Geografia

APRESENTAÇÃO

O Curso de Licenciatura Plena em Geografia da UEPB tem sua história inserida na outrora FURNE – Fundação da Universidade Regional do Nordeste. O curso foi criado no dia 28/07/1974, pelo CONSEPE-FURNE, através da Resolução 016/74, em atendimento à solicitação feita pelo Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (Processo 000962 de 20/06/74).  Foi reconhecido pela Portaria Ministerial Nº 455 de 21/11/1983, sendo publicado no Diário Oficial da União em 22/11/83.
Durante sua trajetória, o curso passou por duas reformas curriculares: a primeira no ano de 1997 e a segunda iniciada no ano de 2007 e concluída em 2009, quando foram propostos novos ajustes, readaptações ou rupturas no currículo do curso, visando impulsionar essa trajetória, adequando-o à conjuntura atual. Pode-se citar como exemplos a inclusão dos Estágios Supervisionados, com carga horária 480 h/a, e o acréscimo de 20% sobre a carga horária total de todos os cursos de graduação da UEPB, em 2009. O Curso de Geografia possui a modalidade Licenciatura, que habilita o profissional para o magistério do Ensino Fundamental e Médio, formando o licenciado para atuar em atividades de ensino, reconhecimento, levantamentos, estudos e pesquisas de caráter físico-geográfico e geoeconômico, realizações nos âmbitos gerais e específicos da Geografia.
A tarefa de revolucionar a educação brasileira tem impulsos na Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394 de 20 de dezembro 1996, e vem sendo discutida no âmbito universitário, sobretudo nos cursos de Licenciatura. Esta discussão faz-se presente também no Curso de Geografia da UEPB. O Projeto Político Pedagógico atual do Curso visa exatamente impulsionar essa trajetória dando contornos próprios da conjuntura político-pedagógica do momento atual.

HISTÓRICO

O Curso de Licenciatura Plena em Geografia foi criado no dia 28 de julho de 1974, pelo CONSEPE-FURNe, através da Resolução 016/74, em atendimento a solicitação feita pelo Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (Processo 000962 de 20/06/74).
O curso de Licenciatura Plena em Geografia, até o ano de 1978, foi oferecido como modalidade de habilitação ao Curso de Estudos Sociais. Teve seu primeiro vestibular no 1º semestre de 1967, tendo como fundadoras as professoras Elaine Pinto Cavalcante (Geografia ) e Josefa Gomes de Almeida e Silva (História).
Em 12 de janeiro de 1979, a professora Lêda Almeida de Menezes Dantas, na época Coordenadora do Curso de Estudos Sociais, propôs a reestruturação dos Cursos de Licenciatura Plena em História e Licenciatura Plena em Geografia e solicitou providências no sentido do reconhecimento dos referidos cursos, alegando a impossibilidade dos alunos poderem receber diploma de licenciado para atuarem no segundo grau, atualmente ensino médio, visto que tais cursos funcionavam no contexto de Estudos Sociais.
Em parecer ao pedido da professora Lêda Almeida de Menezes Dantas, a professora Margarida da Mota Rocha deu parecer favorável à criação dos cursos solicitados com estrutura própria e funcionamento independente de Estudos Sociais, conforme a Portaria Ministerial nº  117/66 e Resolução do CFE 8/72.
No dia 21/11/83, o Curso de Geografia foi reconhecido através da Portaria Ministerial  455, com a publicação desta portaria no Diário Oficial da  União no dia 22/11/83. Nesta época, devido à insuficiência de instalações na Universidade Regional do Nordeste, o Curso funcionava nas dependências do Colégio Pio XI.
Em 1987, após longo período de crise, a Universidade Regional do Nordeste deixou de existir, foi incorporada pela Universidade Estadual da Paraíba, criada em 11 de outubro de 1987. Com a estadualização da Universidade e o fim do ensino pago, esta instituição promoveu concurso público para professores em todas as áreas, o Curso de Geografia participou deste processo para preenchimento de vagas.
Em 1992, numa política de melhoria do ensino e da busca do seu reconhecimento, a Universidade Estadual da Paraíba ampliou seu quadro docente com a contratação de professores visitantes, momento em que o Curso de Geografia se beneficiou com a chegada dos professores mestres: Alexandre José Santos Ramos, Emília Pereira de Melo, Fernando Moreira da Silva, Janete Lins Rodriguez, Maria Braga de Sá e Joedla Rodrigues Lima. Naquele momento, fez parte do Curso de Geografia, na qualidade de consultor, o professor Dr. Manuel Correia de Andrade.
Em 1998, nova contratação de professor visitante foi necessária para substituir os professores Fernando Moreira da Silva e Joedla Rodrigues de Lima que, tendo passado em concurso público para outras Universidades, deixaram a vacância  no Curso Também se ausentaram os professores Hélio de Oliveira Nascimento e João Damasceno que foram cursar mestrados nas cidades de Aracajú (SE) e Recife (PE), respectivamente.  Desta vez foram contratados os professores doutorandos José Sidney Pereira e José Eustáquio Rangel de Queiroz e as mestres Márcia Rejane de Queiroz Almeida Azevedo e Maria Aparecida da Silva.
A preocupação do Curso de Geografia da UEPB com a melhoria do ensino e com a reelaboração do currículo para capacitar melhor o aluno, levando-o a acompanhar as mudanças e prepará-lo para o novo milênio, fez com que, em novembro de 1993, o curso elaborasse o I Seminário Interno com o objetivo de “Repensar o Currículo de Geografia”. Os palestrantes do evento foram os professores Antônio Moacir Madruga e Arlete Pereira de Moura, ambos do Campus I da UFPB.
O debate entre alunos (efetivos e egressos) e professores da Universidade Estadual da Paraíba teve a interseção dos coordenadores Marília Maria Quirino Ramos (UEPB – Campina Grande) e José Eduardo Santana (UEPB – Guarabira). Desde aquele momento, já se pensava a integração entre licenciatura e bacharelado numa perspectiva de não dissociar o ensino da pesquisa, bem como na formação de um profissional capacitado para atender as exigências do mercado.
Em 1997, a Reitoria da UEPB encaminhou documento intitulado “A Reforma Necessária” na qual entre outras mudanças previstas para a Universidade Estadual da Paraíba estava a reformulação dos Currículos de todos os cursos oferecidos pela Instituição. Esta exigência se fez necessária  a todas as universidades do país com o objetivo imediato de avaliar os cursos e as próprias universidades.
Foram designados para compor a comissão de Reformulação Curricular do Curso de Geografia os Professores: Antonio Albuqueque da Costa, Marília Maria Quirino Ramos, Ozeas Jordão da Silva, João Damasceno, Joana D’arc Araújo Ferreira Nóbrega e o aluno José Ednaldo da Silva. Posteriormente o professor João Damasceno se afastou do Curso para realização do mestrado na Universidade Federal de Pernambuco e foram incorporadas à equipe as professoras Maria Braga de Sá e Josélia Maria Ramos Wellen.
No dia 07 de abril de 1998, foi realizada uma reunião com as professoras da Comissão Central de Reformulação Curricular Maria Renilde de Oliveira Sousa e Arlete Pereira de Moura com o objetivo de traçar as diretrizes curriculares a partir do perfil dos cursos e dos alunos. No dia 14 de abril de 1998, os cursos de  Geografia e História se reuniram para pensar o papel da Educação e do Educador.  Nesta discussão que teve a coordenação da professora Maria de Lourdes Lopes Ramos, dava-se o “pontapé inicial” na reformulação que se pretendia para os referidos cursos.

