1 de agosto de 2020

O que existe de moderno e mais novo no tratamento do câncer bucal foi apresentado no 1º Encontro On-line de Extensão em Diagnóstico Oral da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), evento realizado nos dias 29 e 30 de julho, por professores de Diagnóstico dos cursos de Odontologia dos câmpus de Campina Grande e Araruna da Instituição.

Renomados profissionais da área no Brasil participaram do Encontro, que registrou mais de mil inscritos, entre estudantes da graduação, pós-graduação, professores e cirurgiões-dentistas. Durante os dois dias do encontro foram proferidas palestras com temática voltada ao câncer oral e UTI, por profissionais com expertise nacional e internacional.

Um dos destaques evento foi a palestra “Diagnóstico Precoce e Rastreamento em Câncer Bucal”, ministrada pelo professor e dentista Fabrício Bitu. Ex-aluno da UEPB, o professor é, atualmente, referência no tratamento bucal e apresentou as novidades no processo de descoberta do câncer bucal. Ele atua como professor da disciplina “Patologia Bucal”, na Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Encontro também contou com a palestra “O Tratamento do Câncer Bucal: o que o Cirurgião Dentista Precisa saber?”, ministrada pelo professor e dentista Paulo Santos, que integra a Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (USP). Houve, ainda, a palestra “O Manejo Odontológico do Paciente Oncológico”, proferida pelo professor Fábio Alves, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP).

O 1º Encontro On-line de Extensão em Diagnóstico Oral da UEPB teve, em sua programação, a palestra “O laser de baixa potência e o manejo da mucosite oral” que foi ministrada pela professora e cirurgiã dentista Alyne Simões, docente associada do Departamento de Biomateriais e Biologia Oral da FOUSP.

A palestra “Atividade Antitumoral de plantas medicinais na Odontologia” também integrou o evento e foi ministrada pelo professor Ricardo Cavalcanti, docente da Universidade de Tiradentes (UNIT). O Encontro foi encerrado com a palestra “Manejo Odontológico no Paciente em UTI”, proferida pela professora e cirurgiã dentista Juliana Franco, da FOUSP.

Coordenador do Encontro, o professor Sérgio Henrique Gonçalves de Carvalho, afirmou que a primeira experiência on-line de um evento dessa natureza na UEPB superou as expectativas. Ele destacou o elevado nível das palestras e a participação dos alunos e professores. “A avaliação é extremamente positiva. Conseguimos trazer para o evento professores referência no tratamento de câncer, muitos deles formados pela UEPB, o que demonstra a qualidade do profissional que a Instituição forma”, comentou.

Texto: Severino Lopes

O post 1º Encontro On-line de Extensão em Diagnóstico Oral apresenta novidades no tratamento do câncer bucal apareceu primeiro em UEPB.