais. O docente também destacou que a UEPB foi pioneira nas políticas de inclusão, tendo permitido o acesso ao curso superior a milhares de paraibanos.

A solenidade prosseguiu com o discurso do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, que enfatizou que os sonhos dos concluintes é o mesmo da UEPB, que está profundamente enraizada e comprometida com o Estado da Paraíba. Eli disse, ainda, que o dia era importante para os graduandos e para a Universidade, que atualmente tem 75% dos seus alunos advindos da escola pública. A cerimônia, segundo ele, se reveste de grande importância, pois marca o ponto de chegada e, ao mesmo tempo, o ponto de partida para o futuro e novos desafios.

O professor enfatizou que a UEPB está presente em toda a Paraíba, sempre comprometida com o desenvolvimento científico e cultural dos paraibanos, tendo duplicado o número de vagas nos últimos anos. Ao olhar para o futuro, Eli Brandão manifestou preocupação e disse que as universidades públicas estão em meio a uma forte crise que compromete o ensino em nome do capital financeiro.

Ele lembrou ainda que a Educação é um investimento social, e não gasto indevido, e justificou mostrando que 90% da produção de ciência e tecnologia no país é obra das universidades públicas. Segundo ele, sem universidade pública não há pesquisa comprometida com a ética e com o bem-estar humano. “Sintam-se vitoriosos por concluírem um curso de graduação numa instituição pública. São poucos os que conseguem ingressar em uma universidade e alcançar essa vitória”, parabenizou.

Presidente da solenidade, o reitor Rangel Junior transmitiu sua mensagem aos graduandos e parabenizou a todos pela conquista. O reitor disse que o momento era de orgulho para a UEPB, principalmente pela sensação de dever cumprido, visto que a situação econômica e política do país tem se mostrado muito difícil.

“Somos resistentes. O que nós estamos fazendo aqui nada mais é do que um movimento de resistência. Ao colocar para a sociedade mais de 1.200 profissionais formados, estamos dizendo que a universidade continua cumprindo com o seu papel e dando conta das responsabilidades com a sociedade”, afirmou o reitor, destacando ainda que a UEPB segue fazendo pesquisa e promovendo a cultura, mas, principalmente, formando pessoas qualificadas, competentes e comprometidas com a mudança do mundo.

Ao final da solenidade foi feita a conferência de grau acadêmico aos concluintes. A formanda Anna Vitória Gerra Nunes, do curso de Educação Física, recebeu o grau conferido pela professora Alessandra Teixeira, representando os colegas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. A concluinte Diana Maria de Lima Pereira, do curso de Matemática, recebeu o grau em nome dos formandos do Centro de Ciência e Tecnologia, conferido pela professora Maria Isabelle Dias.

Os concluintes do Centro de Educação foram representados pelo formando Alexandre Naildo da Silva, do curso de Geografia, que recebeu o grau conferido pelo professor Francisco de Assis Batista. Os concluintes do Centro de Ciências Jurídicas foram representados pelo formando Anderson Valdir da Silva Santos, que recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor Laplace Guedes.

Em nome dos formandos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, a concluinte Hakyanna Karla de Oliveira, do curso de Serviço Social, recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor Geraldo Medeiros. Já os formandos do curso de Agroecologia, do Câmpus de Lagoa Seca, foram representados pela concluinte Maria Betânia Francisca Santa Cruz, que recebeu o grau do professor e diretor do Centro de Ciências Ambientais e Agrárias, José Félix de Brito Neto.

Texto: Severino Lopes
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Pós em Literatura e Interculturalidade lança edital para seleção de alunos especiais de Mestrado e Doutorado

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O Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou edital com oferta de vagas para alunos especiais dos cursos de Mestrado e Doutorado. São 14 vagas para o Mestrado e duas vagas para o Doutorado. Os interessados devem se inscrever até o dia 30 de julho, das 8h às 12h, na Secretaria do Programa, localizada na Sala 313 da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

Para efetivar a inscrição, o candidato deve apresentar ficha de matrícula devidamente preenchida, incluindo a justificativa para a disciplina escolhida; cópias de RG, CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino), Diploma ou Certidão de Conclusão do Curso de Graduação; Currículo Lattes e Histórico Escolar da graduação.

