CCTS

CCTS

Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde

Cursos

Graduação


Bacharelado em Engenharia Civil


Turno: Integral

Duração: Mínimo de 10 semestres e máximo de 15 semestres.

Coordenador: Prof. Dr. Laércio Leal dos Santos

Coordenador adjunto: Prof. Dr José Jamilton Rodrigues dos Santos

Modalidade: Seriado/Semestral

Regime acadêmico: Integral

Criação: RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/ 032/2010

Formação profissional: Bacharel em Engenharia Civil

Campo de atuação profissional: Curso generalista na área de Engenharia Civil

Docentes Efetivos

Docentes Substitutos

Licenciatura em Física


Turno: Matutino e Vespertino

Duração: Mínimo de 8 semestres e máximo de 12 semestres.

Coordenador: Prof. Dr. José Jamilton Rodrigues dos Santos

Coordenador adjunto: Prof. Dr. João Hugo Baracuy da Cunha Campus

Modalidade: Seriado/Semestral

Regime acadêmico: Integral

Criação: RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/030/2013

Formação profissional: Licenciado em Física

Campo de atuação profissional: Ensino de Física

Secretário do Curso: José Lucenildo Morais – lucenildo_10@hotmail.com

Contato: 83 3373 1040

Docentes Efetivos

  • Alessandra Gomes Brandão – alessandra.gomes.brandao@gmail.com
  • Altamir Souto Dias – asoutodias@gmail.com
  • João Hugo Baracuy da Cunha Campus – jhugocampos@yahoo.com.br
  • José Jamilton Rodrigues dos Santos – jamiltonrodrigues@gmail.com
  • Mario César Soares Xavier – cesar@ccts.uepb.edu.br

Docentes Substitutos

  • Alécia Lucélia Gomes Pereira – alecia_lucelia@yahoo.com.br
  • Aline de Lima Faustino Santos – alinefaustino97@hotmail.com
  • Carlos da Silva Cirino – carlos-cirino@hotmail.com
  • Francisco José Dias da Silva – franjosedias@yahoo.com.br
  • Gábio Stalin Soares Almeida – gabio.almeida@gmail.com
  • Horacio Santana Vieira – horacio.santana.vieira@hotmail.com
  • Jaene Guimarães Pereira – jhennyli.gui@hotmail.com
  • Josenildo da Silva Lima – nildo2802@gmail.com
  • Neymar Nepomuceno Cavalcante – neynepo@yahoo.com.br
  • Priscila Valdênia dos Santos – priscilavs65@yahoo.com.br
  • Wesley Imperiano Gomes de Melo – weslleyimperiano@hotmail.com
  • Lídia Pereira Silva – lidia.pereira.arq@gmail.com
  • Thiago da Silva Santos – thssphys@yahoo.com.br

 

Pós-Graduação


Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares


Turno: Manhã

Duração: 1 ano

Coordenadora Administrativa: Alessandra Gomes Brandão

Apoio Administrativo: Isabella Gomes Belmiro de Lima

Email: esp.fund.edu@ig.com.br

Público Alvo: Professores e Técnicos da rede estadual de ensino

 

Extensão

Utilização de softwares no ensino de Matemática nas escolas públicas ararunenses


Horário: Definir horário para encontros

Carga-horária: 30 horas

Publico Alvo: Professores das escolas públicas de Araruna e fronteiras.

Professor: Valdecir Alves dos Santos Júnior

Descrição: Aguçar no professor o interesse e o conhecimento sobre alguns programas voltado para o ensino da Matemática é de real importância para uma melhor apresentação de conteúdos em suas aulas. Possibilitar aos professores o conhecimento de softwares matemáticos irá proporcionar a inovação e a motivação dos alunos em conteúdos de certa forma incompreensíveis ao longo das séries iniciais. Com isso, fazendo o uso dos softwares, iniciando com o Geogebra, possibilitará ao professor oferecer visualmente conteúdos como interseção entre retas, ponto médio de segmentos, ângulos, polígonos etc. Chegando até utilizar conteúdos mais avançados com o Maple, onde se utilizará de recursos como gráficos em 2D e 3D. Com essas ferramentas computacionais esperamos formar melhor a percepção dos nossos professores e alunos quanto a visão geométrica dos conceitos e interpretações matemáticas.

