29 de setembro de 2020

Nesta quarta-feira (30), às 18h, o Canal Rede UEPB no YouTube transmitirá o evento “Poesia Marginal e o Rap: As ferramentas de luta e reexistência nas periferias do Brasil”. A iniciativa é realizada pelo Centro Acadêmico (CA) de História Eduardo Galeano, oriundo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Slam da Balbúrdia. Na programação, figuram palestras e apresentações diversas. A ideia é mostrar como elementos presentes na arte urbana vêm auxiliando as comunidades no que se refere à informação e politização.

Participarão da atividade o produtor cultural, poeta e estudante de Pedagogia, Xandy MC; a poetisa, historiadora e professora, MC Turmalina; a cantora, compositora, poetisa e rapper, Bixarte MC, bicampeã do Slam estadual efetuado na Paraíba e finalista do Slam Brasil; e a graduanda em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), organizadora da Batalha da Paz e trancista, Djully Bernardo. Estarão, ainda, dois organizadores do projeto social Batalha do Pedregal: Beck e Priscila Rocha. Ele é poeta, porteiro, ativista e produtor cultural. Ela é estudante de História, coordenadora geral do CA e feminista negra, além de poetisa.

Segundo um dos membros da Comissão Organizadora, Gabriel Lopes Dantas, o rap e a poesia marginal são agentes transformadores e configuram-se como instrumentos de expressão no cotidiano das comunidades, atravessando as vivências individuais, com suas demandas e esperanças.

Gabriel explicou que o Slam da Balbúrdia é uma prática que já teve várias edições. “Por meio dela acontecem no Campus I da UEPB as batalhas de poesias faladas ou marginais. Todos esses trabalhos são autorais. Estas iniciativas têm o propósito de mostrar para a academia a produção dos jovens e também trazê-los para os eventos culturais da Universidade”, finalizou.

Texto: Oziella Inocêncio

O post Centro Acadêmico de História da UEPB e Slam da Balbúrdia realizam evento “Poesia Marginal e o Rap” apareceu primeiro em UEPB.