9 de março de 2018

O Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está com inscrições abertas até domingo (11) para o Curso Básico de Língua e Civilização Grega. É possível se inscrever clicando AQUI. A atividade é gratuita, aberta a todos os interessados e dispõe de 50 vagas.

Figuram entre os objetivos do curso, conhecer as principais estruturas da morfologia grega (flexão nominal e verbal do grego clássico); construir, com a memorização de verbos e substantivos de alta e média frequência, um vocabulário básico que será útil na compreensão do texto e que permita comparações com latim, português e outras línguas modernas; compreender um texto narrativo em grego e traduzi-lo com a ajuda do dicionário, além de entender o sentido mais puro e profundo de uma palavra, assim como a etimologia, aprofundando o percurso e/ou a evolução semântica que a mesma sofreu. A ideia é discutir, em particular, a tradução do grego clássico, sendo a atividade, portanto, centrada na tradução.

Conforme Alessandro, o Curso é direcionado a todos os estudantes motivados a aumentar seus saberes e habilidades. “Conhecimento de latim não é um pré-requisito, mas sim curiosidade e motivação”, acrescentou. As aulas serão sediadas na Central de Integração Acadêmica e ocorrerão sempre às quartas-feiras, das 14h às 16h, começando já no dia 14 de março.

O professor ressaltou, ainda, que a partir da primeira lição serão utilizadas frases e textos, posteriormente enriquecidos com detalhes à medida que as aulas avancem. As regras gramaticais (morfologia e sintaxe) serão reconhecidas por indução. Ao final de cada aula, será apresentado um resumo para esquematizar as regras que foram inicialmente intuídas. O Curso segue até o dia 20 de junho deste ano.

Texto: Oziella Inocêncio

O post Departamento de Letras oferta Curso Básico de Língua e Civilização Grega e inscrições seguem até domingo apareceu primeiro em UEPB.