Eficiência energética em prédios públicos: estudo de caso no município de Araruna – PB


Horário: Reuniões mensais e definidas de acordo com a necessidade

Carga-horária: 1 ANO

Publico Alvo: Edifícios públicos do município de Araruna e Região

Professor: LAÉRCIO LEAL DOS SANTOS

Descrição: O consumo de energia pela população mundial teve um aumento descontrolado durante todo o século passado, que refletiu em previsões desanimadoras para o presente século devido ao uso não racional dos recursos naturais e dos excessos de maus hábitos por parte dos consumidores. Sabendo disso o Brasil por meio da Eletrobrás têm procurado desenvolver pesquisas, programas e ações que sensibilizem aos consumidores para não desperdiçar energia e aperfeiçoar o seu uso de forma constante em todo o país. Um exemplo que vem conquistando bons resultados é o programa Procel – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Portanto, diante das emergentes necessidades e tendo em vista que a cidade de Araruna – Paraíba dispõe de uma miscelânea de prédios, os quais são considerados um vasto campo de estudos que permite que sejam feitas análises, diagnósticos, programas e estratégias de conservação da energia resultando para os gestores públicos ações no combate ao desperdício, educação dos servidores quanto aos maus hábitos no uso da energia e para a sociedade menor impacto ambiental, redução dos gastos públicos com energia e liberação de recursos para outros propósitos.

Acessibilidade nos edifícios públicos no município de Araruna-PB: Discurso, realidade e estratégias de ação


Horário: Reuniões mensais e definidas de acordo com a necessidade

Carga-horária: 1 ANO

Publico Alvo: Comunidade de Araruna e Região

Professor: LAÉRCIO LEAL DOS SANTOS

Descrição: O espaço em que vivemos está sobre constantes transformações. Aliado a essas transformações vêm o desenvolvimento dos bairros, das cidades, de uma sociedade em geral, tendo como consequência o crescimento populacional. Com o aumento do crescimento populacional e tendo a consciência de que as pessoas não seguem um mesmo perfil físico, a sociedade vai sendo composta de pessoas que apresentam diferentes estereótipos e, nem sempre o espaço habitado por estas está adequado à necessidade individual dos que nela vivem. O município torna-se responsável em adequar a cidade para que haja trânsito adequado por aqueles que apresentam algum tipo de deficiência, porém não é o que constatamos na cidade de Araruna- Paraíba. Diante desta necessidade e tendo em vista que a referida cidade dispõe de um espaço considerado suficiente para que sejam feitas as mudanças necessárias para a sua adequação, destacamos a importância de trabalhos que explorem tal realidade, afim de posterior exposição para a comunidade do tema em questão, destacando os benefícios e os beneficiários.

Informática Solidária


Horário: Reuniões mensais e definidas de acordo com a necessidade

Carga-horária: 1 ano

Publico Alvo: Alunos da comunidade e região, jovens, idosos, técnicos administrativos do estado e município.

Descrição: Foi no período que antecedeu a Guerra Fria que os Estados Unidos iniciaram o desenvolvimento de uma forma de comunicação que não pudesse ser interrompida caso parte das instalações militares do país fosse atacada. Com isso, deu o surgimento de uma forma de comunicação que com o passar do tempo iria revolucionar o mundo. Por conseguinte, foi que a tecnologia anda avançando de maneira surpreendente, colaborando para um rápido crescimento industrial, mas nem toda a população consegue acompanhar está aceleração ficando marginalizada no mercado de trabalho. A inclusão da população neste cenário tecnológico tem um custo. Tal custo muitas vezes torna inviável às classes econômicas mais baixas da população a discutida inclusão, sendo uma preocupação de ordem mundial. Visto que o capitalismo gera enormes más distribuição de renda, não sendo diferente na cidade de Araruna, que está localizada na mesorregião do Agreste Paraibano, foi pensado, então, o programa “Informática Solidária”. O projeto, que promoverá a inclusão digital para as pessoas mais carentes da população, democratizará o acesso às tecnologias da informação, de forma que seus participantes possam se beneficiar desta poderosa ferramenta que é o mundo virtual. Aqui será respaldado a importância da criação do projeto Informática Solidária para Jovens, expondo seus objetivos, suas ações em suas minúcias.

