28 de agosto de 2018

Alunos de graduação conhecem bem esta cena: a cada novo semestre os professores indicam uma série de livros que devem ser consultados como material de apoio às aulas, crescem as filas de espera pelas publicações na biblioteca universitária e as tão populares cópias nem sempre são econômicas ou fáceis de conseguir.

De tanto presenciar situações como estas, a professora Neyliane Costa de Sousa, coordenadora adjunta do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental (ESA) do Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), deu início, em janeiro deste ano, ao projeto de extensão “Estante Solidária: Compartilhamento sustentável de livros acadêmicos”, uma ação que tem facilitado o dia a dia dos estudantes, evitado o desperdício de materiais e apoiado a preservação do meio ambiente.

O projeto tem como público-alvo os alunos de Engenharia Sanitária e Ambiental da UEPB, funciona no Centro Acadêmico do curso e trabalha essencialmente com a captação de doações e empréstimo de livros, revistas científicas e xerox de apostilas. Cada material pode ser emprestado por até 30 dias. Caso a devolução não ocorra dentro do prazo estipulado, será cobrada uma “multa solidária”, com a doação de quilos de alimentos.

“Ao longo do curso a gente costuma tirar muitas cópias que, ao final do semestre, não serão mais utilizadas e, querendo ou não, isso gera danos ao meio ambiente, devido ao grande desperdício de papel”, alerta Tayná Macedo, aluna bolsista do projeto. Ela incentiva que a doação seja realizada por ex-alunos e professores, já que possivelmente jogarão fora as apostilas antigas. Além da participante bolsista, o projeto conta com três alunos voluntários, que se revezam no atendimento da Estante Solidária de terça a sexta-feira, das 13h às 17h.

De acordo com a professora Neyliane Sousa, o acervo tem crescido aos poucos e os alunos têm se mostrado bastante interessados, especialmente com a possibilidade de ajudar os colegas com mais dificuldades de pagar pelas fotocópias. “Temos cerca de 90 livros em nosso acervo, todos na área sanitarista e ambiental, inclusive alguns que não estão disponíveis na Biblioteca Central”, disse a coordenadora, ressaltando que a procura tende a aumentar no período de provas e avaliações. Segundo ela, a ideia é que no futuro este projeto possa ser estendido para todo o CCT e que o material arrecadado venha a integrar a Biblioteca Setorial, a qual ainda será implantada no Centro.

Os interessados em doar livros ou se cadastrar devem apresentar RG e número de matrícula no Centro Acadêmico de Engenharia Sanitária e Ambiental, localizado no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Câmpus de Bodocongó. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98666-1397.

Texto: Giuliana Rodrigues

O post “Estante Solidária” promove integração e sustentabilidade entre alunos de Engenharia Sanitária e Ambiental apareceu primeiro em UEPB.