4 de dezembro de 2017

Clique para exibir o slide.

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) acaba de completar 10 anos e, para comemorar a data emblemática, o Programa realiza de hoje até a próxima quarta-feira (6), na Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, a 3ª edição da Semana Acadêmica m Ensino de Ciências e Educação Matemática (SEACEM).

A abertura do evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (4), reunindo inúmeros professores e alunos de graduação e pós-graduação da área. O evento teve início com as apresentações culturais do Trio de Forró Acauã da Serra e do professor Miguel de Brito Santos, que recitou seu “Mosaico Poético – Diálogo entre o amor e o coração”, com versos de Cartola e João do Vale. A mesa de abertura foi composta pelo reitor da UEPB, professor Rangel Junior; pelo coordenador do PPGECEM, José Joelson Pimentel; e pelo acadêmico Mozart Edson Lopes, representante da organização do evento.

O professor Joelson ressaltou que, a despeito das atuais políticas nacional e estadual que não incentivam o desenvolvimento da Universidade, o PPGECEM tem se efetivado e consolidado, através do trabalho em conjunto dos corpos docente e discente, com resultados favoráveis em publicações acadêmicas, além da parceria com programas de outras instituições, a exemplo das nacionais UFRN, UFRPE, UNESP, USP, e de universidades estrangeiras, como algumas do Chile, Portugal, Estados Unidos, Alemanha, entre outras.

No mesmo sentido de superação, o reitor Rangel Junior defendeu que, mesmo que o cenário brasileiro pareça sombrio e nebuloso, há de se fazer esforços para dialogar, refletir sobre essa realidade livremente e pensar a condição dos educadores de modo a favorecer a educação. Nesse sentido, ele informou sobre a recente aprovação pelo Conselho Universitário da Bolsa Eventos para alunos de pós-graduação da UEPB; sobre projeto de financiamento para internacionalização das pós-graduações, com bolsas para mestrados e doutorados “sanduíche”; e lançamento de edital com recursos da ordem de R$ 400 mil para apoio a projetos de pesquisa a partir do próximo ano. “Em meio a tanto conflito enfrentado, paramos de lamentar as dificuldades e buscamos todo apoio possível para construir uma Universidade melhor e criar condições para que os avanços aconteçam”, frisou o reitor.

Logo em seguida, teve início o debate sobre a temática “Ensino de Ciências e Educação Matemática em uma perspectiva interdisciplinar”, que contou com as argumentações da professora Eugênia Maria Dantas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e do professor Marcelo de Carvalho Borba, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), com mediação do professor Joelson Pimentel. O evento se estende até quarta-feira com a realização de oficinas, palestras, exposições, comunicações orais, roda de diálogos e minicursos com os assuntos mais atuais relacionados à temática.

Texto e fotos: Giuliana Rodrigues

O post Começa a terceira edição da Semana Acadêmica em Ensino de Ciências e Educação Matemática na UEPB apareceu primeiro em UEPB.