Introdução ao MATLAB


Horário: 18:30hs as 21 hs

Carga-horária: 10hs

Publico Alvo: Estudantes de Engenharia Civil e Física

Descrição: Curso básico abordando os primeiros conceitos a linguagem MATLAB.

Programação em MATLAB


Horário: 18:30 hs as 21 hs

Carga-horária: 20 hs

Publico Alvo: Estudantes de Engenharia Civil e Física

Descrição: Curso voltado à resolução de problemas práticos utilizando a linguagem MATLAB.

Introdução ao cabeamento estruturado


Horário: 18:30hs as 21hs

Carga-horária: 20hs

Publico Alvo: Estudantes de Engenharia Civil

Descrição: Curso que apresenta os principais conceitos sobre a NBR 14565

Análise preliminar da resistência mecânica de tijolos e blocos cerâmicos reforçado com fibra de sisal, produzido no município de Araruna – PB


Publico Alvo: Estudantes do curso de Engenharia Civil

Descrição: O principal objetivo deste estudo é o desenvolvimento de tijolos e blocos cerâmicos utilizando a fibra de sisal como reforço da matriz produzindo um compósito, que atenda aos critérios de resistência e durabilidade para aplicações específicas.

Pré-Vest Solidário


Horário: 18:30 / 21:30

Carga-horária:

Publico Alvo: Alunos matriculados no ensino médio da rede pública do município de Araruna-PB.

Descrição: O principal objeto desse projeto é a implantação de um cursinho pré-vestibular no Campus VIII da Universidade Estadual da Paraíba visando atender estudantes matriculados no ensino médio da rede municipal e estadual da cidade de Araruna-PB. Esse projeto será executado durante o período de um ano e alunos bolsistas dos curso de Licenciatura em Física, Engenharia Civil e Odontologia irão ministrar as aulas em suas respectivas áreas todas as quartas e quinta-feiras das 18:30 às 21:30 hrs. O curso tem como coordenador geral o professor Dr. Vital Araújo.

Inclusão da Astronomia como Recurso de Divulgação Científica nas Escolas da Rede Pública de Ensino do Município de Araruna – PB.


Horário: Encontros observacionais todas as quintas às 20:30 h.

Carga-horária: 6 h semanais

PuBlico Alvo: Estudantes da Rede Básica de Ensino de Araruna-PB e o público em geral.

Descrição: A implantação desse projeto visa ajudar a melhorar o ensino de ciências no ciclo básico de educação na rede pública de ensino de Araruna PB, além de promover uma cultura de divulgação científica que estimule a interdisciplinaridade nas ementas das componentes curriculares inter-relacionadas ao estudo da Astronomia, afim de ampliar a transversalidade como recurso pedagógico.

Formação Continuada de Professores da Educação Básica: Utilização da Lousa Digital e outras Tecnologias da Informação e Comunicação.


Horário: Definidos em cronograma: encontros semanais.

Carga-horária: 8 h semanais.

Publico Alvo: Docentes selecionados dentre as escolas da 2ª regional de ensino de Secretaria de Educação do Estado da Paraíba

Descrição: O presente projeto visa qualificar professores e outros profissionais da educação em exercício na 2ª Gerência Regional da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba para o uso e gestão educacional das tecnologias baseadas na informática à sua disposição e para o uso educacional dos recursos da internet.