Cursos de Jornalismo e História discutem racismo e exclusão no seminário “Saberes Afro-indígenas”

14 de maio de 2021

A luta antirracista e contra a exclusão dos povos indígenas no Brasil passa pela educação e pela atuação dos meios de comunicação. Para discutir essa temática, dois projetos de extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vinculados aos cursos de Jornalismo e História, se uniram para promover o Seminário “Saberes Afro-indígenas”. A programação começa na próxima terça (18) e segue nos dias 25 de maio e 1º de junho, com transmissão on-line.

Serão três terças-feiras seguidas de debates e trocas de experiências, com acesso dos participantes por meio da plataforma Google Meet. As inscrições são gratuitas e podem ser feitos por meio do formulário disponível neste link. As vagas são limitadas à capacidade máxima determinada pela plataforma de videoconferência. Haverá emissão de certificados.

A abertura será às 14h30, com a palestra do professor Ronaldo Sales sobre o tema “Racismo espirituoso e não-dito racista no Brasil”, discutindo a utilização de recursos implícitos para a propagação do discurso racista nas relações cotidianas, a exemplo de figuras de linguagem, trocadilhos, piadas e injúrias raciais. Ronaldo é professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

No dia 25 de maio, às 14h30, o seminário retoma os debates com o painel “A educação afro-indígena na contemporaneidade”. Participam do debate os pesquisadores Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira (PPGFP-UEPB), Alcione Ferreira da Silva (PPGSS-UEPB), Jaquicilene Ferreira da Silva Alves (PPGE-UFPB), Josélia Ramos da Silva (PPGH-UFCG) e André Luís de Freitas Oliveira (PPGFP-UEPB).

O evento será encerrado no dia 1º de junho com a realização do minicurso “Lei 10.639/03 em perspectiva: diálogos e ações”, que será ministrado pelas professoras Taynnã Valentim Rodrigues (PPGH-UFPB) e Lidineide Vieira da Costa (PPGH-UFBA). As docentes vão discutir a efetivação da legislação que determinação a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da educação no Brasil.

O Seminário “Saberes Afro-indígenas” é uma realização conjunta dos projetos de Extensão “Luz Negra”, vinculado ao curso de Jornalismo da UEPB, e Navegarte, ligado ao curso de História da UEPB e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). O evento é uma continuação da iniciativa iniciada em 2019 com a realização do Seminário “Saberes afro-brasileiros”, sob a coordenação dos professores Patrícia Aragão (História-UEPB) e Rostand Melo (Jornalismo-UEPB).

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas através do e-mail luznegra.uepb@gmail.com, ou pelo Instagram. A seguir, a programação completa do seminário.

PROGRAMAÇÃO – Seminário “Saberes afro-indígenas”
Dia 18 de maio – abertura
14h30 – Palestra com Ronaldo Sales (PPGCS-UFCG)
Tema: Racismo “espirituoso” e o não-dito racista no Brasil

Terça, Dia 25 de maio
14h30 – Painel “A educação afro-indígena na contemporaneidade”
Debatedores e temas:
– Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira (PPGFP-UEPB): Representações negras nas histórias em quadrinhos: reflexões sobre o contexto social brasileiro
– Alcione Ferreira da Silva (PPGSS-UEPB): A Construção Social do Racismo no Brasil
– Jaquicilene Ferreira da Silva Alves (PPGE-UFPB): Educação Escolar Quilombola: Realidade e Perspectivas para o pós-pandemia.
– Josélia Ramos da Silva (PPGH-UFCG): A água na educação escolar Pankararu
– André Luís de Freitas Oliveira (PPGFP-UEPB): A cultura corporal indígena: enlaces decoloniais com o currículo escolar

Terça, Dia 1º de Junho
14h30 – Minicurso: Lei 10.639/03 em perspectiva: diálogos e ações