1 de dezembro de 2018

A avaliação realizada pelo Guia do Estudante 2018 da Editora Abril elevou a quantidade de cursos classificados como “bom”, “muito bom” e “ótimo” da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Este ano, foram averiguados 42 cursos, cinco a mais que em 2017, sendo 20 deles classificados com três estrelas (conceito bom), 21 com quatro estrelas (conceito muito bom) e um com cinco estrelas (conceito ótimo). O melhor resultado foi obtido pelo curso de Licenciatura em Letras, do Câmpus de Campina Grande, que atingiu a nota máxima na avaliação.

Para a coordenadora do curso, professora Iara Araújo, esse resultado é reflexo do investimento que tem sido feito na formação dos alunos, uma vez que estão sendo desenvolvidos vários projetos de extensão no Departamento, além dos estudantes que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Ela comemorou o resultado e ratificou o empenho em continuar mantendo o curso com esse nível de avaliação.

“Além de todos esses programas de incentivo, nossos alunos também participam da Residência Pedagógica, que possibilita uma qualificação ainda maior. São estudantes do 2º ao 6º período que já estão em sala de aula, voltados à prática de ensino, ao trabalho com sequência didática e tantas outras possibilidades de formação importantes. Esse resultado nós dividimos com todos da Coordenação do Curso e principalmente com os professores, que têm feito um trabalho muito importante”, destacou professora Iara.

Se em 2017, 15 cursos foram avaliados com quatro estrelas (conceito muito bom), este ano esse número subiu para 21. Só em Campina Grande 16 cursos integram esse grupo, que foi completado por cursos dos câmpus de Araruna, Catolé do Rocha e Guarabira, todos com um curso citado, e João Pessoa, com dois. Já os que foram classificados com três estrelas estão nos câmpus de Campina Grande (oito cursos), Guarabira (quatro cursos), Monteiro (três cursos), Patos, Lagoa Seca, João Pessoa, Catolé do Rocha e Araruna (cada câmpus com um curso com esse conceito).

Para o professor Eli Brandão, pró-reitor de Graduação da UEPB, o desempenho positivos dos cursos da Universidade no Guia do Estudante é resultado das medidas adotadas pela Administração Central da Universidade, que atualizou e modernizou a graduação na Instituição, a exemplo do novo Regimento Geral e, principalmente, as reformas dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs), e começam a ter impacto objetivo agora.

Com relação às cinco estrelas obtidas pelo Curso de Letras, o pró-reitor destacou que o Departamento tem como lastro ter sido o primeiro com um Mestrado Acadêmico aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes) e, depois, o primeiro Doutorado. “É um curso que tem como prosseguimento de formação cursos lato sensu e stricto sensu. Além disso, o curso tem empreendido muito positivamente uma série de discussões aprofundadas sobre estágios supervisionados. Além disso, tem o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Todos os cursos que estão no PIBID tendem a ter notas positivas”, disse.

Segundo Eli Brandão, o Departamento de Letras é o que mais possui professores doutores e isso favorece em muito a iniciação científica, o que proporciona ao curso ter uma formação continuada e, com isso, a tendência é manter o nível de excelência.

Publicado pela Editora Abril desde 1984, o Guia do Estudante (GE) é um dos principais veículos de divulgação de Instituições de Ensino Superior do Brasil e de avaliação de cursos superiores de Bacharelado e Licenciatura. A avaliação vem qualificando, ao longo desse tempo, cursos superiores em todo o País. Durante a pesquisa, são levados em consideração quesitos específicos de cada curso, como titulação do corpo docente, produção científica, internacionalização, projeto didático-pedagógico e instalações físicas. Para conferir o resultado geral do guia acesse o site https://guiadoestudante.abril.com.br/.

Conceito 5 estrelas (“Ótimo”):
– Letras – Câmpus de Campina Grande

Conceito 4 estrelas (“Muito Bom”):
– Educação Física
– Enfermagem
– Estatística
– Farmácia
– Odontologia
– Psicologia
– Serviço Social

– Arquivologia

– Ciências Agrárias

– Letras

Conceito 3 estrelas (“Bom”):
– Jornalismo
– Fisioterapia
– Filosofia
– Engenharia Ambiental e Sanitária
– Ciência da Computação
– Administração

Câmpus de Monteiro

Câmpus de Patos

Câmpus de Lagoa Seca
– Agroecologia

– Relações Internacionais

– Engenharia Civil

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Curso de Letras do Câmpus I da UEPB recebe cinco estrelas em avaliação do Guia do Estudante apareceu primeiro em UEPB.

Conceito 5 estrelas (“Ótimo”):
– Letras – Câmpus de Campina Grande

Conceito 4 estrelas (“Muito Bom”):
– Educação Física
– Enfermagem
– Estatística
– Farmácia
– Odontologia
– Psicologia
– Serviço Social

– Arquivologia

– Ciências Agrárias