OBJETIVOS / MISSÃO

O Curso de Geografia tem como objetivo principal, a formação de professores para o exercício do magistério no ensino fundamental e médio, oportunizando condições teórico-reflexivas necessárias às experiências interdisciplinares.
O Curso de Geografia tem ainda, por objetivo, habilitar o licenciado para as práticas da pesquisa e extensão, situações que, juntamente com o ensino, são indissociáveis e indisciplinares na  produção e no conhecimento geográfico.

O Curso de Geografia tem como missão garantir a seus discentes atividades, conhecimentos e habilidades capazes de lhes proporcionar condições para desenvolver múltiplas competências que influenciam a formação de um ser humano integral capaz de assumir responsabilidades e realizar transformações na relação entre o homem e a natureza.

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Modalidade/Habilitação: Licenciatura Plena em Geografia;
  • Titulação do Egresso: Licenciado em Geografia;
  • Criação do Curso: Resolução FURNE/CONSEPE/016/74 de 28 de julho de 1974;
  • Reconhecimento: Portaria ministerial 455 de 21 de novembro de 1983;
  • Código do Curso: 3011  –  Regime de Matrícula: Semestral;
  • Regime de Funcionamento: Semestral;
  • Turnos de Funcionamentos: Diurno e Noturno;

Chefe do Departamento: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo

E-mail: ajosandra@yahoo.com.br

Chefe Adjunto do Departamento: Prof. Dr. Antônio Albuquerque da Costa

E-mail:  albuqcosta@servidor.uepb.edu.br 

 

Coordenadora do Curso: Profa. Dra. Joana d´Arc Araújo Ferreira

E-mail: joanadarc@servidor.uepb.edu.br

Coordenador Adjunto do Curso: Prof. Me. Faustino Moura Neto

E-mail: fmouraneto@oi.com.br

 

Secretários(as):

– Rayanne Limeira Alencar (Departamento);

– Anderson Renan Silva de Queiroz (Coordenação).

De 07h. às 12h., e de 18:30h., às 21:30h.

Laboratório de Cartografia e Geomorfologia

Localização: sala: 341, 3º andar

Laboratório de Geologia

Localização: sala: 342 , 3º andar

Laboratório de Sensoriamento Remoto

Localização: sala: 349, 3º andar

Laboratório de Estudos Geográficos (LAEG)

Localização: sala: 350, 3º andar

Clique Aqui para baixar todas as Ementas do Curso de Geografia