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Centro de Educação

Geografia

Sobre o Curso


– APRESENTAÇÃO

O Curso de Licenciatura Plena em Geografia da UEPB tem sua história inserida na outrora FURNE – Fundação da Universidade Regional do Nordeste. O curso foi criado no dia 28/07/1974, pelo CONSEPE-FURNE, através da Resolução 016/74, em atendimento à solicitação feita pelo Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (Processo 000962 de 20/06/74).  Foi reconhecido pela Portaria Ministerial Nº 455 de 21/11/1983, sendo publicado no Diário Oficial da União em 22/11/83.
Durante sua trajetória, o curso passou por duas reformas curriculares: a primeira no ano de 1997 e a segunda iniciada no ano de 2007 e concluída em 2009, quando foram propostos novos ajustes, readaptações ou rupturas no currículo do curso, visando impulsionar essa trajetória, adequando-o à conjuntura atual. Pode-se citar como exemplos a inclusão dos Estágios Supervisionados, com carga horária 480 h/a, e o acréscimo de 20% sobre a carga horária total de todos os cursos de graduação da UEPB, em 2009. O Curso de Geografia possui a modalidade Licenciatura, que habilita o profissional para o magistério do Ensino Fundamental e Médio, formando o licenciado para atuar em atividades de ensino, reconhecimento, levantamentos, estudos e pesquisas de caráter físico-geográfico e geoeconômico, realizações nos âmbitos gerais e específicos da Geografia.
A tarefa de revolucionar a educação brasileira tem impulsos na Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394 de 20 de dezembro 1996, e vem sendo discutida no âmbito universitário, sobretudo nos cursos de Licenciatura. Esta discussão faz-se presente também no Curso de Geografia da UEPB. O Projeto Político Pedagógico atual do Curso visa exatamente impulsionar essa trajetória dando contornos próprios da conjuntura político-pedagógica do momento atual.

