11 de junho de 2019

Os cursos de Licenciatura em Sociologia e de Bacharelado em Computação e Educação Física do Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) receberam o Reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), em plenária realizada no último dia 6 de junho, em João Pessoa. Para a avaliação dos Cursos da UEPB, o Conselho utiliza como referência o Instrumento de Avaliação de Cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o mesmo que é utilizado nacionalmente nas avaliações pelo Ministério de Educação (MEC), bem como a nota do Enade.

Para o professor Eli Brandão, pró-reitor de Graduação da UEPB, o Reconhecimento dos cursos reforça o compromisso e investimento da Universidade com a qualidade dos cursos que oferta, seguindo das diretrizes nacionais das graduações, a normativa própria do Conselho Estadual de Educação e o Regimento Geral da Graduação da UEPB.

“Com o Reconhecimento, atestamos a capacidade e o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos cursos, expresso pela atualidade e relevância dos Projetos Pedagógicos, pela excelência do corpo docente, pela necessária estrutura física, pelo desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão, fatores que garantem uma formação superior de alto nível”, frisou Eli.

Segundo o presidente do CEE, professor Carlos Enrique Ruiz, o Conselho inovou nos processos de Reconhecimento, com a criação de uma nova Resolução Normativa que prevê, nas comissões de avaliação in loco, um membro externo ao Conselho, com reconhecida expertise na área de avaliação, o que confere um salto de qualidade do ponto de vista científico e acadêmico nos processos. “Esses avaliadores externos possuem experiência de avaliação nacional, são cadastrados no Inep e possuem um olhar e uma métrica bastante acurada”, frisou.

O relator dos processos de Reconhecimento e presidente das Comissões de Avaliação, professor Galdino Toscano considerou que o CEE aprimorou consideravelmente sua metodologia nestes processos. “As Comissões, compostas por conselheiros, por um lado, que conhecem o sistema de ensino, as legislações, as realidades regionais e, por outro lado, por avaliadores externos, com expertises específicas nas áreas dos cursos, produziram um resultado bastante positivo no que se refere às análises e avaliações”, disse.

Conforme o vice-presidente do Conselho Estadual da Educação, professor Américo Falcone, a expectativa é de que todos os processos de Reconhecimento de cursos da Universidade sejam concluídos até o final do ano. “É um trabalho árduo, mas os conselheiros e os membros externos se dedicam de forma ímpar, por serem conhecedores da importância desses Reconhecimentos e renovações de Reconhecimento dos cursos da UEPB”, destacou.

Texto: Tatiana Brandão (Com colaboração da Ascom CEE)

O post Cursos de Sociologia, Computação e Educação Física do Câmpus I são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação apareceu primeiro em UEPB.