CCT

CCT

Centro de Ciências e Tecnologia

UEPB promove entrega de medalhas aos alunos participantes das Olimpíadas de Química

7 de dezembro de 2017
Clique para exibir o slide.

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (7), no Auditório III da Central de Integração Acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Campina Grande, a solenidade de premiação dos alunos participantes das diversas etapas das Olimpíadas de Química ao longo desse ano. Foram organizadas em 2017 a Olimpíada Brasileira Júnior, Olimpíada Nacional de Ciências, Olimpíada Brasileira (Modalidade A e B), Olimpíada Norte e Nordeste de Química, além da Olimpíada Paraibana de Química, que premiou 115 alunos de escolas públicas e particulares com medalhas e certificados.

Segundo Francisco Dantas, professor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UEPB e coordenador da Olimpíada Paraibana de Química, essas disputas pedagógicas reuniram mais de oito mil alunos, o que tem comprovado o crescimento do envolvimento discente pela busca do aprimoramento no ensino e qualificação da aprendizagem. “Esse número crescente de alunos participantes reflete no trabalho que temos com um projeto de extensão que tem levado 36 alunos de graduação em Química da UEPB para trabalhar com alunos de escolas públicas. Essa medida fez com que mais estudantes participassem das disputas e, consequentemente, também conseguissem conquistar medalhas”, afirmou o professor.

O reitor da UEPB, professor Rangel Junior, também participou da premiação e fez questão de destacar a importância desses jovens no processo de melhoramento da educação escolar brasileira. Segundo ele, o estímulo à participação nas olimpíadas pedagógicas faz com que o estudante encare a responsabilidade de buscar atingir metas, sem a necessidade de atingir nota ou passar de ano. “Essa é uma iniciativa fantástica, porque ela remete a uma disputa para que o aluno supere a si mesmo em busca de mais conhecimento. Esse processo faz com que o estudante busque construir sua autonomia de estudo, construindo um planejamento para atingir seu objetivo”, destacou o reitor.

Os estudantes Joelson Barbosa, 18 anos, estudante do 3º ano da Escola José Rodrigo Dias de Toledo, da cidade de Assunção; e Caio Emanuel Salvino, 16 anos, aluno da Escola Monsenhor José Paulino, na cidade de Areia, foram premiados com a medalha de ouro na Olimpíada Paraibana de Química e estavam satisfeitos com o resultado conquistado. “É a primeira vez que participo da olimpíada e já ser premiado com essa medalha foi muito surpreendente”, disse Joelson. Caio afirmou ter se preparado para as provas e já imaginava ser premiado. “Nos dois meses antes da prova eu me preparei bastante e imaginava que poderia ganhar uma medalha”, falou.

Já Yasmin Licarião dos Santos, aluna do 1º ano do Colégio Motiva, de Campina Grande, já havia participado no ano passado da olimpíada estadual, mas apenas agora conquistou uma medalha. Ela afirmou que ficou feliz por melhorar seu desempenho e disse que ver na Química uma disciplina que tem muito a oferecer por tratar de assuntos interessantes e atuais. “Tudo é química hoje em dia. Ela trata de tantas transformações e isso acaba nos interessando a conhecer mais sobre ela”, destacou a jovem.

Ainda durante a entrega das medalhas de ouro, prata e bronze, bem como das menções honrosas concedidas aos alunos participantes das olimpíadas, também foi distribuído um cordel que tem como tema “A evolução dos modelos atômicos”, produzido pelos professores Francisco Dantas e Antonio Américo de Almeida, e pelo servidor da UEPB, Josenildo Maria de Lima, que na oportunidade apresentou a obra e possibilitou aos presentes conhecer mais sobre a Química através da poesia popular.

Também participaram da solenidade de premiação da Olimpíada Brasileira Júnior, Olimpíada Nacional de Ciências, Olimpíada Brasileira (Modalidade A e B), Olimpíada Norte e Nordeste de Química, e da Olimpíada Paraibana de Química, o pró-reitor de Extensão da UEPB, professor José Pereira da Silva, o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), professor Edvaldo de Oliveira Alves, além de representantes de vários municípios paraibanos que tiveram estudantes premiados.

 

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti

O post UEPB promove entrega de medalhas aos alunos participantes das Olimpíadas de Química apareceu primeiro em UEPB.