10 de julho de 2020

Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o novo coronavírus como uma pandemia, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) passou a viabilizar uma série de ações que visam prevenir o contágio e minimizar os efeitos do vírus. Inspirado no envolvimento da Instituição nas ações de combate à Covid-19, o Centro de Educação (CEDUC) da Instituição, em reunião do Conselho de Centro (COC), na última quinta-feira (9), criou a “Comissão de Ações Solidárias em Educação”.

A Comissão, composta por professores, alunos e técnicos administrativos, foi criada com o objetivo de contribuir de forma solidária no desenvolvimento de ações diversas de apoio educacional junto às camadas mais vulneráveis da sociedade. Integram a Comissão, o diretor do CEDUC, Francisco de Assis Batista; o pró-reitor de Cultura, José Cristóvão de Andrade; o coordenador do Pró-Enem, Faustino Moura; a chefe do Departamento de Sociologia, Waltimar Lula; a chefe do Departamento de Geografia, Josandra Araújo Barreto de Melo; e o estudante Lucas Truta, representando os discentes. Além destes, a Coordenação da Comissão convidou para integrar a equipe o professor Agnaldo Barbosa, do Grupo Acauã da Serra; o ativista cultural José Luan; e o cordelista e técnico administrativo da UEPB, Josenildo Lima.

Coordenador da Comissão, professor José Cristóvão de Andrade conta que a ideia é ampliar e fortalecer o trabalho realizado pela UEPB no campo da solidariedade em todas as áreas de conhecimento. Ele salienta que alguns grupos de estudantes e professores da Universidade já realizam ações de solidariedade em comunidades periféricas de Campina Grande, como Pedregal, Bairro do Quarenta e Santa Rosa. Agora, a proposta é fortalecer esse trabalho e aproximar ainda mais a Universidade dessas comunidades, com todos os cuidados devidos e obedecendo as medidas de prevenção do contágio pelo novo coronavírus.

A Comissão também pretende ampliar os trabalhos sociais realizados por esses grupos, a exemplo da distribuição de cestas básicas e materiais de higiene. Haverá ainda intervenções culturais nas comunidades. Uma das atividades propostas é a realização de oficinas e cursinhos pela internet como forma de preparar os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica da cidade para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), durante o período de pandemia. Oficinas educativas voltadas para as questões ambientais e outros temas importantes nesse período de isolamento social também integram as atividades idealizadas pela Comissão.

Professor Andrade também destaca o papel que o Centro Artístico Cultural da UEPB terá nesse trabalho. Desde o início da pandemia, o CAC vem realizando oficinas e cursos on-line através do Canal PROCULT Cursos no Youtube. Essas atividades são abertas para alunos matriculados na UEPB e para a comunidade em geral. Eventos de cordéis, música, lives de artistas culturais também estão sendo apoiados pelo Centro. A ideia é que, a partir da implementação da Comissão de Ações Solidárias, essas ações sejam divulgadas ainda mais para abranger um número maior de pessoas, principalmente oriundas de comunidades carentes.

Texto: Severino Lopes

O post Centro de Educação da UEPB cria Comissão de Ações Solidárias para ampliar ações de combate aos efeitos da Covid-19 apareceu primeiro em UEPB.