10 de abril de 2019

Uma pesquisa desenvolvida no Departamento de Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e publicada no Jornal de Análise Matemática e Aplicações (JMMA) foi citada no conceituado Jornal de Análise Não-Linear (Journal Nonlinear Analysis), um dos periódicos mais conceituados da área. O trabalho intitulado “On Nonlinear Wave Equations of Carrier Type” (Sobre a equação da onda não-linear do tipo Carrier) dos professores Manuel Milla Miranda e Aldo Trajano Lourêdo, ambos da UEPB, além do professor Luiz Adauto Medeiros, do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi citado como uma das contribuições mais relevantes do assunto, segundo a prestigiada editora Elsevier, responsável pela publicação científica.

No artigo do Nonlinear Analysis, a pesquisa aborda o Progresso da Equação de Kirchhoff Não-linear, e o trabalho em destaque aparece como uma das contribuições mais relevantes, conforme corpo editorial da publicação, para Equação de Kirchhoff Não-linear de Evolução. O artigo se refere a um problema de valor inicial da equação de Carrier n-dimensional com uma dissipação interna.

A dissipação é uma potência fracionária da velocidade do ponto do material. A técnica para a existência de solução, foi o método de Faedo-Galerkin, juntamente a uma significante generalização do Método de Tartar e argumentos de compacidade, mas com restrição do tamanho dos dados. Além disso, foi considerado que a função M, que aparece na equação de Carrier do trabalho não é monótona, o que valorizou bastante o artigo, pois na maioria dos trabalhos, segundo a literatura, a função M é monótona. O artigo pode ser acessado clicando AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Pesquisa de professores da UEPB é destaque em periódicos internacionais na área de Matemática apareceu primeiro em UEPB.