27 de maio de 2019

Na última sexta-feira (24), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) premiou os estudantes que tiveram melhores desempenhos na 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). A solenidade de premiação foi realizada na Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, em Campina Grande. Cerca de 150 estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, da rede pública e da rede privada, foram premiados na iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

A OBF foi criada em 1999 e é organizada por uma Coordenação Nacional e por coordenadores estaduais, formada por professores de universidades públicas. Na Paraíba, a instituição responsável por coordenar a competição é a UEPB. Participaram da solenidade o professor Mário César Soares Xavier, coordenador estadual da Olimpíada Brasileira de Física; Roberto Germano Costa, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq) e representante da secretária de Estado da Educação; além da professora Nadja Oliveira, diretora técnica da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, pró-reitores e diretores da UEPB.

O sentimento entre os alunos que participaram do evento e seus familiares era de vitória por receberem suas medalhas de ouro, prata e bronze, menções honrosas e troféus. Eliane e Marcos Costa presenciaram o filho, Eduardo Costa, aluno do 3º ano do Colégio Motiva, receber a medalha de ouro. Segundo o estudante, os pais sempre o incentivaram a estudar para ter um futuro melhor. A mãe orgulhosa ressalta que esta conquista “é resultado da dedicação dele nos estudos, uma premiação merecida”. Marcos, pai de Eduardo, também reitera o sentimento de felicidade por ver Eduardo e seus outros filhos galgando novas oportunidades por meio dos estudos.

A Olimpíada Brasileira de Física tem como objetivo despertar o interesse de alunos pela disciplina, proporcionar desafios em solucionar questões, integralizar todos os alunos do Ensino Médio do Brasil e ainda aproximar a Universidade ao Ensino Médio. Os alunos que mais se destacam nessa competição são levados a participar de olimpíadas internacionais. “Todas as olimpíadas representam a descoberta e o reconhecimento de talentos nas nossas escolas. É um evento de extrema importância para fortalecer essa iniciativa e o interesse dos alunos em participar dessas olimpíadas”, disse Roberto Germano Costa, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa.

Em relação às futuras Olimpíadas de Física, o professor César Soares adiantou que, em 2020, a Paraíba sediará a Olimpíada Ibero-Americana, reunindo alunos de 23 nacionalidades diferentes. Sobre a premiação, ele ressaltou que “é um coroamento de tudo o que se fez ao longo do ano. O benefício pra o Estado é muito grande, porque temos representação dos nossos alunos tanto a nível estadual quanto a nível nacional. Temos ainda sonhos e planos para que nossos alunos da Paraíba venham a participar das olimpíadas internacionais”.

Texto: Felipe Bolis (Estagiário)
Fotos: Paizinha Lemos

O post UEPB promove entrega de medalhas a alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Física 2018 apareceu primeiro em UEPB.