As inscrições homologadas serão divulgadas no dia 7 de agosto. As matrículas dos selecionados devem ser realizadas de 9 a 12 de agosto. O edital completo do processo seletivo, com todas as normas, indicação de disciplinas, carga horária, dias de aulas e demais informações, pode ser conferido clicando AQUI. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3344-5304.

Texto: Tatiana Brandão

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O Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou edital com oferta de vagas para alunos especiais dos cursos de Mestrado e Doutorado. São 14 vagas para o Mestrado e duas vagas para o Doutorado. Os interessados devem se inscrever até o dia 30 de julho, das 8h às 12h, na Secretaria do Programa, localizada na Sala 313 da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

Para efetivar a inscrição, o candidato deve apresentar ficha de matrícula devidamente preenchida, incluindo a justificativa para a disciplina escolhida; cópias de RG, CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista (para candidatos do sexo masculino), Diploma ou Certidão de Conclusão do Curso de Graduação; Currículo Lattes e Histórico Escolar da graduação.

As inscrições homologadas serão divulgadas no dia 7 de agosto. As matrículas dos selecionados devem ser realizadas de 9 a 12 de agosto. O edital completo do processo seletivo, com todas as normas, indicação de disciplinas, carga horária, dias de aulas e demais informações, pode ser conferido clicando AQUI. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3344-5304.

Texto: Tatiana Brandão

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O Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou edital com oferta de vagas para alunos especiais dos cursos de Mestrado e Doutorado. São 14 vagas para o Mestrado e duas vagas para o Doutorado. Os interessados devem se inscrever até o dia 30 de julho, das 8h às Leia Mais...

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Inscrições para segunda oferta do exame de proficiência em línguas estrangeiras terão início dia 12 de julho

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A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Letras e Artes, lançou edital para realização do exame de proficiência em línguas estrangeiras (Inglês, Espanhol ou Francês), voltado aos alunos dos cursos de pós-graduação, alunos do último período dos cursos de graduação, recém-graduados (prazo máximo de 6 meses, a contar da data de conclusão), professores e técnicos administrativos da Instituição. O prazo de inscrição para esta segunda oferta do exame este ano é de 12 de julho a 2 de agosto.

As inscrições dos pós-graduandos devem ser feitas pelo coordenador do curso de pós-graduação, através de memorando encaminhado ao Departamento de Letras e Artes, via Sis-Admin, informando os nomes dos candidatos que irão se submeter à avaliação. A lista deve ser encaminhada em arquivo PDF, conforme modelo indicado no edital.

Os demais interessados em realizar o exame, devem efetuar sua inscrição presencialmente, no Departamento de Letras, localizado no 3º andar da Central de Integração Acadêmica. As inscrições homologadas serão divulgadas no dia 6 de agosto. O exame será aplicado no dia 13 do mesmo mês, em auditórios da Central de Integração Acadêmica, das 14h às 17h. O resultado será divulgado no dia 22 de agosto e a solicitação da declaração de proficiência deve ser feita no dia 23.

O Departamento de Letras fará outra aplicação do exame ainda este ano. A terceira oferta tem prazo de inscrição entre os dias 7 a 31 de outubro e aplicação do exame de proficiência no dia 12 de novembro. O exame terá 10 questões objetivas de compreensão de texto no idioma de escolha do candidato. Não será permitido o uso de qualquer fonte de consulta, a exemplo de dicionário, computador, aparelho celular, tablet, entre outros.

Confira todas as normas do edital clicando AQUI.

Texto: Tatiana Brandão

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Texto: Tatiana Brandão

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