25 de abril de 2018

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizam entre os dias 14 e 15 de junho a 1ª Jornada Filosofia e Psicanálise. O tema abordado será “Melancolia e ato: política e suas implicações subjetivas”. O evento busca promover pesquisas e reflexões que articulem Filosofia e Psicanálise, agregando-as em torno do tópico da melancolia e seus enredamentos políticos e sociais, bem como desenvolver o debate sobre a relação entre a melancolia e o ato analítico, refletindo acerca dos problemas políticos da atualidade.

A Jornada resulta de uma parceria entre o Laboratório de Psicanálise de Orientação Lacaniana (Lapso/CCBS/UFCG) e o Grupo de Estudos em Filosofia e Psicanálise (Desvios/UEPB). Constam na programação conferências, apresentações de trabalhos e comunicações orais. Dentre os professores participantes, figuram João Emiliano de Aquino, oriundo da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Juliano Lagoas, proveniente do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e da Universidade de Brasília (UnB).

O evento tem como ponto de partida a constatação de que, hoje, política é sinônimo de governabilidade: não se trata, para governo algum, efetivamente de combater a crise política e econômica que assaltou a sociedade nos últimos anos, mas de gerenciar sua própria crise de representatividade – mesmo que, para isso, a soberania popular seja enfraquecida. Assim, é possível chamar de democrática uma governabilidade que se sustenta por afastar cada vez mais do povo seu poder de decisão? É um dos questionamentos que a Jornada tenciona levantar.

O evento também almeja averiguar se nesse contexto político, em que as lutas sociais que poderiam engajar processos transformativos parecem estar debilitadas e bloqueadas pela coerção afetiva que o poder exerce, teriam a Psicanálise e a Filosofia alguma coisa a dizer, algo a propor. A aposta da Jornada é que sim e disso decorre a promoção do evento.

A programação completa e as normas para o envio de trabalhos podem ser acessadas no endereço eletrônico https://psicanalisefilosofia.wixsite.com/ijornfilosepsicana. Outras informações podem ser adquiridas pelos telefones (83) 98769-2934 e 99624-5923 ou através do e-mail psicanalisefilosofia1@gmail.com.

Texto: Oziella Inocêncio

O post 1ª Jornada de Filosofia e Psicanálise promoverá debate sobre política e suas implicações subjetivas apareceu primeiro em UEPB.