– HISTÓRICO

O Curso de Licenciatura Plena em Geografia foi criado no dia 28 de julho de 1974, pelo CONSEPE-FURNe, através da Resolução 016/74, em atendimento a solicitação feita pelo Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (Processo 000962 de 20/06/74).
O curso de Licenciatura Plena em Geografia, até o ano de 1978, foi oferecido como modalidade de habilitação ao Curso de Estudos Sociais. Teve seu primeiro vestibular no 1º semestre de 1967, tendo como fundadoras as professoras Elaine Pinto Cavalcante (Geografia ) e Josefa Gomes de Almeida e Silva (História).
Em 12 de janeiro de 1979, a professora Lêda Almeida de Menezes Dantas, na época Coordenadora do Curso de Estudos Sociais, propôs a reestruturação dos Cursos de Licenciatura Plena em História e Licenciatura Plena em Geografia e solicitou providências no sentido do reconhecimento dos referidos cursos, alegando a impossibilidade dos alunos poderem receber diploma de licenciado para atuarem no segundo grau, atualmente ensino médio, visto que tais cursos funcionavam no contexto de Estudos Sociais.
Em parecer ao pedido da professora Lêda Almeida de Menezes Dantas, a professora Margarida da Mota Rocha deu parecer favorável à criação dos cursos solicitados com estrutura própria e funcionamento independente de Estudos Sociais, conforme a Portaria Ministerial nº  117/66 e Resolução do CFE 8/72.
No dia 21/11/83, o Curso de Geografia foi reconhecido através da Portaria Ministerial  455, com a publicação desta portaria no Diário Oficial da  União no dia 22/11/83. Nesta época, devido à insuficiência de instalações na Universidade Regional do Nordeste, o Curso funcionava nas dependências do Colégio Pio XI.
Em 1987, após longo período de crise, a Universidade Regional do Nordeste deixou de existir, foi incorporada pela Universidade Estadual da Paraíba, criada em 11 de outubro de 1987. Com a estadualização da Universidade e o fim do ensino pago, esta instituição promoveu concurso público para professores em todas as áreas, o Curso de Geografia participou deste processo para preenchimento de vagas.
Em 1992, numa política de melhoria do ensino e da busca do seu reconhecimento, a Universidade Estadual da Paraíba ampliou seu quadro docente com a contratação de professores visitantes, momento em que o Curso de Geografia se beneficiou com a chegada dos professores mestres: Alexandre José Santos Ramos, Emília Pereira de Melo, Fernando Moreira da Silva, Janete Lins Rodriguez, Maria Braga de Sá e Joedla Rodrigues Lima. Naquele momento, fez parte do Curso de Geografia, na qualidade de consultor, o professor Dr. Manuel Correia de Andrade.
Em 1998, nova contratação de professor visitante foi necessária para substituir os professores Fernando Moreira da Silva e Joedla Rodrigues de Lima que, tendo passado em concurso público para outras Universidades, deixaram a vacância  no Curso Também se ausentaram os professores Hélio de Oliveira Nascimento e João Damasceno que foram cursar mestrados nas cidades de Aracajú (SE) e Recife (PE), respectivamente.  Desta vez foram contratados os professores doutorandos José Sidney Pereira e José Eustáquio Rangel de Queiroz e as mestres Márcia Rejane de Queiroz Almeida Azevedo e Maria Aparecida da Silva.
A preocupação do Curso de Geografia da UEPB com a melhoria do ensino e com a reelaboração do currículo para capacitar melhor o aluno, levando-o a acompanhar as mudanças e prepará-lo para o novo milênio, fez com que, em novembro de 1993, o curso elaborasse o I Seminário Interno com o objetivo de “Repensar o Currículo de Geografia”. Os palestrantes do evento foram os professores Antônio Moacir Madruga e Arlete Pereira de Moura, ambos do Campus I da UFPB.
O debate entre alunos (efetivos e egressos) e professores da Universidade Estadual da Paraíba teve a interseção dos coordenadores Marília Maria Quirino Ramos (UEPB – Campina Grande) e José Eduardo Santana (UEPB – Guarabira). Desde aquele momento, já se pensava a integração entre licenciatura e bacharelado numa perspectiva de não dissociar o ensino da pesquisa, bem como na formação de um profissional capacitado para atender as exigências do mercado.
Em 1997, a Reitoria da UEPB encaminhou documento intitulado “A Reforma Necessária” na qual entre outras mudanças previstas para a Universidade Estadual da Paraíba estava a reformulação dos Currículos de todos os cursos oferecidos pela Instituição. Esta exigência se fez necessária  a todas as universidades do país com o objetivo imediato de avaliar os cursos e as próprias universidades.
Foram designados para compor a comissão de Reformulação Curricular do Curso de Geografia os Professores: Antonio Albuqueque da Costa, Marília Maria Quirino Ramos, Ozeas Jordão da Silva, João Damasceno, Joana D’arc Araújo Ferreira Nóbrega e o aluno José Ednaldo da Silva. Posteriormente o professor João Damasceno se afastou do Curso para realização do mestrado na Universidade Federal de Pernambuco e foram incorporadas à equipe as professoras Maria Braga de Sá e Josélia Maria Ramos Wellen.
No dia 07 de abril de 1998, foi realizada uma reunião com as professoras da Comissão Central de Reformulação Curricular Maria Renilde de Oliveira Sousa e Arlete Pereira de Moura com o objetivo de traçar as diretrizes curriculares a partir do perfil dos cursos e dos alunos. No dia 14 de abril de 1998, os cursos de  Geografia e História se reuniram para pensar o papel da Educação e do Educador.  Nesta discussão que teve a coordenação da professora Maria de Lourdes Lopes Ramos, dava-se o “pontapé inicial” na reformulação que se pretendia para os referidos cursos.

– OBJETIVOS / MISSÃO

O Curso de Geografia tem como objetivo principal, a formação de professores para o exercício do magistério no ensino fundamental e médio, oportunizando condições teórico-reflexivas necessárias às experiências interdisciplinares.
O Curso de Geografia tem ainda, por objetivo, habilitar o licenciado para as práticas da pesquisa e extensão, situações que, juntamente com o ensino, são indissociáveis e indisciplinares na  produção e no conhecimento geográfico.

