CEDUC

CEDUC

Centro de Educação

Universidade Estadual da Paraíba apoia realização da 2ª edição do Festival da Nova Geração do Repente

11 de abril de 2018

Sempre apoiando as iniciativas culturais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) será novamente parceira do Festival da Nova Geração do Repente (FENOGER) que, no próximo dia 14 de abril, realiza sua 2ª edição. Com o tema “De repente, o futuro do repente”, o evento acontecerá no Teatro Municipal Severino Cabral (TMSC), em Campina Grande, a partir das 20h30, e contará com a participação de vários poetas dos estados da Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe.

O 2º FENOGER está sendo organizado pelo poeta popular Iponax Vila Nova e conta com apoio institucional da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Após a realização da primeira edição, o festival se transformou em uma vitrine para os jovens repentistas que já são profissionais, mas que precisam de espaço para divulgar sua arte e seu talento. São poetas da região que prometem brindar o público campinense com belas rimas, além da valorizarem a cultura popular.

O repente nordestino é uma das diversas formas de interpretação de canto e poesia a partir da tradição medieval dos trovadores. Seus personagens, chamados de repentistas ou cantadores, improvisam versos sobre os mais variados assuntos e se apresentam sozinho ou trocam versos com outro cantador, promovendo o chamado desafio.

O estilo é característico da região Nordeste do Brasil e praticado em especial pelos habitantes da região do sertão paraibano e pernambucano, mais especificamente na região do Pajeú e Sertão do Moxotó, Serra do Teixeira e Cariri Ocidental, onde estão as cidades de São José do Egito, Sertânia, Arcoverde, Teixeira, Princesa e Monteiro (PB). O 2º Festival da Nova Geração é uma promoção do Clube do Repente de Campina Grande.