17 de julho de 2018

O Grupo de Pesquisa em Didática da Matemática (GPDM), vinculado ao Departamento de Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizará em 1º de agosto, às 15h, no Laboratório do Departamento, a palestra “Modelos de Universidades no Mundo: sua Influência sobre a Universidade Pública Brasileira”, a ser ministrada pelo professor Elivelton Serafim Silva, da Universidade de São Paulo (USP). A atividade faz parte da segunda temporada de palestras do GPDM, que tem como objetivo discutir questões relacionadas ao ensino.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Departamento de Matemática, localizado no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UEPB. Estão sendo ofertadas 30 vagas. A palestra é destinada para graduandos e professores de Matemática. Segundo a professora Kátia de Medeiros, coordenadora do grupo de pesquisa, entre os aspectos que devem ser considerados ao discutir a formação do professor, está a discussão a respeito dos modelos de universidade, pois os ideais, objetivos e políticas de formação, são diretamente influenciados mediante as condições impostas pelo modelo de universidade vigente.

“A universidade brasileira é relativamente jovem se comparada com as instituições europeias e americanas. Junto com o Paraguai, fomos o último país da América do Sul a fundar uma Universidade. Dessa maneira, a universidade no Brasil teve a oportunidade de observar o modelo de formação de outros países com universidades as quais possuíam renome e modelo consolidado”, destaca a docente. Todos os alunos que participarem da atividade receberão certificados emitidos pela coordenação do GPDM.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Grupo de Pesquisa em Matemática promove palestra sobre modelos de universidades no mundo apareceu primeiro em UEPB.