O Curso de Geografia tem como missão garantir a seus discentes atividades, conhecimentos e habilidades capazes de lhes proporcionar condições para desenvolver múltiplas competências que influenciam a formação de um ser humano integral capaz de assumir responsabilidades e realizar transformações na relação entre o homem e a natureza.

– INFORMAÇÕES GERAIS

  • Modalidade/Habilitação: Licenciatura Plena em Geografia;
  • Titulação do Egresso: Licenciado em Geografia;
  • Criação do Curso: Resolução FURNE/CONSEPE/016/74 de 28 de julho de 1974;
  • Reconhecimento: Portaria ministerial 455 de 21 de novembro de 1983;
  • Código do Curso: 3011  –  Regime de Matrícula: Semestral;
  • Regime de Funcionamento: Semestral;
  • Turnos de Funcionamentos: Diurno e Noturno;
  • Duração Mínima: Diurno: 03 anos e meio ( 07 Semestres) / Noturno: 04 anos e meio (09 semestres);
  • Duração Máxima: Diurno: 06 anos  (12 Semestres) / Noturno: 07 anos (14 semestres);
  • Estágio Supervisionado: 360 h/a (04 componentes);
  • Atividades Acadêmico-Científico-Culturais: 200 h/a.

Grade Curricular


COMPONENTES BÁSICOS CARGA HORÁRIA
– Antropologia Cultural 60 h/aula
– História do Pensamento Geográfico 60 h/aula
– Climatologia 60 h/aula
– Geologia geral 60 h/aula
– Geografia da População 60 h/aula
– Hidrogeografia 60 h/aula
– Geomorfologia 60 h/aula
– Geografia Agrária 60 h/aula
– Geografia Cultural 60 h/aula
– Região e Organização do Espaço Mundial 60 h/aula
– Sensoriamento Remoto e Sistema de Inf. Geográfica 60 h/aula
– Geografia Urbana 60 h/aula
– Região e Organização do Espaço Brasileiro 60 h/aula
– Biogeografia 60 h/aula
– Pedologia 30 h/aula
– Cartografia Básica 60 h/aula
– Leitura e Interpretação de Mapas 60 h/aula
– Geografia do Nordeste Semi-Árido Brasileiro 60 h/aula
– Geografia Política e Geopolítica 60 h/aula
– Geografia Econômica 30 h/aula
– Geografia da Indústria, Comércio e Serviços 60 h/aula
– Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável 60 h/aula
– Educação, Planejamento e Gestão  Ambiental 60 h/aula
– Geografia da Paraíba 60 h/aula
– Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ——-
TOTAL 1.380 h/aula

 

COMPONENTES DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS  CARGA HORÁRIA 
– Prática Pedagógica em Geografia  I 60 h/aula
– Prática Pedagógica em Geografia  II 60 h/aula
– Estágio Supervisionado em Geografia I 90 h/aula
– Estágio Supervisionado em Geografia II 90 h/aula
– Estágio Supervisionado em Geografia III 90 h/aula
– Estágio Supervisionado em Geografia IV 90 h/aula
– Filosofia da Educação 30 h/aula
– Sociologia da Educação 60 h/aula
– Organização do Trabalho na Escola e Currículo (OTEC) 60 h/aula
– Psicologia, Desenvolvimento e Aprendizagem (PDA) 60 h/aula
– Processo Didático, Planejamento e Avaliação 60 h/aula
TOTAL 750 h/aula

 

COMPONENTES COMPLEMENTARES CARGA HORÁRIA
– Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) 30h/aulas
– Matemática e Estatística Aplicada à Geografia 60 h/aula
– Metodologia Científica 60 h/aula
– Métodos e Técnicas da Pesquisa em Geografia 60 h/aula
– Projeto de Pesquisa em Geografia 60 h/aula
TOTAL 270 h/aula

