8 de julho de 2019

Um dos eventos mais tradicionais na área de Análise Funcional, a Conferência sobre a Teoria de Funções em Espaços de Dimensão Infinita (Function Theory on Infinite Dimensional Spaces), que existe desde 1989 e será realizada na cidade de Madri, na Espanha, de 18 a 21 de novembro, terá como um dos principais conferencistas um professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Docente do Departamento de Matemática, o professor Gustavo Araújo foi convidado para ser “Plenary Speaker” da 16ª edição do evento, que reúne estudantes, professores e pesquisadores de todo o mundo.

Durante a conferência serão abordados assuntos relacionados à geometria dos espaços de Banach, análise não linear, diferenciabilidade, polinômios e operadores multilineares em espaços de Banach, holomorfia, hiperciclicidade, sistemas dinâmicos e tópicos relacionados. Desenvolvendo pesquisas na área de Análise Funcional, o professor Gustavo Araújo ficou surpreso com o convite, mas, ao mesmo tempo, satisfeito por ter a oportunidade de explanar a todos os participantes uma parte de suas pesquisas.

“Primeiramente, fiquei muito surpreso com o convite, por se tratar de um evento de grande importância na Matemática. Eu ainda não tinha tido a oportunidade de participar dele e, na primeira vez, ser convidado para ser Plenary Speaker é algo muito gratificante. Acredito que isso aconteceu pelo impacto das pesquisas que estamos desenvolvendo e por termos artigos publicados em revistas científicas reconhecidas no mundo inteiro. Isso pode ter contribuído para que o convite tenha sido feito”, explicou o professor.

As publicações sobre as quais se referiu o professor Gustavo Araújo estão em revistas como a Israel Journal of Mathematics (Qualis A1), uma produção matemática revisada e publicada pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Ela reúne publicações sobre as pesquisas mais atuais em todas as áreas da Matemática e, recentemente, o professor da UEPB teve um artigo aceito para publicação nessa revista. Gustavo explica que, na Conferência sobre a Teoria de Funções em Espaços de Dimensão Infinita, falará exatamente sobre os resultados desse trabalho. Ele também já teve estudos publicados no Journal of Functional Analysis, Bulletin of the Brazilian Mathematical Society, Studia Mathematica e European Journal of Combinatorics.

Mesmo ainda sem a data de apresentação definida, professor Gustavo já está se preparando para sua plenária, uma vez que os pesquisadores que são convidados para o posto de Plenary Speaker recebem atenção especial da organização e dos demais participantes do evento, pois durante a palestra do convidado nenhuma outra atividade é marcada para acontecer paralelamente. “Esse é um momento onde todos os inscritos no evento são convidados a participar da plenária, porque não há outra atividade paralela. É uma responsabilidade grande, porque todos acompanharão nossa abordagem, mas é uma excelente oportunidade para destacar os temas que estão nos dando visibilidade em publicações internacionais”, disse Gustavo Araújo.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Professor da UEPB será Plenary Speaker em um dos eventos mais relevantes na área de Análise Funcional no mundo apareceu primeiro em UEPB.