CEDUC

Centro de Educação

Universidade Estadual da Paraíba apoia realização da 2ª edição do Festival da Nova Geração do Repente

11 de abril de 2018

Sempre apoiando as iniciativas culturais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) será novamente parceira do Festival da Nova Geração do Repente (FENOGER) que, no próximo dia 14 de abril, realiza sua 2ª edição. Com o tema “De repente, o futuro do repente”, o evento acontecerá no Teatro Municipal Severino Cabral (TMSC), em Campina Grande, a partir das 20h30, e contará com a participação de vários poetas dos estados da Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe.

O 2º FENOGER está sendo organizado pelo poeta popular Iponax Vila Nova e conta com apoio institucional da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Após a realização da primeira edição, o festival se transformou em uma vitrine para os jovens repentistas que já são profissionais, mas que precisam de espaço para divulgar sua arte e seu talento. São poetas da região que prometem brindar o público campinense com belas rimas, além da valorizarem a cultura popular.

O repente nordestino é uma das diversas formas de interpretação de canto e poesia a partir da tradição medieval dos trovadores. Seus personagens, chamados de repentistas ou cantadores, improvisam versos sobre os mais variados assuntos e se apresentam sozinho ou trocam versos com outro cantador, promovendo o chamado desafio.

O estilo é característico da região Nordeste do Brasil e praticado em especial pelos habitantes da região do sertão paraibano e pernambucano, mais especificamente na região do Pajeú e Sertão do Moxotó, Serra do Teixeira e Cariri Ocidental, onde estão as cidades de São José do Egito, Sertânia, Arcoverde, Teixeira, Princesa e Monteiro (PB). O 2º Festival da Nova Geração é uma promoção do Clube do Repente de Campina Grande.