 

COMPONENTES ELETIVOS CARGA HORÁRIA
– Mineralogia 60 h/aula
– Geografia do Turismo 60 h/aula
– História Econômica, Geral e do Brasil 60 h/aula
– Seminários Temáticos 60 h/aula
– Microbacias Hidrográficas 60 h/aula
– Climatologia Aplicada 60 h/aula
– Planejamento e Gestão Urbana 60 h/aula
– Planejamento Regional 60 h/aula
– Dinâmicas Espaciais dos Movimentos Sociais no Brasil 60 h/aula
– Laboratório de Leitura e Produção de Texto 60 h/aula
– Metodologia de Ensino em Geografia 60 h/aula
– Geoprocessamento Aplicado 60 h/aula
– Geografia Física do Brasil 60 h/aula
– Hidrologia Ambiental 60 h/aula
– Geografia Física Aplicada 60 h/aula
– Geografia da África 60 h/aula
TOTAL 120 h/aula 

Corpo Docente


SEQ. NOME CAT. PROFISSIONAL TITULAÇÃO
1 Agnaldo Barbosa dos Santos Efetivo Mestre
2 Alexandre José Santos Ramos Efetivo Mestre
3 Angélica Mara de Lima Dias Substituto Mestre
4 Antônio Albuquerque da Costa Efetivo Doutor
5 Antonio Pereira Cardoso da Silva Filho Substituto Mestre
6 Aretuza Candeia de Melo Efetivo Doutor
7 Arthur Tavares Valverde Efetivo Mestre
8 David Luiz Rodrigues de Almeida Substituto Mestre
9 Edvaldo Carlos de Lima Efetivo Doutor
10 Faustino Moura Neto Efetivo Mestre
11 Francisco Evangelista Porto Efetivo Mestre
12 Hélio de Oliveira Nascimento Efetivo Mestre
13 Hermes Alves de Almeida Efetivo Doutor
14 Joana d´Arc Araújo Ferreira Efetivo Doutor
15 João Damasceno Efetivo Doutor
16 Josandra Araújo Barreto de Melo Efetivo Doutor
17 Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo Efetivo Doutor
18 Maria das Graças Ouriques Ramos Efetivo Mestre
19 Maria Juliana Leopoldino Vilar Substituto Mestre
20 Marília Maria Quirino Ramos Efetivo Mestre
21 Marluce Silvino Substituto Mestre
22 Ozéas Jordão da Silva Efetivo Mestre
23 Patrícia da Conceição Dornellas da Silva Xavier Substituto Mestre
24 Rafael Albuquerque Xavier Efetivo Doutor
25 Valéria Raquel Porto de Lima Efetivo Doutor

Chefias e Secretários


Chefe do Departamento: Prof. Dr. Rafael Albuquerque Xavier

E-mail: xavierra@uol.com.br

Chefe Adjunta do Departamento: Profa. Dra. Ledian Rodrigues Lopes R. Reinaldo

E-mail: lediam@ig.com.br

Coordenador do Curso: Prof. Me. Faustino Moura Neto

E-mail: fmouraneto@oi.com.br

Coordenadora Adjunta do Curso: Profa. Dra. Valéria Raquel Porto de Lima

E-mail: vrportol@yahoo.com.br

 

Secretários(as):

– Jarbas Alves do Nascimento (Coordenação);

– Rayanne Limeira Alencar (Departamento;

– Nikelávia Herculano Porto Costa (Coordenação).

Horário de Func.


De 07h. às 12h., e de 18:30h., às 21:30h.

 

Laboratórios


Laboratório de Cartografia e Geomorfologia

Localização: sala: 341, 3º andar

Laboratório de Geologia

Localização: sala: 342 , 3º andar

Laboratório de Sensoriamento Remoto

Localização: sala: 349, 3º andar

Laboratório de Estudos Geográficos (LAEG)

Localização: sala: 350, 3º andar

Ementas


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