1º Encontro Sobre Ruralidades aborda questões relacionadas à agroecologia e convivência com o semiárido

1 de dezembro de 2017

Clique para exibir o slide.

Analisar a convivência com o Semiárido e discutir suas questões locais em um contexto de globalidade no que se refere à agroecologia, foram algumas das propostas do 1º Encontro Sobre Ruralidades Contemporâneas, promovido pelo Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante a última quarta (29) e quinta-feira (30), na Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Campina Grande. A iniciativa contou com a exposição de trabalhos acadêmicos, além de rodas de diálogo, exposições de literatura e fotografia, apresentações culturais, feira agroecológica e exposição de produtos da terra.

Definida como o estudo da agricultura a partir de uma perspectiva ecológica, a Agroecologia teve um espaço de destaque no evento, que apresentou iniciativas para dar visibilidade às ruralidades contemporâneas, tanto as que fazem parte do espaço acadêmico, bem como a partir de um diálogo com as instituições e os segmentos que trabalham com esta temática no campo.

Também foi alvo de análise e debate entre os participantes as experiências e a resistência cotidiana camponesa, abordando a participação política do campesinato, as lutas e mediações políticas dos movimentos sociais, bem como as questões que estão relacionadas às atividades rurais dentro da contemporaneidade. O 1º Encontro Sobre Ruralidades Contemporâneas foi uma realização do Departamento de Serviço Social, em parceria com os departamentos de Ciências Sociais, História, Educação e Jornalismo da UEPB, além de instituições não-governamentais parceiras na atividade.

Fotos: Fredlúcio Maurício Rodrigues de Sá

O post 1º Encontro Sobre Ruralidades aborda questões relacionadas à agroecologia e convivência com o semiárido apareceu primeiro em UEPB.