14 de fevereiro de 2019

Na manhã desta quinta-feira (14), em uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a importância da pesquisa e da colaboração acadêmica internacional foi debatida através de palestra ministrada pelo professor da Universidade da Carolina do Norte (EUA), Eugene Muratov. Além de ministrar a palestra para os alunos de pós-graduação, o professor veio conhecer os programas de pós-graduação da UEPB e estabelecer a abertura de um canal para futura parceria entre a instituição paraibana e a universidade americana.

A palestra “Colaboração é a chave para o sucesso” foi acompanhada por estudantes e professores da Instituição. A atividade abriu oficialmente as atividades do semestre do Mestrado, cujas aulas começam em março. Na primeira parte da palestra, o professor Eugene falou de sua experiência como pesquisador na Universidade da Carolina do Norte (UNC) e dos trabalhos desenvolvidos em universidades brasileiras. Ele agradeceu o convite da UEPB e disse que a Instituição é reconhecida pela qualidade de suas pesquisas.

Em sua exposição, professor Eugene abordou alguns assuntos relacionados às áreas de interesses envolvendo pesquisas acadêmicas entre Brasil e Estados Unidos. O pesquisador procurou fazer um panorama geral em torno da universidade americana e destacar os principais tipos de colaboração existentes em várias áreas do conhecimento.

Coordenador do evento, o professor Wilton Lopes ressaltou que a Universidade da Carolina do Norte é uma das mais antigas dos Estados Unidos e tem buscado parceiros em instituições de outros países. Wilton ressaltou que o tema escolhido pelo professor Eugene é uma necessidade de todos os alunos de pós-graduação da UEPB e de outras instituições do País. As instituições, segundo ele, buscam sempre novas parcerias para fortalecer e consolidar os seus programas de pós-graduação.

“No nosso caso da UEPB, cujos cursos de pós-graduação são relativamente novos, é importante avançarmos na busca por esse tipo de parceria. Já temos algumas com instituições do exterior e estamos tentando buscar outros tipos de parcerias”, observou professor Wilton, ressaltando que, caso prospere, a parceria com a universidade americana será firmada através da Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRi).

Texto: Severino Lopes
Fotos: Givaldo Cavalcanti

O post Importância da colaboração acadêmica é tema de palestra do Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da UEPB apareceu primeiro em UEPB.