10 de dezembro de 2018

Na próxima sexta-feira (14), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) terá o 1° Encontro de Leitura e Escrita em Educação Matemática (ELEEM). O evento ocorrerá nos turnos da manhã e da tarde, no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Câmpus I da Instituição, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande. As inscrições para ouvintes seguem abertas e são limitadas a 50 participantes. Aqueles que desejarem integrar o evento devem acessar o link AQUI e enviar a ficha preenchida para o e-mail leematgp@outlook.com.

O Festival é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Leitura e Escrita em Educação Matemática (LEEMAT) da UEPB, que celebra cinco anos em 2018. O evento reunirá os membros do Grupo, além de mestrandos, professores e graduandos, que debaterão temáticas relacionadas à atividade. Tendo como ponto de partida a leitura e escrita, serão levantadas questões como a linguagem Matemática, produção de significados em aulas de Matemática, inclusive na formação de docentes, no âmbito escolar e na universidade, possibilitando a socialização de pesquisas e de relatos de experiências.

Um dos pontos altos da programação será o Festival de Matemática, Arte e Literatura (FEMAL), que consiste em um ambiente de compartilhamento de obras artísticas, de natureza literária ou não literária, contemplando conteúdos ou noções de conhecimentos matemáticos. Conforme o coordenador do Grupo, Joelson Pimentel, o Festival já é um sucesso no que trata da adesão, posto que recebeu inscrições de várias localidades do Brasil. Outra surpresa, para Joelson, refere-se à grande variedade de gêneros artísticos que estarão presentes para enriquecer a atividade. “Tivemos a inscrição de pinturas, escritos diversos, a exemplo de contos, cordéis, paródias, bem como vídeos e fotografias”, ressaltou. Estudantes do ensino fundamental até doutores estão entre os inscritos, segundo acrescentou o professor.

Para Joelson, o interesse pelo Encontro e pelo Festival diz respeito, principalmente, ao fato de que as pessoas percebem no cotidiano que existe essa sintonia entre as Ciências Humanas e Exatas, mas, no ambiente acadêmico, não existe muito espaço para tal. Ele destacou que ambos os eventos fazem parte das ações do projeto “Do espaço ao ponto, da universidade à escola: um estudo e proposta de ensino de geometria para os anos iniciais do Ensino Fundamental”, que entrelaça as citadas instituições de ensino partindo do sensível para as ideias.

O 1° ELEEM contará com atividades científicas, disporá de certificado e toda a programação envolve o debate e a interação entre os participantes, como também a discussão das práticas que foram desenvolvidas pelo Grupo desde sua criação. Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), entre outros, comporão a iniciativa.

Confira, abaixo, a programação:

8h30 – 11h30 – Abertura
Sessão de Conversa – Experiências e Pesquisas LEEMAT
11h30 – 13h30 – Almoço
13 30 – 14h – Compartilhamento de experiências e Vídeos.
Vídeos com participações virtuais:
Prof. Dr. Nelson Antonio Pirola (Unesp – Bauru)
Prof. Dr. Vinício de Macedo Santos (USP)
Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba (Unesp – Rio Claro/ Capes)
14h – 15h – Palestra
Prof.ª Dr.ª Hilda Helena Soviersozki (UFAL)
15h – 16h – Café cultural, com apresentação de cordéis.
Cordelistas:
Poetas Edme Vale Pereira e Josenildo Lima (Poeta J. Lima)
Exposição de obras artísticas inscritas no I Festival de Matemática, Arte e Literatura.
16h – 18h – Premiação das obras vencedoras do I Festival.

Texto: Oziella Inocêncio

O post 1° Encontro de Leitura e Escrita em Educação Matemática ocorre sexta-feira e segue com inscrições abertas apareceu primeiro em UEPB.