18 de abril de 2018

Com o intuito de auxiliar os professores a utilizarem os “geoplanos” em sala de aula, o Laboratório de Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Campina Grande, realizará no próximo dia 25 de abril, das 14h às 18h, o minicurso “O uso do geoplano na formulação e resolução de problemas”, a ser ministrado pela professora Aldenise Maria da Silva Santana.

No total estão sendo disponibilizadas 30 vagas, a serem preenchidas por professores da Educação Básica e graduandos de Licenciatura em Pedagogia e Matemática. As inscrições podem ser realizadas na Secretaria do Departamento de Matemática, instalada no Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) do Câmpus I. Ao final do minicurso os participantes receberão certificados emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

Conhecidos como tabuleiros quadrados, retangulares ou circulares, que representam um espaço geométrico, os “geoplanos” são materiais manipuláveis de fácil aquisição ou confecção e podem ser utilizados com sucesso pelos professores como uma ferramenta didática para despertar nos alunos o raciocínio matemático, potencializando e resgatando conteúdos já vistos.

Durante o minicurso os participantes terão a oportunidade de operacionalizar os materiais e realizar atividades com o geoplano, formulando e resolvendo problemas matemáticos e criando, logo em seguida, abordagens reflexivas sobre as atividades. Outras informações sobre a atividade podem ser obtidas através dos telefones (83) 3315-3340 / 3344 com a professora Kátia Maria de Medeiros, coordenadora do grupo de Pesquisa em Didática da Matemática (GPDM).

Texto: Giuliana Rodrigues

O post Laboratório de Matemática promove minicurso sobre uso de geoplanos na resolução de problemas apareceu primeiro em UEPB.