20 de novembro de 2017

Com o tema “Educação Científica no Novo Ensino Médio” e uma extensa programação acadêmica, o Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus VIII, na cidade de Araruna, realiza entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, a 3ª Semana de Educação para a Ciência.

O evento acontece no CCTS e reunirá estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica, professores formadores e pesquisadores com atuação nas áreas de Ensino de Ciências e Matemática e Ensino de Física da UEPB, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC).

Em sua terceira edição, a Semana de Educação ofertará 20 minicursos, 10 oficinas, 13 conferências e uma mesa redonda intitulada “Educação Científica no Novo Ensino Médio”. Além dessas atividades realizadas por professores e pesquisadores de reconhecida atuação profissional, a Semana será permeada pela discussão do seu tema central, a começar pela conferência de abertura, que será proferida pelo professor Luiz de Sousa Júnior, do Departamento de Educação da UFPB. Ele discorrerá sobre a Lei 13.415/2017 – que versa sobre a “Reforma do Ensino Médio”.

Ainda no primeiro dia do evento, acontece a conferência “A crise hídrica do seminário brasileiro: causas e consequências”, a ser ministrada pelo professor Enio Pereira de Souza, da UFCG. Um dos destaques na terça-feira (28) será a conferência “Popularização da Astronomia no Ensino Médio: Relato de experiências”, a ser ministrada pelo professor Nivaldo Mangueira. As discussões prosseguem na quarta-feira (29), quando acontecerá uma mesa redonda com a participação dos professores Edilson Moradillo, da UFBA; Marcos Leodoro, da UFSCar; e Marcelo Germano, da UEPB.

Além destas atividades, a tarde e a noite da quarta-feira serão dedicadas a atividades culturais de desfrute das atrações turísticas e artístico-culturais. Para o período da tarde, estão previstos passeios guiados, no formato de aulas de campo. Os participantes poderão escolher entre um roteiro histórico, para aprender sobre os 141 anos de Araruna, ou por um roteiro ecológico, com chegada ao Parque Estadual da Pedra da Boca, durante o qual será abordada a formação geológica da Serra de Araruna. No retorno dos passeios, atrações artísticas, degustações e música fecharão o terceiro dia do evento.

A principal atividade da quinta-feira (30) será a conferência “A Reforma do Ensino Médio – Lei 13.415 (MP 746): Reafirmação do Dualismo na Educação Brasileira”, a ser ministrada pelo professor Ramon de Oliveira, da UFPE. O encerramento da 3ª SEMEC acontecerá com a conferência “Uma brecha entre o passado e o futuro”, a ser ministrada pelo professor Attico Chassot, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. As inscrições dos interessados estão sendo feitas pelo site https://iiisemec.wixsite.com/2017, até o dia 26 de novembro. A programação completa da Semana pode ser conferida em https://iiisemec.wixsite.com/2017/programacao.

Texto: Severino Lopes

O post Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde promove Semana de Educação com foco no novo Ensino Médio apareceu primeiro em UEPB.